sábado, setembro 22, 2012

Sou rosto de Cristo para a Humanidade?


De fato, muitas reflexões acerca do ser Igreja hoje em dia, se podem fazer. A mim surge-me esta questão: sou rosto de Cristo para a humanidade? Se assim não for, como posso eu, ou qualquer outro dizer: sou Igreja?! Haverá esforço sincero da parte de todos nós em sermos verdadeiros rostos de Cristo? Verdadeiros e sinceros, de alma, coração e corpo!
Talvez chegue de querer ser Igreja para o que convém aos prazeres pessoais e, finalmente, tenha chegado o tempo de ser Igreja como rosto de Cristo. O que sou é imagem d’Ele? Ou é minha imagem?
Talvez chegue de andar a dizer-se que “sou Igreja”, “sou cristão”, quando por detrás se fala mal da Igreja (da qual se faz parte), quando não se aceita seguir os passos da comunidade (na qual se está integrado), quando o “sou cristão” é segundo os desejos pessoais e não segundo a vontade de Deus.
Prestes a iniciar o ANO DA FÉ, proclamado pelo Santo Padre Bento XVI a propósito dos 50 anos do Concílio Ecuménico Vaticano II, todos nós cristãos, Igreja, somos desafiados e reencontrar o nosso ser Igreja e a procurar entender e viver melhor a fé que não é pessoal, mas que vem dos nossos antepassados e, acima de tudo, nos vem do Senhor que dá a vida.
Neste “Ano da Fé” todos teremos várias oportunidades para crescer na fé, na formação, no entendimento, descoberta e reflexão da Sagrada Escritura e dos documentos do Concílio. Será um tempo para aproveitarmos para crescer em esperança, pois num mundo e numa sociedade em que reina o individualismo, o egoísmo e a autossuficiência, é tempo para sermos verdadeiros rostos de Cristo na Humanidade!
Não há que ter medo de nada, mas sim de aceitar os desafios da Palavra de Deus, da Igreja e da comunidade. Celebrando este ano também os 50 anos da morte de D. João de Oliveira Matos, que foi bispo auxiliar da Guarda e fundador da Liga dos Servos de Jesus (encontrando-se o seu processo de beatificação em fase de análise em Roma) deixemos que também as suas palavras ecoem em nós: Temos de ir mais além e deixar que Jesus reine nos nossos corações, nas nossas casas, nas nossas famílias, na nossa terra, na nossa Diocese, no nosso país e no mundo inteiro. 

Mensagem para as Comunidades que me estão confiadas e a todos os que se deixam tocar por estas palavras...

5 comentários:

maria disse...

Pe.Ângelo
Partilhar maravilhoso que nos leva à reflexão,tudo seria mais fácil se a nossa mente visse e meditasse como as coisas do mundo são enganadoras e não nos pertencem e muito menos falar dos outros quando somo todos iguais,filhos de Deus.

Maria disse...

Pe Ângelo
É uma mensagem que nos toca a todos,ou devia tocar´porque a Palavra de Deus não é só ouvir é também pô-La em verdade na nossa vida,mas eu penso que à pouco noção de que isso tem que acontecer,à toda uma caminhada a fazer e uma preparação que por vezes é deficitária,mas O Pe. Ângelo lança a semente e Deus faz o resto,e quando ELE nos toca,toca mesmo.
1Cor 3,7,8
"Nem o que planta nem o que rega são coisa alguma;só Deus é que conta,pois é ELE que faz crescer,Entretanto quem planta e quem rega trabalham como um só.mas cada qual receberá a recompensa,segundo o esforço de seu trabalho"
Bem haja Pe. Ângelo Boa noite

Anónimo disse...

Bom dia
Encontrei este blog por acaso.
Gostei deste último post.
A partir da questão que coloca e, me permite vou lançar este desafio aos catequisandos que me estão confiados.
Que rosto queremos nós mostrar à comunidade e ao mundo?
O nosso ou o de Cristo?
Pr

Maria disse...

Deus envia-nos para o sítio certo,assim me aconteceu a mim ,aqui continuo onde me tem enriquecido espiritualmente,eu tinha dito isso mesmo à dias,Deus conduz-nos para o lugar certo.
Pe. Ângelo bem haja,o seu Blogue é de Deus, simples e claro e só esse é o caminho
Bom dia

Maria disse...

Pe.Ângelo
Boa noite, desejo que este novo ano Pastoral seja iluminado pelo Espírito santo,e que Jesus reine em todos os corações.
Bem haja