quarta-feira, junho 15, 2022

sentir o pulsar da vida (f)


Nem sempre se diz o que se deve e nem sempre se dá valor ao que se tem... e de repente o tempo passa e as coisas boas vão caindo das mãos, como a sensação de um punhado de areia na mão que se vai perdendo à medida que a mão se vai fechando. É certo que fica sempre alguma coisa,... são só as memórias, as saudades, os sentimentos,... pois as pessoas foram saindo, desaparecendo, afastando-se. Sinto o que sinto, e sinto que não quero ter areia na mão, mas sim pessoas de alma e coração que não desaparecem, não se perdem e que ficam guardadas no peito. Por isto, é sempre tempo de dizer: gosto muito de ti. Não deixar para depois, porque o "logo" pode ser muito tarde para se dizer e mostrar o que se sente. Ainda que as tempestades existam, o tempo ameno vai chegar sempre, mas em qualquer um dos momentos, nunca se deixe de dizer: AMO-TE,... estás no meu pensamento,... não me esqueço de ti. Digo agora, porque o "logo" é tarde demais: Amo quem me ama, Amo quem não me ama, mas Amo mais quem me me tem na alma e no coração e eu guardo também (mesmo não dizendo), pois as nossas histórias são feitas de um centelha de amor que começa e não tem fim. 

sexta-feira, junho 03, 2022

em reflexão... (5) Vinde a mim

 Jesus Cristo, Mestre e Bom Pastor, está sempre de braços abertos para nos acolher e amparar em cada passo do nosso percurso de vida. Todos nós estamos no Seu Coração! Mas o Seu Coração, por causa das nossas fragilidades (pecados, inquietações, preocupações) fica magoado, ofendido e triste. O mês de Junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Todos os dias poderemos voltar-nos para Jesus e pedir-lhe: Senhor, fazei o meu coração semelhante ao vosso. Como é o Coração de Jesus? É um Coração  manso e humilde, como deveriam ser os nossos corações para que nas nossas relações, uns com os outros, o caminho trilhado fosse de paz e amor.

Ouçamos e interiorizemos a voz de Jesus que nos diz: «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei-de aliviar-vos.» (Mt 11, 28)

Jesus quer-nos com Ele, quer-nos junto d’Ele e do Seu Sagrado Coração. Não nos cansemos de querer rezar e tratar da nossa vida espiritual. Não nos deixemos desanimar pelas circunstâncias da vida social e mundial. Não nos deixemos acomodar ao mundanismo impregnado na sociedade. Vamos a Jesus! Queiramos ter o Coração de Jesus! Caminhemos para Jesus! Sejamos testemunhas de Jesus! Assumamos os sacramentos recebidos como sinais da Sua presença em nós e no meio de nós!

«Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (Mt 11, 29-30) Num momento da vida e da história da humanidade que, em vez de nos aproximarmos nos afastámos, deixemos que o nosso Bom Pastor nos guie e nos faça bem à vida. Voltemos as nossas vidas para Jesus! Voltemos os nossos corações para Jesus! Paz e bem!