sábado, outubro 20, 2012

“o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos” ( cf Mc 10,35-45) XXIX Domingo do Tempo Comum - B

“Servir e dar a vida”… que belo lema de vida que é oferecido pelo Senhor aos discípulos e, hoje, a todos nós.
Por vezes parece andarmos distraídos com questões de lugares, como Tiago e João. Os discípulos parecem andar longe de compreender e viver os ensinamentos de Jesus, pois só os seus interesses parecem emergir quando chega a hora de dialogar com o Mestre. Assim, Jesus insiste em ensiná-los (a nós também) que o Reino está para além de interesses pessoais e de lugares. O Reino está presente em cada um, cada vez que se faz doação e entrega ao próximo. Isto é o servir e dar a vida!
Em que momentos da minha vida eu procuro mais servir do que ter e fazer as coisas para me satisfazer? Em que momentos da minha vida procuro o melhor para o próximo (família, amigos, vizinhos e outros…)? Quando é que escuto mais a Palavra de Jesus?
A Comunidade que forma o Reino de Deus é feita de amor e doação! Pelo menos devia. Está ao alcance de quem? De mim, de ti e de todos nós. É urgente deixar brilhar a Palavra da verdade nos nossos corações. É urgente despertarmos do sono adormecido da fé recebida para a alegria vivida e celebrada. É preciso não deixar passar a beleza de Deus ao lado, mas embarcar com Ele na aventura da fé. Sim, a fé é uma aventura que é dom de Deus e acolhimento e resposta de cada um de nós.
Neste caminho, as facilidades não são muitas, ao contrário das exigências que são bastantes. Neste caminho, pode o sofrimento embarcar também connosco. Mas será ele um mal? Ou um bem? Ou então uma mera componente da missão de evangelizar sem desfalecer? “Terminados os sofrimentos verá a luz e ficará saciado”. Estas são as palavras do profeta acerca do Servo do Senhor. Servo este que sofre, mas que garante a Luz no e após o sofrimento. Evangelizar, ser discípulo, ser apóstolo, é também passar pelas “perseguições” e pelos sofrimentos. Estes sofrimentos podem levar a pensar que se está isolado e se rema sozinho contra uma maré que parece ser um tsunami. Não há que desanimar, pois a redenção através do sofrimento é plenitude da vida e garantia para o futuro. É-nos desafiado a nós, cristãos, sermos simples e humildes, padecendo nos sacrifícios como o servo disponível para amar sempre.
“Permaneçamos firmes na profissão da nossa fé”, diz a carta aos Hebreus. Em pleno Ano da Fé este desafio também se torna exigência. Não uma exigência com falta de palavras e obras, mas uma exigência de testemunho de vida! Acordemos da fé adormecida! Levantemo-nos com esperança! Acreditemos com toda a força, com toda a alma e com todo o entendimento. Somos desafiados a professar a nossa fé, com a vida! Somos “chamados a fazer brilhar a Palavra da verdade” (Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Missões)!
Neste dia em que somos também convidados a lembrar todos os missionários, acolhamos o desafio de viver a Missão de Jesus: tomar o seu exemplo de vida e, sem receio, sem temor e sem medo, transmitir a fé!
Pe Ângelo Martins

2 comentários:

maria disse...

Pe Ângelo
Que este ano a nossa Fé saia reforçada aderindo cada vez mais ao projeto de Deus e a olharmos tudo com os olhos de Deus.
Boa noite ,amanhã escreverei um pouco mais do que me vai na alma.

Maria disse...

Eu ontem senti Deus em mim,senti que olhando para trás, nada significa, pelo que Deus nos concede no futuro,tudo tem um caminho que tem de ser percorrido,e é isso que tenho vindo a fazer, passo a passo e sentindo as Mãos de Jesus me amparando.
À quatro anos atrás ia à missa,amava Cristo,mas hoje tenho consciência que eu O punha muito fora de mim,hoje não amando-O a ELE amo a minha família,o próximo e uma paz interior ,uma confiança uma fé em Jesus.
A proximidade,o conhecimento com a Sua Palavra é tudo,Ela nos toca ,no dá força,FÉ,tudo...
Nunca se pode amar quem não se conhece.
Pe Ângelo
Bem haja por este maravilhoso
partilhar,com muito conteúdo,muita Fé.