segunda-feira, março 03, 2025

em reflexão... (39) refletir... rezar... olhar a vida

 

Ao longo dos nossos dias, temos várias situações, acontecimentos, “lufa-lufas”, que nos fazem correr aceleradamente e chegar a um ponto em que dizemos que não há tempo para nada ou que então “explodimos”. Todos os anos, a Quaresma aparece-nos com um tempo de paragem. É preciso parar na vida para fazer muitas coisas… É preciso parar na vida para refletir,… para rezar,… para olhar a vida,…

REFLETIR porque nem sempre pensamos no que dizemos e no que fazemos, ou então no que não dissemos e no que não fizemos. Jesus retira-se algumas vezes para refletir/rezar. Os discípulos, porque refletem pouco as palavras e os gestos de Jesus, vão perguntando o porquê disto e daquilo e as razões das palavras e dos gestos de Jesus. Porque não refletir simplesmente: tenho sido, sou e como posso ser melhor espelho do meu Salvador?

REZAR porque temos que intensificar a nossa oração pessoal e comunitária. Rezar é escutar e falar com Deus. É preciso parar um pouco para escutar Deus dentro de mim  e deixar que seja a Sua Voz a minha guia. Rezar faz muito bem quando se faz com o coração e sem tempo definido, porque em tudo o que pomos o coração, o amor faz bem feito. Porque não rezar simplesmente assim: rezar com o coração, rezar mais pessoalmente, rezar mais na comunidade?

OLHAR A VIDA porque precisamos de nos olhar olhos nos olhos para dizermos nos olhos o que vai na alma. É preciso olhar a vida no sentido das necessidades que uns e outros temos para nos ajudarmos mutuamente, mas também para nos cuidarmos uns aos outros.

Três desafios espirituais e práticos que nos podem levar a chegar à Páscoa mais leves, mais animados, mais cheios de esperança e mais próximos uns dos outros.

Paz e Bem!