Há várias etapas e momento da vida que chegam a conclusões, mas que não representam o fim da vida, pelo contrário: quando chega ao fim uma etapa, começa uma nova etapa. Então é tempo de refletir o que se fez, se disse e se deixou de fazer ou dizer. Quando o coração fala, nem sempre o que diz é consensual, mas terá de o ser? Deixar o coração falar, quando ele está enraizado em Cristo, dará a conhecer o próprio Senhor através da vida. Também sei que nem sempre eu deixo as raízes crescer ou as alimento na Fonte mais correta, por isso sei que tenho de cuidar mais o meu coração, para que nele e a partir dele tudo seja mais Verdade de Deus. Termina uma etapa com sorrisos e lágrimas, com suspiros e angústias, com alegrias e tristezas, com palavras e silêncios, com passos dados e com preguiça, com o calor do Sol e com o frio da Luz, com colorido e com cinzento,... Termina uma etapa que me faz lançar numa nova etapa, com os olhos num horizonte que nunca deixou de existir: Céu. Será com os olhos mais voltados para o Céu e menos para as profundezas da terra. Será uma etapa com a vida mais iluminada pelo Senhor e mais firme n'Ele. "Faça-se (sempre) a Tua Vontade".
quarta-feira, dezembro 27, 2023
terça-feira, dezembro 19, 2023
em reflexão... (24) viver com Jesus
Nas nossas vidas quotidianas, facilmente podemos perder o horizonte da vida, e quando este se perde, deixamos de ver e tornamo-nos cegos diante das realidades da vida. Para nós, cristãos católicos, que temos o horizonte da vida em Jesus, teremos de ter sempre a atenção redobrada, para não nos deixarmos submergir nos excessos dos afazeres mundanos, mas ter espaço aberto para as realidades celestes. Jesus quer amar-me e impulsionar-me ao amor constante, mas para isso eu não O posso perder do horizonte. Cada um haveria de fazer um esforço para rezar sozinho em silêncio, para rezar em comunidade, para escutar a Palavra e lê-la, para viver a fé em comunidade que é feita de pecadores, mas com a vontade de santidade.
Assim, poder-se-á crescer e viver com Jesus no horizonte, pois não basta ouvir, é preciso fazer. Não bastar fazer, é preciso sentir. Não basta sentir, é preciso viver. Na plenitude da escuta, da ação e do sentir, poder-se-á alcançar a verdadeira vida.
Deixemos que a novidade de Deus seja uma constante, não ficando agarrados à terra, pois o Céu é sempre novo. Queira cada um ser surpreendido pelas notícias de Deus, pois só assim se conseguirá dizer SIM como Maria e sentir-se parte do povo que é enviado a anunciar a Boa-Nova a todos.
segunda-feira, dezembro 18, 2023
desabafo (y)
A inveja é uma das coisas que pode andar meia confusa por aí a fora. Inveja é: eu querer aquilo que é de outra pessoa, em vez de ser a vontade de querer ter também aquilo que outro tem. A inveja corrói o coração humano, porque querer roubar o outro para ter o que é dele, não é mais do que falta de amor e respeito para com o próximo. E há várias faltas de amor e respeito para com o próximo, pois andam por aí algumas pessoas a vestir-se como cordeiros sendo lobos e a fazer amizades de interesse invejosos só para alcançar aquilo que não é seu, que é de outros mas que querem que seja seu e não do outro. Uma tristeza quando o ser humano vive assim. Cada vez mais descubro a verdade infeliz de que há pessoas capazes de tudo para querer para si o que é do outro (sejam bens sejam posições sociais) e, assim, dispostas a tudo para conseguir. Não é um bom caminho. Não é um caminho de felicidade. Prevejo que apesar de ter sentido e sentir que a inveja que outros tem de mim e pensem que o que sou (e o que fui) não é mais do que uma afirmação de quem sou, estejam tão enganados e vivam com ódio no coração (sim, ódio). Se ontem fui, hoje sou e amanhã serei é porque todos os dias me disponho diante do Senhor para que se faça a Sua vontade. E se a Sua vontade é passar por ser alvo de outros, resta-me dizer: Assim seja.
