sábado, novembro 10, 2012

«ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver» (cf Mc 12,38-44) - XXXII Domingo do tempo Comum - B



Oferecer… Dar… Entregar… Tudo o que se tem nas mãos de Deus… Que atitude tão cheia de despreendimento, mas acima de tudo, de confiança. Falta tanta confiança em Deus, na Sua existência e na Sua Palavra.
As viúvas de que nos fala a Palavra de Deus no livro dos Reis e no evangelho de Marcos são o símbolo dos mais frágeis, pobres, humanos, mas também disponíveis para confiar totalmente no Senhor. A viúva de Sarepta acolheu o pedido do profeta Elias, sabendo que no meio da seca que assolava a região, ela e o seu filho deixariam de ter alimento. Mas mesmo assim aceitou confiar na palavra do profeta que prometia que nunca mais lhe faltaria nem farinha nem azeite.
Já a viúva que foi ao templo dar a sua esmola, deu tudo o que possuía: a esmola, o seu coração, a sua vida… Que atitude impressionante a desta mulher, que Jesus tomou para ensinar aos discípulos (para nos ensinar a nós) o valor de dar tudo, ou seja, o valor de entregar a vida e confiá-la vida nas mãos de Deus. Pois dar o que sobra é um feito extraordinário? Darmos a Deus o tempo que nos sobra no dia-a-dia ou na semana (e é quando damos) é algo de fantástico? Faz-me lembrar as sobras de comida que são guardadas no frigorífico, para só se irem buscar quando são precisas, e por vezes para não dar trabalho (gastar tempo) a fazer nova refeição. Não seremos por vezes assim com Deus? Deixamo-l’O na Igreja (ou em qualquer outro lugar) à espera que tornemos a precisar d’Ele, para quando chegarmos Ele estar lá pronto a ser usado. Esta era a atitude dos doutores da Lei: cumpriam regras e leis, mas o culto era vazio de sentido e mera fachada.
Hoje podemos aprender a acolher tudo o que Deus Criador nos dá: a vida. Ao acolhê-la também podemos dedicar espaços de tempo a confiá-la nas Suas mãos, a entregá-la sem medo. Dar tudo quanto se possuí para viver é dar o que somos, darmo-nos a nós mesmos: o nosso coração e os nossos bens!
Confiamos na Palavra de Deus como a viúva de Sarepta? Damos o que temos e o que somos por amor a Deus e ao próximo? Entregamos a nossa vida como Cristo se ofereceu e oferece para nossa Salvação? Vale a pena pensar nisto… (penso eu!)

3 comentários:

Maria disse...

Nós só compreendemos muita coisa quando Deus nos toca de verdade e nos abrimos a ELE e à Sua Palavra de contrário deixamos correr o tempo desperdiçando a vida tão preciosa,porque quando todas estas Palavras entram no coração ,as sentimos e desejamos pô-las em prática apesar de toda a nossa fragilidade ai sim sentimos o amor de Cristo.
O mundo é perigoso e nos afasta do essencial,do que nos enche e preenche ,do que nos faz feliz ,quanto mais dou e mais faço,mais tenho para dar e fazer. Sentir o amor de Jesus entregar-LHE a nossa vida para que ELE transforme com fé e confiança é maravilhoso.

Maria disse...

Nós nascemos simples humildes e assim deveria ser a nossa vida ,porque o Dom da vida foi-nos concedido para vivermos livres mas no amor ,só que o mundo nos vai transformando nem sempre no melhor e nos ocupando a mente com ilusões,quando a vida é tão fácil, amar, acreditar e entregar tudo o que temos,porque Deus a todos nos conhece e sabe do que precisamos ,nós não, hoje queremos uma coisa amanhã já não...inconstantes.

Maria disse...

"Vale a pena pensar nisto...",vale sempre a pena porque Jesus Cristo assim espera de nós que o amamos,e ELE nos vai mostrando o nosso caminho que é o DELE.
Eu confio,tenho fé,e me sinto fortalecida.