quinta-feira, abril 03, 2025

em reflexão... (40) onde está Jesus?

 

Quando se atinge uma meta é sinal que conseguimos chegar ao destino. Mais um ano chegámos à Páscoa! Durante semanas preparámos as nossas vidas (interior e exteriormente) para viver mais unidos e mais próximos de Jesus, sendo suas testemunhas numa atualidade que parecer estar cheia de vontades pessoais e que dá menos espaço à vontade de Deus. Então...

Onde está Jesus? Onde encontro Aquele de quem ouço fazer a vontade do Pai obedecendo até à morte e morte de cruz? E a resposta vai revelando-se se eu me aproximei e quero continuar a estar próximo d’Ele.

Jesus está em mim e está em ti. Jesus está na família que O acolhe e na que O recusa. Jesus está naquele que parece feliz e naquele que evidencia dificuldades e tristeza. Jesus está no pobre e no rico. Jesus está no são e no doente. Jesus está onde há paz e onde há guerra. Jesus está por aí…

Mas eu vejo-O? Sinto-O? Encontro-O? Sim, obviamente que sim. E vejo-O, sinto-O e encontro-O mais naquela pessoa que precisa que eu seja Jesus para ela, usando de amor, perdão, libertação e serenidade para com ela mesma. É muita coisa? Não é muito, pois se caminhámos e queremos continuar a caminhar para estar e permanecer mais próximos de Jesus, tudo será natural como a ação de respirar. Sabemos que respiramos para viver, mas não pensamos em fazê-lo. Quando falarmos, agirmos e pensarmos como Jesus sem pensar em fazê-lo, revelamos a nossa proximidade e permanência de unidade a Ele.

Que os dias não sejam mais um dia. Que os anos não sejam mais um ano. Que a Páscoa não seja mais uma Páscoa. Se encararmos tudo como metas, é só “chegar e arrumar”, mas se vivermos com o sentido de permanecer, encontraremos sempre Jesus no caminho e viveremos por Ele, com Ele e n’Ele.

Paz e Bem!