terça-feira, dezembro 12, 2023
desabafo (x)
Há dias assim,... em que pouco há vontade de alguma coisa, seja de fazer, seja de "lutar". Há dias assim,...em que se quer fazer muito, mas não há vontade de nada. São aqueles dias que não se explicam ou tentam explicar-se pelo cansaço do corpo e da cabeça. Sim, o corpo cansa-se e a cabeça também, por isso é preciso procurar vontade onde ela existe: em Jesus. É em Jesus que eu coloco o querer fazer e procurar fazer mais alguma coisa, sendo ouvinte e praticante das suas palavras: "Faça-se a Tua vontade e não a minha". Há dias assim, em que só apetece fazer a minha vontade, mas que preciso de me recordar que tenho de fazer a vontade d'Ele, e só a vontade d'Ele é que importa e faz com que o meu coração e os corações se abram à Sua Graça. Quero descansar em Ti, Senhor, Só em Ti, Não quero descansar em mim e por mim, mas quero entregar tudo a Ti: o cansaço, a desilusão, a incerteza, a tristeza, a pouca vontade de nada fazer... pois Tu convertes tudo e por isso mesmo, a Tu entrego a minha vida, pois sinto que só em Ti estou bem.
domingo, dezembro 10, 2023
desabafo (w)
A ausência do que faz bem à vida é dolorosa. Há várias coisas que nos fazem bem: as pessoas, a natureza, os animais, todos os elementos da natureza (digo assim genericamente porque cada um pode escolher o que lhe faz bem)... A mim, pessoalmente, fazem-me bem as pessoas de bom coração: sincero, verdadeiro e transparente... Também me fazem bem os animais,... faz-me bem sentir no corpo o doce calor da primavera e do fim do outono... faz-bem bem o vento ameno do fim de dia, acompanhado do pôr do sol (então quando estou numa capela a celebrar com a porta principal aberta, parece sempre sentir o toque de Deus ainda mais presente)... Faz-me bem ter boas sensações que vêm dos outros e causar bons sentimentos e memórias na vida das pessoas... Mas quando algo termina sinto tristeza, vazio (que não torna a ser ocupado), lágrimas e dor no coração. Esta dor não cura (ao contrário daquilo que alguns dizem), mas cicatriza e torna-se uma boa marca de memória e recordação. A ausência das coisas que nos fazem bem causa vários sentimentos. Estes são os meus sentimentos e por eles agradeço-Te, pois é sinal que há boas marcas na vida que só são possíveis porque Tu dás tudo e me desafias a saber dar tudo.
sábado, dezembro 09, 2023
desabafo (v)
Há pessoas boas e há pessoas menos boas. Há quem seja cordial e quem ponha tudo da boca para fora doa a quem doer. Há quem saiba escutar e quem só saiba colocar a sua voz como a principal. Há quem seja humilde no coração e quem suba a escadaria do orgulho e magoe o coração do próximo. Há muitas formas de se ser pessoa, mas só uma me interessa ser: pessoa com o coração de Jesus. Os outros corações mais arritmados, doentes, parados, pouco me interessam como modelo e exemplo de vida, principalmente aqueles que se "acham ser" os melhores corações e os mais fortes e corajosos... "Dou-te graças, ó Pai, porque escondeste as verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos". É um coração pequenino que eu quero ter, e não outro. Um coração que sabe guardar,... um coração que sabe amar,... um coração que se sabe humilhar,... um coração que se mantém com a vida dada por Deus. No meio de uma série de pessoas, só me quero interessar por ter um coração manso e humilde como o de Jesus.
sábado, dezembro 02, 2023
em reflexão... (23) Jesus é a Luz
A pressa que se reveste de imposição exterior à vida de cada um, esgota a vida individual e social da pessoa, pois se está esgotada em si mesma, tudo à sua volta se absorve em esgotamento. Ora, diante desta realidade, o que fazer? Contrariar. E como?
Como cristãos, filhos e filhas de Deus, tendo Jesus no coração, é só deixar que a Sua Luz brilhe mais do que outras “luzes”. “Mas eu não tenho tempo para mais nada… eu queria ser mais religioso, mas estou esgotado com a vida… eu queria conhecer mais Deus, mas só vejo maldade…” Realmente, há muitas razões que nos podem afastar d’Ele, mas há mesmo algo nos possa afastar do Seu Amor? Já escreveu São Paulo na carta aos Romanos, no capítulo 8: «35Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? 36De acordo com o que está escrito: Por causa de ti, estamos expostos à morte o dia inteiro, fomos tratados como ovelhas destinadas ao matadouro. 37Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças àquele que nos amou. 38Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro , nem as potestades, 39nem a altura, nem o abismo, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, Senhor nosso.»
Nada nos pode separar do Amor de Jesus. É por isto mesmo que eu tenho que procurar deixar brilhar a Sua Luz em mim e através de mim, para que Ele ilumine o mundo.
Jesus é a Luz e quem conhece a Luz permanece n’Ela e ilumina o mundo com Ela. Aqui reside o descanso para não se andar esgotado com o dia-a-dia nem para se esgotar o dia: estar com Jesus, procurar a Sua Luz, conhecer a Sua Palavra e irradiar no mundo o Amor Luminoso do Céu.
Paz e bem!