sábado, agosto 04, 2012

“acreditar n’Aquele que Ele enviou” (Cf. Jo 6,24-35) XVIII Domingo do Tempo Comum - B


É preciso acreditar mais e confiar mais em Jesus. Não como sendo o que resolve os problemas, mas como o que caminha connosco e ensina o lugar por onde devemos caminhar. Deus oferece o alimento necessário ao seu povo. Pelo deserto, o povo murmurava, mas Deus estava atento aos seus murmúrios e às suas necessidades. Por isso fez descer do céu o maná. O pão que o povo precisava para viver em cada dia, pois todos os dias apanhavam só o que fosse preciso para esse dia. O deserto é quente, árido, seco, quase sem vida. Como por vezes é também a vida humana. O Pai revela-se à humanidade através da sua bondade e do seu amor. Revela-se como o rochedo seguro onde o povo pode sempre encontrar o alívio das suas dores e o necessário para viver. Por isso o Senhor, neste momento da vida do povo de Israel, “dá a lição” do desprendimento e da confiança total. No momento atual da sociedade é preciso existir confiança no que dá vida, no que dá o horizonte e a esperança do futuro: Deus. Mas alguns continuam a não querer ouvir e viver da Palavra do Senhor.
À  semelhança da multidão que foi alimentada pelos pães e pelos peixes do milagre da multiplicação, que foram atrás de Jesus só pela espetacularidade do acontecimento, ainda hoje há quem possa pensar que a manifestação de Deus tem de suceder de forma espetacular. Por isso é preciso ouvir Jesus, que hoje nos diz que o espetáculo da vida está em trabalhar pelo alimento que dura até à vida eterna, esforçando-nos todos os dias pelo alimento material e espiritual. Não nos bastará o amor, a partilha e o serviço? Parece que a multidão foi atrás de Jesus por julgar que a mensagem da multiplicação era muito pouca, ou seja, deveria haver mais espetáculo do céu. Ora, o Senhor revela-se na simplicidade e de forma discreta. Haverá mensagem mais bela do que a mensagem do amor, da partilha e do serviço à humanidade? Mas também a desilusão, a indiferença e a apatia, podem fazer com que facilmente a vida pareça vazia e sem sentido. Por isso, para alcançar o pão que sacia basta aderir a Jesus de alma e de coração! Jesus é o Pão da vida que sacia e que dá vida!

4 comentários:

Maria disse...

É simplesmente amá-LO e Segui-Lo

maria disse...

É verdade nós temos um péssimo hábito de pedir e nada dar,não pensamos sequer que Jesus caminha connosco,vive dentro de nós e que nos ama ,só temos de acreditar e tudo LHE entregar com alma e coração,sem reservas,entregar o pouco que somos para que ELE transforme.
E quando não O seguimos a nossa vida é vazia, o nosso interior está infeliz.
ELE nos sacia e dá vida.

maria disse...

Eu penso que nós quando não sentimos,não conhecemos,e estamos numa de ELE está lá, nós estamos cá e um dia há-de chegar a nossa vez, e entretanto vai-se vivendo a vida de uma forma um pouco nem cá nem lá,não se consegue ver a dimensão do amor de Deus,nem o que ELE faz por nós.
Só quando abrimos o coração e olhamos para trás conseguimos ver que ELE sempre teve ao nosso lado e a ajudar-nos nos momentos mais difíceis, nos moldando,nos dando a Sua Paz ,nos pondo amor no coração,nos dando fé,muita fé que só ELE nos pode dar.
Eu penso que a Bíblia devia ser mais lida,ser o Livro do nosso bolso,nunca o telemóvel.
Quando estiver triste ligue:João:14
Quando estiver preocupado Mateus6:19,34 íamos amar muito mais a DEUS e o próximo de certeza

Maria disse...

Hoje a Palavra de Deus diz-nos "Este é o meu Filho muito amado.Escutai-O"
Mc9
E na verdade será que nós O escutamos mesmo,ou nos deixamos envolver no nosso egoísmo e fazemos o que nos apetece sem pensarmos que somos o Seu Sacrário, que O tomamos em nós em nosso coração e disso temos que ser dignos procurando escutar e fazer a Sua Vontade,esquecendo o mundo egoísta, que o que nos oferece não nos sacia a alma,pelo contrário nos deixa mais vazios.
Só Jesus importa, e a ELE temos que entregar tudo o que somos.
Bem-haja por todo o partilhar,resto de um bom dia