segunda-feira, janeiro 10, 2011

Como sementes que florescem vida...


Quando o olhar dá uma vista ao que rodeia a realidade que está próxima, mas também a realidade que está mais distante da contemplação directa, facilmente se apercebe que muitas coisas precisam de modificar o seu rumo e o seu aspecto e tudo isso está ao alcance de palavras gestos e comportamentos que dependem da atenção à Palavra de Deus e da sua vivência diária e constante no dia-a-dia.

Como sementes que florescem vida cada um de nós, crentes, temos o dever e a obrigação de que com a vida possamos mostrar como Deus nos torna mais amantes uns dos outros e de nós próprios. De facto, somos como sementes que procuram o ambiente e o tratamento ideal para crescer e florescer, dando um ambiente propício ao desenvolvimento humano e pessoal aos que convivem connosco todos os dias.

Num novo ano civil que já estamos a viver é importante que deixemos florescer o que somos de verdade, pois todos temos dentro de nós potencialidades, que neste tempo de vida, devemos deixar vir “à flor da pele”. A solidariedade, a compaixão a partilha, o amor ao próximo são todas estas atitudes os comportamento dignos de um crente e de um verdadeiro cristão.

Se escutarmos a Palavra de Deus, em cada Domingo ou em cada leitura pessoal, vamos encontrar os meios essenciais para o nosso crescimento de fé e para melhor vivermos uns com os outros. A vontade de Deus é Amar. Então amemo-nos a nós próprios, amemo-nos uns aos outros, aprendamos a amar aqueles de quem não gostamos tanto e que se cruzam nas nossas vidas.

Sejamos sementes de esperança numa terra que começa a perdê-la. Sejamos sementes de bondade numa terra que começa a esquecê-la. Sejamos sementes de felicidade numa terra que precisa de viver o dia-a-dia como dom e graça do Senhor. Sejamos sementes que florescem vida!

2 comentários:

Maria disse...

Padre Ângelo, eu fiz uma pequena partilha, não sei se ela entrou porque carreguei numa tecla qualquer e simplesmente desapareceu ,ou então foi como anónimo. Desculpe

Maria disse...

Eu digo partilha,sentir ,porque ao receber deste lado eu sinto-a de uma forma em que absorvo tudo o que vem, de quem representa Jesus na vida terrena ,porque é o Sacerdote o fio condutor para Deus ,que nos administra os Sacramentos ,que nos transmite a Palavra ,que nos concede o perdão tudo em nome de Deus e muito mais ,eu apenas tento pôr nas palavras todo o meu sentir.
Tive várias fases na vida,a que tudo é bom ,vai-se à catequese ( é aí que Jesus Cristo nos lança a semente,o SEU amor bem lá no fundo) e depois vem o trabalho os filhos a vida e buscamos Jesus quando estamos aflitos e ELE não nos abandonou esse tempo todo apenas está à espera que nós despertemos duma letargia e eu despertei ,não adiantava chorar sentada no banco da Igreja se me faltava abrir-me ao amor de Deus e só O tendo em nós o podemos levar para os outros.
É uma caminhada que se vai fazendo,aprendendo ,ainda hoje vim muito feliz porque faço voluntariado dou comer e adormeço os meninos de 1 a 2 Anos,tenho encontros de catequese ,consigo ser eu própria como sou e estive apagada, não vivemos sempre limitados aos nossos, Deus chama-nos de verdade e ao coração e o Espírito Santo nos Fortalece.