domingo, julho 19, 2009

Encantados pela vida


A sedução do meio que nos envolve não deixa, por vezes, que cada homem e mulher possa ter espaço para se deixar encantar pela beleza das coisas. A velocidade acelerada do dia-a-dia, a pressa que se tem a fazer tudo, o conjunto de actividades multiplicadas que vão aparecendo, a necessidade cada vez maior de se saber tudo de todos e de tudo, acaba por fazer do ser humano uma enciclopédia ambulante ou um fazedor de coisas que poderá acabar por ser alguém desencantado pela vida.
O desencanto por nós próprios acabará por dar o desencanto pelo “mundo”. Como fazer então para ganhar um “novo” encanto pela vida? Não há fórmulas escritas em nenhum livro (penso eu)! Talvez se sentirmos mais autoconfiança. Se acreditarmos que valemos pelo que somos, pelo que sabemos, pela maneira como vivemos e, acima de tudo, pelo testemunho de vida que podemos dar. Os pais são os primeiros a dar testemunho (educadores) dos seus filhos. Todos somos educadores uns dos outros.
Se procurarmos exemplos de vida a seguir o meu pensamento volta-se de imediato para Jesus Cristo. Ele ensina os homens do seu tempo (e os do nosso tempo) como podemos andar encantados pela vida. Ele não se deixa ir abaixo com as “bocas”, as “más línguas”, as “ratoeiras” e o “veneno” com que querem encher a sua vida. Pelo contrário, Jesus mostra que o encanto da vida está na maneira como nos amamos a nós mesmos e ao nosso próximo: “Ama o próximo como a ti mesmo”. Mas mais do que palavras tudo deve ser gesto e se queremos recuperar o nosso encanto e o encanto do nosso próximo basta saber amar. Será o nosso coração sincero para continuarmos a aprender o que é o amor?

3 comentários:

Anónimo disse...

Padre Angelo,passei pelo seu blog , e como sempre fico surpreendida com tanta sinceridade, no entanto pergunto:Será o nosso coração sincero e aberto para podermos entender a sua forma de amar e a sua vontade de ser cada dia mais perfeito? pois... devemos pensar mais naquilo que é o amor e começar a amar o próximo de verdade,sem fingimentos nem reservas.o encanto pela vida, vai desvanecendo á medida que sentimos que vamos perdendo batalhas, relacionadas com justiça,com liberdade,com amor, entre outras coisas,mas mesmo desencantada não deixarei de lutar por os meus ideais de vida, que se norteiam pela verdade.
bjos

Peregrino disse...

Oro para que mantenhas essa liberdade de Espírito... abraços...

Maria disse...

Levamos a vida a aprender, já a minha avó o dizia, e é a pura das verdades.
Temos de aprender a viver ao modo de Jesus, só o amor pode nos deixar felizes e fazer feliz alguém ,que vale correria ,stress e querermos que o outro compreenda o que queremos, se o não fizermos com amor e dando tempo.
Ninguém muda ninguém ,só o nosso testemunho,o amor e aí sim .
É difícil e sofresse muito ,mas é mesmo assim,Deus está sempre com todos nós ajudando de um lado e do outro,para a convergência,ELE ama- -nos muito.