sábado, janeiro 19, 2013

“Manifestou a sua glória e os discípulos acreditaram n’Ele.” (cf Jo 2,1-11) – II Domingo do Tempo Comum


A manifestação da glória está na revelação do amor de Deus à Humanidade através de Cristo, a Palavra encarnada. Deus é o esposo que ama a Humanidade, o seu povo, apesar das suas/nossas infidelidades ao Seu Amor. A Palavra de Deus deste Domingo, dá-nos a imagem do casamento e do amor entre esposos para melhor entendermos a nossa relação (esposa) com Deus (esposo).

Assim o profeta Isaías escreve durante a acomodação do povo, regressado do exílio, na cidade de Jerusalém que apesar das sombras existentes na cidade e no espírito dos seus habitantes, Deus (o esposo) ainda considera o seu Povo (esposa) como “Predileto”. O Senhor é bondoso e cheio de amor, pois ao Seu Povo que regressa a casa e a quem está a custar a reconstrução, Ele continua a amar. Finalmente agora, o Povo torna a aceitar o amor de Deus. Mas será que nós vivemos a nossa relação com Ele baseada na alegria de amar e da renovação constante do amor? É o nosso testemunho na comunidade a transparência do amor de Deus?

Jesus após o Batismo começa o anúncio da Boa-Nova. O discípulo e evangelista S. João, relata o Seu primeiro milagre. Mas não nos podemos deter só na contemplação do milagre em si mesmo, mas em toda a envolvência. Passa-se numas bodas de casamento (relação de amor), onde está presente a Sua Mãe (relação de amor) onde Ele quer ensinar e mostrar o caminho novo à Humanidade, através do sinal do vinho novo (relação de amor). O Casamento já é por si mesmo uma aliança e o vinho sinal do amor, mas este casamento simboliza a Nova Aliança e o vinho novo uma relação nova de amor (renovação). A Antiga Aliança esgotou-se, pois as talhas da purificação estavam vazias, mas Jesus lança o início da Nova Aliança com um Vinho melhor (Amor renovado). A mãe de Jesus é o sinal de Israel que permanece fiel na espectativa do Messias e faz tudo o que está ao seu alcance para tornar visível a Salvação: “Não têm vinho”, “Fazei tudo o que Ele Vos disser”. O chefe de mesa é a representação dos dirigentes do povo que não davam contam do vazio do amor na vida do povo. Jesus dá assim um pequeno sinal do que é o Reino de Deus, mesmo que ainda não tenha chegado a sua “hora”. Será que aceitamos esta imagem do rosto bondoso e amoroso de Deus? O que revela a nossa vida aos outros? Revela a novidade constante do amor?

E S. Paulo, na primeira carta aos Coríntios, lembra-nos que na diversidade de tudo e dos dons do Espírito Santo, o Senhor é sempre o mesmo, e por isso somos todos desafiados pelo mesmo Senhor a colocarmo-nos ao serviço do Amor com a força que nos vem dos dons do Espírito Santo!

Pe Ângelo Martins

palavras e sentimentos (d)

Ouve alguém que um dia me disse que "dormir é um grande desperdício de tempo". Eu respondia sempre: mas é tão bom! Hoje continuo a dizer que é muito bom dormir, mas dou cada vez mais razão às sábias palavras de quem me disse que pode ser um desperdício de tempo. Sinto isto hoje em palavras, porque há alguns atos que me deixam com vontade de não voltar para a cama e trabalhar, servir e amar sem parar. Jesus passou fazendo o bem e passou o tempo com os seus discípulos e com as multidões, indicando-lhes o caminho da vida. Hoje tenho vontade de lembrar os compromissos da minha missão de sacerdote. Não lembrar por lembrar, mas lembrar para viver! Sinto uma vontade explosiva de viver com Cristo no coração... de ganhar vida ouvindo e meditando a Sua Palavra... de saber viver a Palavra e encarar o "mundo" de frente, sabendo que só a Verdade liberta para a vida!

segunda-feira, janeiro 07, 2013

O que deixo para seguir Jesus?



