sábado, fevereiro 02, 2013

“Jesus… seguiu o seu caminho.” (cf Lc 4,21-30) - IV Domingo do Tempo Comum - Ano C

É preciso descobrir o caminho de ser profeta num mundo que pensa saber tudo e que quer impor o ritmo da vida. Não se pode de ter medo de ousar pensar e deixar sair por palavras e obras os gestos de Deus que atua na vida de cada um de nós. Temos que ser ousados e ser profetas de esperança e de hoje.  O profeta Jeremias sentiu o claro chamamento de Deus na palavra que Ele lhe dirigiu ao ser enviado a uma missão que não era fácil e esteve longe de ser bem sucedida. Por isso baixou os braços? Claro que não. Soube discernir a Palavra de Deus. Soube encontrar Deus na sua vida. Soube sentir a presença d’Ele e por isso assumiu a escolha de Deus a consagração e a sua constituição de profeta. Quem são hoje os profetas?

Quem são hoje os que ouvem Jesus com vontade? Quem são os que não o deixam passar simplesmente e não o querem para satisfazer a sua vontade pessoal? Quem são os que o dizem conhecer realmente, mas que quando se vai a ver, ao mínimo abanão da vida, tudo sucumbe… Claramente os “seus” são os que por vezes não O querem escutar porque pensam já estar cheios d’Ele e não precisam de mais nada d’Ele. Que errados que andam…

Somos chamados a percorrer o caminho do profeta que por vezes é um caminho cheio de riscos, de solidão de sofrimento e abandono, mas é um caminho que vale a pena, porque é o que nos leva até Ele. É o caminho do Amor d’Ele. Para isso o nosso coração tem de estar alicerçado no amor. No amor simples, sincero e humilde. No amor que é perfeito e imagem da perfeição de Deus. Tal como Jesus ao falar na sinagoga da sua terra não foi compreendido pelos seus porque estavam “cheios de sabedoria”. E seguiu caminho, também hoje nós temos de saber virar páginas da vida e seguir caminho com a coragem que nos vem do Céu. Sejamos profetas verdadeiros do amor de Deus, mesmo que soframos as dores da humanidade.

1 comentário:

Maria disse...

Precisamos tanto de aprender a olhar para a cruz humildemente, e sentir de verdade Jesus Cristo,não com palavras, que todos sabemos de cor, mas com atos e coração.Como teria a vida outro sabor,viver no amor.