quinta-feira, julho 26, 2007

o íntimo da alma (b)


Momentos e palavras,

São coisas soltas pelas mãos e pela boca...

Dores e lamentos,

São coisas soltas pelo coração...

Choros e gargalhadas,

São coisas que se soltam na vida...

Amores e trstezas,

São certezas vividas no dia-a-dia...

Jesus, Luz do mundo,

É a verdade e a vida,

É a paz e a alegria,

A serenidade e a felicidade.

quarta-feira, julho 18, 2007

Somos dignos de ser chamados cristãos?


Um simples desafio para a a consciência de cada um: sou digno de ser chamado cristão? Será que esta questão é despropositada ou, pelo contrário, torna-se cada vez mais pertinente?
O que é um cristão? É aquele que vai à missa todos os domingos? É o que reza o rosário todos os dias? É a pessoa que se lembra de Deus quando precisa? É quem se quer aproximar dos sacramentos pela razão do “sempre assim foi” ou então do “parece mal”? Será cristão aquele que remete a sua fé para segundo plano: hoje não rezei nada porque não tive tempo! Será cristão aquele que diz: “confesso-me directamente a Deus”? Afinal de contas: o que é ser cristão?
«Quem der de beber um copo de água fresca a um destes pequeninos por sua condição de discípulo, eu vos asseguro que não perderá sua recompensa» (Mt 10, 42). Ser cristão é ser discípulo de Jesus! Ser discípulo na vida, na fé, nos gestos, nas atitudes e nas palavras. Ser discípulo de Jesus é participar na vida da comunidade, é tornar pessoais os problemas que estão na casa do vizinho. Ser discíplulo de Jesus é ler, ouvir, reflectir, compreender e viver a Palavra de Deus. Ser discípulo de Jesus é viver a Ceia do Senhor com entusiasmo, alegria e de modo participativo. Ser discípulo de Jesus é contribuir para o crescimento de todos, trazendo sempre consigo um copo de água fresca , guardando-o como um tesouro preciosíssimo. Sendo assim, já estaremos no caminho para sermos dignamente chamados de cristãos. Que testemunho de cristão daremos se vivemos a fé como uma obrigação, com tristeza ou como um “fardo” por tradição?
Deus faz milagres em nós todos os dias: desde o nascer ao pôr-do-sol a vida e tudo o que nos envolve é o grande milagre que Ele nos oferece. Aproveitemos este milagre que Deus nos dá, é já um “pedacinho de céu”!
O mundo precisa de cristãos mais comprometidos. Cristãos que querem assumir de alma e coração o ser discípulo de Jesus. É certo que somos humanos e por isso temos as nossas fraquezas e vamos errando, mas é importante nunca desistir e não baixar os braços. Ser cristão é ser discípulo de Jesus em todas as dimensões que a palavra "discípulo" pede, exige e trás em si mesma.

quinta-feira, julho 12, 2007

Assuntos e palavras...


Estamos habituados a falar e a ouvir falar. Os assuntos são mil e uma coisas que nos podem vir à cabeça. Alguns deles até são verdade vividas e contadas, mas muitos outros são fruto da imaginação e da criatividade de cada um. Soltam-se mil e uma palavras sobre mil e uma coisas. E no fim de tudo? No final de um diálogo o que fica? Fica o sentido para um crescimento pessoal e em comunidade? São tantas e tantas as palavras sem sentido, sem nexo e sem valor que se dizem e se contam. Esquecemo-nos do que é essencial, do que é importante na vida, do que é o fundamental para qualquer ser humano: crescer como ser e como pessoa! Fico triste e cheio de mágoa quando encontro alguém que quer desistir de viver. Quando encontro uma pessoa que diz que a sua vida não faz sentido. Quando encontro gente que diz coisas sem saber o quê, sem vontade de o dizer e, até por vezes, porque fica bem dar aquelas palavras. Pergunto-me: porque será que não quermos todos ser pessoas melhores? Apesar dos nossos defeitos e das fraquezas humanos, a meta da vida não deveria ser querer ser melhor? Claro que dentro deste melhor fala-se de ser uma pessoa que saiba o que é amizade, o que é ser solidário, o que é ser fraterno e verdadeiro. Isto é o que é ser melhor. Ainda bem que existe assim muita boa gente. São estas pessoas que me fazem sorrir e me desafiam a mostrar às outras que também podem ser melhores.

Pe Ângelo para o Jornal 7 Vozes

terça-feira, julho 10, 2007

SETE MARAVILHAS

O SP lançou-me o desafio para eu apresentar as minhas sete maravilhas. Então aqui vão elas:

