sábado, abril 25, 2009

“UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA”


A maneira de cada cristão viver a experiência da Ressurreição de Jesus é diferente. Isto é um facto inegável nos nossos dias, mas também é inegável a maneira como os primeiros cristãos viviam a Ressurreição de Jesus: em comunidade e com um só coração e uma só alma.

Ainda é possível viver hoje nas nossas comunidades o dia de Páscoa com a celebração da Eucaristia e a procissão da “Ressurreição”. Damos graças a Deus por isto, mas devemos inquietar-nos com uma questão muito simples: vivo a Ressurreição de Cristo com sinceridade na comunidade cristã à qual pertenço?

A sinceridade é a coerência da vida da fé com a vida quotidiana. Digo isto com a certeza de que eu por vezes não tenho esta coerência, e com humildade reconheço e observo que todos precisamos de fazer o esforço para a mantermos e desenvolvermos.

Jesus nasce, vive, morre e Ressuscita por amor a cada um de nós. Jesus ensina, através das suas Palavras, como é possível fazer da nossa vida um bem mais precioso do que ela é. Vivemos de coração aberto para acolher e celebrar tudo o que Ele nos deixou?

Com um só coração e com uma só alma era a maneira como viviam as primeiras comunidades dos cristãos. Hoje, nós, também cristãos, como vivemos na comunidade? Como vivemos para a comunidade? Se Jesus é o mesmo para todos, temos de conseguir vivê-lo todos juntos! Este é o primeiro desafio da experiência da Ressurreição: Viver e celebrar Jesus em comunidade! Todos temos defeitos, mas também temos virtudes. Nas comunidades cristãs há defeitos e há virtudes. Abracemos o testamento que Jesus nos deixou de participarmos juntos na Eucaristia: “FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM!



5 comentários:

Anónimo disse...

Todo o ser humano tem defeitos e ao mesmo tempo virtudes, temos de as aceitar para assim podermos viver bem com o proximo.
Jesus disse:
"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI".sem mágua, sem preconceito, sem egoismo...
Será que é possivel?

Anónimo disse...

É muito dificil o ser humano, com todos os seus defeitos e virtudes,amar como Jesus nos amou- a todos -não só a alguns, mas a experiencia diz-me que apesar de muitas desilusões,não devemos deixar de tentar- aliás eu amo, mas sinto que no meu-dia.a- dia não sou correspondida;pois passo a vida a dizer: vamos ser sinceros, justos e verdadeiros uns com os outros; mas não é isso que passa no meio onde vivo e trabalho e isso acreditem que me entristece muito.Boa noite e tentem ser verdadeiros, pois onde há verdade cresce o amor-aquele amor que nos liberta e nos deixa numa paz profunda.

AETC disse...

A Bondade como Estilo de Vida


| XVII Congresso de Estudos de Teologia | 22 e 23 de Maio | Seminário Maior de Coimbra

http://aetc.pt.vu

Juju disse...

Só quando realmente abrirmos as portas do coração p'ra Jesus entrar Ele entra!
Não é só a fé que importa, porque a confiança e a esperança são as bases do sustento dessa Fé!
Vamos deixar Jesus entrar e habitar em nós!
Vamos louvá-Lo e bendizê-Lo por nos amar e por nunca desistir de nós!

Maria disse...

Só em comunidade, em comunhão todos em DEUS.
O ser humano é todo diferente e todo igual ,há que aceitar as diferenças,ou nem sequer pensar nelas, respeitar-nos todos com filhos de DEUS.
Eu não penso,para mim não há diferenças,as que há ,se não fosse assim o mundo era uma « seca» .