sábado, janeiro 07, 2023

sentir o pulsar da vida (q)

Pequenos saltos de alegria que fazem voar a alma para lugares não sonhados, mas que são realidades desejadas em cada dia. O êxtase da alegria faz dar pequeninos saltos de sorrisos e de maravilhosos voos de liberdade que dão sentido a tanta coisa que é sem sentido. Sinto-me leve porque sinto a vida como dom d'Ele e não como posse minha. Em alguns momentos quis ser alguma coisa, hoje sinto que só quero ser d'Ele. Este é o êxtase de alegria que me faz dar pequenos saltinhos de doce alegria. Sinto que tenho que perguntar o porquê da necessidade de tantas "coisinhas" na vida, quando uma só é necessária: sentir o Seu Amor e dá-l'O sem medida. Dar o Seu Amor que é também o meu amor... só dar,... dar,... dar,... Pois já se recebe tanta coisa que só é coisa que é preciso dar o que de melhor há! Sinto esta leveza da na alma e no corpo, uma leveza que tão somente porque me entreguei a Ele e cada vez entendo que sou só d'Ele e por isso me sinto leve de alegria.

segunda-feira, janeiro 02, 2023

sentir o pulsar da vida (p)


Seria bom sentir mais a vida, porque muitas vezes não se sente. Apesar do ditado: "quem não sente não é filho de boa gente", nãos e fique admirado com a insensibilidade de algumas pessoas que mais parece não terem sangue quente. E sim, isto consta-se muitas vezes, mas do que aqueles que seria desejável, porque não se sente o calor do coração... porque não se sente a compaixão... porque não se sente o perdão... sentem-se coisas muito más, muito negativas, muito frias! Que há maldade já se sabe, mas que a maldade seja um gosto maquiavélico do ser humano em constante aplicação diária para lesar o próximo deliberadamente? É muito triste e magoa imenso. Não só vejo, mas sinto o que vejo e exprimo o que sinto quando sou alvo de uma frieza calculável e desesperante. Não é bom sentir os pecados dos outros. Não é bom sentir facas afiadas que são as palavras das "costas" que são mais punhais que meras palavras. Não é bom sentir, porque magoa e faz chorar. Sentem-se assim pedaços da vida que se estilhaçam em pedaços mais pequenos e que fazem estragos. Senhor, não me ajudes a compreender a frieza humana, mas ajuda-me a aceitá-la e a perdoá-la!

em reflexão... (13) mudar o coração... para Jesus

 

Ser cristão católico é ser filho e filha de Deus, é ser homem e mulher de Deus. Mas como se consegue sê-lo numa vida cheia de velocidade e onde nos são colocadas “outras” prioridades diante dos olhos que não a de sermos d’Ele?

É preciso esforço, empenho, persistência, suporte. Tenho várias coisas para fazer diariamente, mas guardo/encontro espaço para rezar? Tenho um dia muito “aliviado” em compromissos, dedico-me a ir ao encontro de quem não tem uma voz, uma mão e está sozinho?

Há variadas coisas que temos de pensar e “mudar o coração” e isto só se consegue fazer quando paro… escuto… medito… converto… avanço! Cada ano é uma oportunidade de mudança, tal como cada dia é uma esperança contínua de conversão. Para efetivar tudo é preciso esforço, empenho, persistência, suporte. Todas estas formas de viver e de estar, também se podem acrescentar à identidade distintiva e marcante de um cristão católico, pois assim a Palavra de Deus, a Caridade nos atos e a Oração no coração e na vida tornam-se evidências.

Mudar o coração” é sempre uma necessidade constante diante da “semente divina” que o Senhor tem em cada um de nós. Necessidade porque é um benefício pessoal… porque é um benefício comunitário,… porque é um benefício social,…

Assim, comece “eu” a mudar o coração e a aliviá-lo das coisas que não o deixam funcionar bem e destroem a sua pujança, os seus batimentos, a circulação do sangue da vida. Quando eu mudo para tornar a vida saudável, também o meu próximo vai ver o exemplo e vai ver uma mudança positiva também para a sua vida.

Para esta mudança, não deixemos nunca de ter Jesus no horizonte. Desafio: colocar cruz ao peito e tocá-la durante o dia, ou colocar uma cruz no bolso e tocá-la ao longo do dia, ou colocar um terço na mão e tocar a cruz para sentir Jesus durante o dia. Paz e bem!