sábado, outubro 27, 2012

«atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus» (cf. Mc 10,46-52) - XXX Domingo do Tempo Comum - B


Em que momentos na vida, tenho a coragem para atirar a capa para trás e de um salto ir ter com Jesus? Na figura do cego Bartimeu, encontra-se representada a acomodação, o conformismo e a estagnação da vida. Digo mesmo, da vida de muitos cristãos. Quantas são as vezes que por causa de prazeres pessoais e interesses mundanos não dou um salto para ir ter com Jesus? Quantas são as vezes que deixo que a minha forma de pensar e a minha vontade não sejam moldadas pelo anúncio da Boa-Nova?

Estava este homem cego, Bartimeu, também conformado com as suas circunstâncias de vida e com a exclusão que a sociedade lhe impunha. Abandonado junto ao caminho, mas não plenamente esquecido porque pedia esmola, este homem dá conta de Jesus a passar e, de repente, deseja mudar a sua vida. De um conformismo e acomodação só seus, passa a uma entrega e a um encontro que mudam para sempre a sua vida. Se ele era sinal de acomodação, agora passa a ser sinal de diferença.

Jesus, Filho de David, tem piedade de mim”. Este é o grito da confiança e do desespero que este homem tem a coragem de fazer. Reconhece que Jesus é o Messias e pede-lhe, carinhosamente (mas em alta voz) para que Jesus olhe para ele. Quando a humanidade pede com coração, alma e inteligência, o Senhor não deixa de atender o pedido. Por isso, a primeira ordem é que o caminho entre Jesus e Bartimeu fique desimpedido e não haja obstáculos que continuem a bloquear o encontro: “Chamai-o”. (Sim, existe quem passe a vida a recusar que alguns façam o seu encontro com Jesus: ou porque se manda calar, ou porque não se ouve, ou porque não se ajuda, ou porque não se ama, ou porque…).

Mestre, que eu veja”. “Vai, a tua fé te salvou”. A adesão ao Senhor, passar pelo reconhecimento de quem Ele é. Por ir ao Seu encontro. Por entregar a vida nas Suas mãos. Por escutar com verdade o Seu anúncio. Por deixar a “capa” para trás e sem medo avançar na vida. Por não perder a esperança de dizer e gritar bem alto: Jesus, tem piedade de mim! Jesus olha para mim! Jesus eu quero-te na minha vida!

Na fé recebida como dom, encontra-se a esperança a que todos somos chamados. Porque não ouvir com ouvidos e coração a Palavra do Senhor? Porque não deixar que ela transforme a minha vida? Porque não recusar cada vez mais a divisão da fé da vida quotidiana e aceitar mais a fé como modo de viver? Porque não deixar de ser obstáculo para que outros se encontrem com Jesus? Porque não pensar com simplicidade e humildade: o que é que depois de ouvir a Palavra e meditá-la vai ser diferente na minha vida?

Pe Ângelo Martins

2 comentários:

maria disse...

Pe Ângelo
Bem haja por este maravilhoso partilhar,agora apenas vou referir uma frase que muito gostei"Em que momentos da vida,tenho coragem para atirar a capa para trás e de um salto ir ter com Jesus?",profunda que eu vou meditar seriamente,por diversas razões esta semana para mim foi...foi...

maria disse...

Eu penso que todos padecemos de cegueira,porque pensamos que a nossa vida terrena nunca se acaba,e estamos cegos ao mais importante o amor,a caridade ,perdemos tempo com as coisas do mundo ,esquecendo quem está ao nosso lado,com um egoísmo tão grande onde só enxergamos o nosso umbigo.
Ninguém sabe o que vai dentro de cada um ,mas por vezes magoam-nos tanto que dói tanto,mais que uma ferida.
Faz muita falta não só ouvir a Palavra de Deus e pensar que é para os outros ou então foi em tempos,ELA tem de ser a nossa vida.