A fé não pode ser, nem é, uma forma de tirar dividendos de algo que se pede a Deus e ele concede ou não. A fé tem uma raiz muito mais profunda, e neste Ano da Fé, podemos lembrar qual é. Cada um na sua forma de crescer, física e espiritualmente, encontra caminhos e vê-se forçado a tomar decisões no quotidiano. Mas toma as decisões baseado em quê? Naquilo que pensa. Mas se o que pensar não for a decisão correta?
Por causa disto, é que cada cristão deve lembrar que na sua essência de vida está Cristo e Ele é o caminho e o lugar por onde passam todas as opções pessoais da vida. Sei que é difícil, mas se recorremos a Ele nas nossas necessidades e aflições, porque não deixar que seja Ele, a Palavra, a abrir o caminho da vida?
Ser cristão,… ter fé,… não é algo inscrito no livro de registo da paróquia, mas deve ser a própria vida. Para ser a própria vida há até formas de ser que temos que deixar de lado. A atualidade da sociedade faz com que se “corra para todo o lado” e que o tempo que sobra é que se aplique no que é realmente importante: família, amigos, comunidade e, até mesmo em Deus. Porque será? Não será que se anda um pouco desorganizado? Não haverá já desculpas demais para só se procurar Cristo quando se precisa dele? Que é feita da atitude de estar desperto e com espírito aberto para ouvir Deus e converter a vida constantemente?
No reboliço do dia-a-dia há “coisas” que tem de ser deixadas de ser feitas para estar com Ele. Há “coisas” que podem ser feitas noutra altura para poder haver um espaço para estar com Ele. Também há “coisas” que nem precisam de ser feitas e encaixadas na vida, porque são meras futilidades… e tudo o que é fútil, afasta-nos d’Ele. Por tudo isto e muito mais, surge a pergunta simples: O que deixo para seguir Jesus? O que deixo para ouvir Jesus? O que deixo para estar com Jesus? O que deixo para viver Jesus? Ou será que não se deixa nada? Que parte da vida se escolhe: a eternidade ou a efemeridade?

sábado, janeiro 05, 2013

“Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.” (cf Mt 2,1-12) - Epifania



“Levanta-te e resplandece”. Que anúncio e desafio tão cheio de esperança. Pois é de esperança que cada vez mais precisamos! Foi ao olhar a nova Jerusalém, agora cheia de gente e de esplendor, que o profeta escreveu estas palavras. “Chegou a tua luz”. Hoje sabemos que esta Luz é Jesus que chegou para todos o contemplarmos, adorarmos e vivermos. Porque de pouco vale dizer: acredito. É preciso testemunhar, por outras palavras, é preciso dar evidências da fé.
A luz da cidade de Jerusalém é o esplendor de uma cidade que era vazia e agora está cheia, que era de trevas e agora é de luz. A vida também tem momentos em que é vazia e está inundada de trevas, mas que pode encontrar o caminho da plenitude e da luz se estiver vigilante. Os Magos ao seguirem a estrela, seguiram o caminho que procuravam. No seu tempo, sinais como a estrela resplandecente eram o anúncio de um acontecimento extraordinário. A estrela seguida pelos Magos a Belém é Cristo. Ele é a estrela que encontram.
Quantas vezes não andaremos ofuscados por outras luzes que não nos guiam e andamos por caminhos que não nos preenchem a vida? Quantas vezes não queremos simplesmente tornar Jesus a nossa imagem e nos esquecemos que Ele é a estrela?
O Apóstolo S. Paulo, na Carta ao Efésios lembra que lhe foi revelado o mistério de Cristo. A ele que perseguia cristãos, foi-lhe revelado o mistério de Cristo. Tanto nos Magos, como em S. Paulo, a Palavra de Deus manifesta que a Palavra Encarnada não é só para alguns (como a luz de Jerusalém), mas é para todos!
Talvez tenhamos de contemplar mais a Luz e deixar que o seu brilho inunde os nossos corações para que consigamos segui-l’A, pois pessoas como Herodes que querem tirar o brilho à luz, há muitas! Mas quantos somos os que conseguimos largar/abandonar/deixar coisas da vida (que são ilusões de brilhos e vida cheia) para seguir a Estrela de Jesus? Tal como os Magos deixaram as suas vidas quotidianas e seguiram o acontecimento extraordinário que estava diante de si, também nós somos agora convidados a olhar Jesus e viver com a Sua Luz!

sexta-feira, janeiro 04, 2013

palavras e sentimentos (c)

Não vale a pena a lamentação quando ela não leva a lado absolutamente nenhum... Por isso é melhor levantar a cabeça e ir em frente. Mudar hábitos para progredir. Mudar atitudes para crescer. Mudar palavras para aprender. Mudar vontades para evoluir. Tudo o que se faça seja sempre com a perfeição que o ser consegue depositar em cada forma de viver e crescer. Estas podem ser algumas das palavras e dos sentimentos que invadem neste momento o espírito. 
Confio em Ti, Senhor, na Tua força, na Tua bênção, na Tua Palavras. Só elas me dão o que preciso para ir mais além e não ficar pelo agora e pelo aqui. Vou pôr mais o olhar em Ti para crescer, aprender e viver. Não será um bom desafio para a humanidade em geral?

quinta-feira, janeiro 03, 2013

palavras e sentimentos (b)

Parece incrível como a vida pode ser uma certeza num momento e uma incerteza no momento seguinte. Nunca se está preparado nem de tal maneira "vigilante" para as constantes surpresas da vida. Tem que se aprender a viver com elas. Aceitá-las, respeitá-las e vive-las,... Só preciso que Tu, meu Senhor, me ilumines com a Tua Palavra, pois sozinho, não vou longe e os conselhos dos meus iguais de pouco têm valido...