1º - DEUS, sem Ele a minha vida não faria sentido. Com Deus aprendo muitas coisas novas que me ajudam a crescer mais e a tentar ser melhor. Ele apresenta-me todos os dias vários "milagres" que me entusiasmam a viver.
2.º - FAMÍLIA. É quem me viu nascer e crescer. Dela aprendi tudo o que sei. Foi e é com a minha família que eu sou quem sou. É um dos "milgares" que Deus me deu e continua a dar.
3.º - AMIGOS. São os fiés companheiros do dia-a-dia. Aqueles que sabem quem sou e suportam a minha maneira de ser. São eles que têm a coragem para me dizer o que faço de mal e são eles que me acompnham em todos os momentos da minha vida. Mais um "milagre" de Deus.
4.º - MUNDO. Todo o mundo é uma maravilha. Onde quer que vhá beleza que transborda e está pronta a ser apreciada e por vezes "ajudada". No mundo incluo todas as pessoas que se relacionam comigo e todas aqueles que, apesar de não conhecer, as faço presentes nas minhas orações.
5.º - ORAÇÃO. Através da oração consigo chegar onde muitas vezes as minhas mãos e os meus pés não conseguem ir. A Oração é uma maravilha porque me dá uma paz interior e alegria.
6.º - MÚSICA. Regula muitas vezes o meu estado de espírito e transmite o que vai dentro da minha alma. Posso muitas evzes dizer que a minha vida está no ritmo da música que me acompanha.
7.º - TUDO NA VIDA. Pode não se ruma maravilha concreta, mas é o que envolve tudo o que está presente em mim no mundo. Os risos e a juventude que me acompanha, as paróquias e os desfios que elas me trazem, o blog e o que mais trago dele para mim e levo para os outros,... Tudo na vida que faz dela um único e vivo "milagre".

Agora vou tentar passar as maravilhas a :
Tiago,
João
Hugo
Rui

César
Âmago da Alma

o íntimo da alma (a)


Entre dias e noites,...
Entre suores e calores,...
Entre risos e desesperos,...
Entre nervos e preocupações,...
Entre cansaços e delírios,...
Entre sonos e alvoradas,...

Entre gestos e trabalhos,...
Muita coisa se descobre,

muitos milagres de Deus vão nascendo,

muitas amizades tornam-se mais profundas,

muitas vidas se envolvem,
muitas e muitas coisas acontecem...

Passados que estão os últimos dias

agradeço a Deus o dom maravilhoso

de tudo quanto vivi,

de tudo quanto foi partilhado,

de tudo quanto foi descoberto,
de tudo...

Obrigado, Senhor, pelo dom da amizade!
Amo-vos muito!


(esta reflexão é o resultado dos dias em que vivi no Telhado - Fundão, juntamente com o Miguel, o Rafael, o Joca, oAndré, toda a população, o Rui e a sua família, na preparação da missa solene do Pe Rui)

segunda-feira, julho 02, 2007

faz hoje um ano...



Foi a dois de Julho de 2006 que fui ordenado padre. Hoje deixo aqui algo que já partilhei, mas que revela o meu sentimento hoje ainda.

«Há coisas interessantes no decorrer dos vários momentos da vida. Hoje dei comigo a pensar que posso rezar mais, que posso levar mais Deus aos outros: tudo depende de mim. Muitas vezes desperdiço muito tempo em coisas fúteis (ou não) e esqueço-me do essencial. Hoje penso e preciso de estar mais dentro do mundo e da sociedade que me envolve, e nela encarnar Jesus. Encarnar Jesus no ministério sacerdotal e depois encarná-lo na vida pastoral. Seguir Jesus para onde quer que ele vá e onde quer que ele quer que eu esteja. (cf Lc 9, 57). Mais do que andar por meio de gentes, é preciso conhecê-las estar com elas e ser um só com elas. Muitos homens e mulheres têm quem os ampare, mas também muitos outros não têm e é para estes que eu quero ser sacerdote (nunca deixando ninguém de fora, claro). Peço a Deus sabedoria e coragem para seguir sempre os seus passos, e no seu caminho encontrar a palavra certa a dizer àqueles a quem eu irei encontrar ao longo da vida. Deixar tudo e seguir Jesus (cf Lc 9, 62) pode parecer uma atitude radical demais, mas é isso mesmo que tem de acontecer. Posso hoje dizer que já deixei muita coisa, mas muita mais tenho de deixar para continuar num caminho de entrega total a Deus e ao Seu Reino. Quero ser a ponte entre Deus e os homens! Quero ser o apóstolo da Palavra! Quero ser quem dá o Espírito na caminhada cristã! Quero ser irmãos com os meus irmãos sacerdotes! Quero ser a comunidade(s) que me está confiada! Só isto peço ao Senhor, só isto é o que eu quero: estar com Ele, viver com Ele e levá-lo aos outros. Mas (e são tantos os “mas” na vida do homem e da mulher) quero estar em renovação constante em cada dia. Não uma renovação de visão, mas numa renovação interior e de descoberta. Estou convicto que em cada dia descubro mais um pouco deste meu e nosso Deus que nos dá tanto e nos pede tão pouco. Costumo dizer que basta acreditar par ter a salvação de Deus. Hoje posso dizer que já não é algo que digo somente aos outros, mas algo de que estou convicto e que espero que muitos outros também estejam. A nossa fé baseia-se na pregação da Palavra de Deus e na maneira de viver e pôr em prática essa mesma Palavra. Peço perdão a deus pelas vezes que anunciei aquilo que não vivo, mas também peço a Deus a ajuda necessária para continuar a crescer, não só no arrependimento, mas na construção da minha espiritualidade.»