sábado, agosto 25, 2012

““Tu tens palavras de vida eterna” (Cf. Jo Jo 6,60-69) XXI Domingo do Tempo Comum - B


A vida quotidiana da humanidade é feita de opções e decisões. Por vezes as opções que são tomadas não são as mais felizes e afastam a humanidade do caminho da vida eterna. A Palavra de Deus deste XXI Domingo do Tempo Comum revela a opção do povo de Israel (tempo de Josué) e dos discípulos que seguiam Jesus.
Não é fácil tomar decisões, de modo particular as que levam à unidade de modos de ser e de viver. Josué, ao se aperceber que a sua partida para a eternidade estava próxima, reuniu as 12 tribos de Israel e falou-lhes diretamente da opção que ele mesmo e a sua família tomaram de seguir e viver sob a Palavra e a vontade de Deus, desafiando/questionando as outras famílias a darem agora a sua resposta: “Escolhei quem quereis servir”. Unanimemente escolheram todos servir o Senhor. Hoje, que resposta daríamos a Josué? Diante de uma multiplicidade de coisas que parecem querer ocupar o lugar de deus, em quem colocamos o nosso coração? Em quem colocamos a nossa esperança? Para onde caminhamos? Nesta sociedade tão pluralista e multicultural, temos a capacidade de discernir e optar pelos caminhos da unidade e da paz? Temos a coragem de optar por servir o Senhor?
Depois do milagre da multiplicação dos pães, do discurso do pão da vida, muitos dos discípulos abandonaram Jesus. Deixaram de o seguir por causa da desilusão que encontraram… afinal o Messias que esperavam ter encontrado não exercia poder sobre o povo e os povos, não libertava do poder político da época… Recusavam-se a querer um Messias que fala da morte e do sofrimento… Um Messias que dá a sua carne a comer e o seu sangue a beber… “As suas palavras são duras”. Alguns deixaram-n’O mas os doze permaneceram porque, provavelmente, já se identificavam com as palavras do Senhor.
O espírito é que dá vida”. Não são os bens materiais e as coisas efémeras e passageiras do tempo presente que são garantias de eternidade. O Espírito do Senhor cuida e ampara o nosso próprio espírito e é através dele que descobrimos o caminho da vida eterna.
“Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos que Tu és o Santo de Deus.” Que certeza e profissão de fé belas e profundas. E nós hoje? Seguimos o Senhor, ou queremos deixá-l’O por causa da dureza das suas palavras? Que certeza temos diante do mistério de Deus? Qual é a profissão e o testemunho que damos da nossa fé?
S. Paulo refere na carta aos Efésios que só na partilha, na união e na comunhão dentro da família se vive o reflexo da união e da comunhão de Cristo com a Igreja. Somos este sinal?
Resumindo: as opções que tomamos são as da fidelidade ao Senhor? As do seguimento das suas palavras? As do reflexo da sua união connosco?

3 comentários:

Maria disse...

São Palavras que nos desinstalam,que nos levam a meditar,que nos levam a querer ser melhores ,que nos levam a constatar que o que o mundo nos oferece é tudo passageiro,efémero ,que só nos atordoa e nos faz viver na ilusão que somos do Mundo,quando não é verdade,por Herança nos foi entregue e por herança o vamos deixar aos vindouros,e partimos para o PAI partindo como viemos, sem nada,porquê? que muitas vezes não paramos e meditamos isso mesmo.
Deus é amor, no amor nos sentimos felizes e só O podemos seguir se realidade não nos prendermos ás coisas do mundo, ajudando sim o próximo dando de nós e quando chegar o fim do dia pensarmos ainda podia ter feito mais.
Pe. Ângelo
Bem haja

Maria disse...

Há três sinais eloquentes que nos conduzem à Salvação,à vida eterna ,A Crus,a Eucaristia e a Palavra de Deus,parece simples ? mas não é,nós teimamos em não escutar a Sua Palavra com o coração e pôr em prática no nosso dia a dia,porque estamos agarrados ás coisas do mundo, mantendo apenas um fio ténue em Deus, mas que não é integral e não chega,é preciso a nossa vida no Senhor,nós não somos do mundo.

Maria disse...

Sinto saudade de um "pedaço de vida" que nos conduz sempre à reflexão.
Bem Haja,resto de um bom dia.