sábado, maio 18, 2013

" Recebei o Espírito Santo" (cf Jo 20,19-23)



Receber o Espírito Santo é aceitar a graça de experimentar o Amor. Experimentar o Amor tendo Jesus como Mestre e guia da vida. Por isso Ele dá aos seus discípulos o Espírito Santo, para que eles levem no coração a experiência do amor e a testemunhem e vivam pelo mundo fora. Jesus hoje continua a dar-nos o Espírito Santo e a dizer-nos: “Recebei o Espírito Santo”. Recebemo-lo de facto? Não andarei eu (andaremos nós) distraído com outras coisas que não a vivência da experiência do amor de Deus em mim e no mundo que me rodeia???

As línguas descidas do céu são o sinal da comunicação. É preciso levar a mensagem com a nossa própria língua,… com a nossa própria vida. Cada vez que não aceitamos a Palavra no nosso coração e não damos um verdadeiro testemunho dela, estamos a renunciar ao Espírito Santo. As línguas de fogo descidas do céu são sinal de laços criados com os discípulos (connosco) fazendo o mesmo desafio hoje: criar relações serenas, verdadeiras, de amor com o nosso próximo! Quem é o próximo? Todo aquele que está à nossa volta: a família, o amigo, o vizinho, o que se isola da existência, o que precisa das minhas mãos para trabalhar, o que precisa da minha palavra para sorrir, o que precisa do meu perdão para viver,…

Somos Igreja que se reúne e ouve o Mestre a falar e se deixa animar pelo Espírito? Ou somos Igreja que se reúne por preceito ou obrigação e só se anima pelo que quer?

Que a paz esteja connosco. Que sejamos dignos de experimentar Cristo na vida, aceitando-o! Aceitá-l’O é saber amá-l’O e acabar com o pecado na vida. Sim,… o pecado é toda a ausência de amor que existe na minha e na nossa vida. E sim, o pecado, a ausência de amor, existe e é real.

Deixemos que a diversidade dos dons com que cada um é agraciado, não seja um fator de separação (como era na comunidade dos Coríntios), mas que seja um elo de unidade. Em Cristo, somos um corpo que avança na vida para instaurar o reino do amor e da paz.

3 comentários:

Anónimo disse...

Numa comunidade, há sempre alguém em desacordo. Já com os Coríntios assim foi... Mas é da discussão que nasce a luz! Alegremo-nos!
Que venha o Espírito Santo e nos traga algo que alimente a chama que se acende nas discussões...

Maria disse...

Padre Ângelo
A minha vida mudou radicalmente desde que recebi o Sacramento do Crisma,quando nós abrimos o nosso coração ao Espírito Santo e O deixamos atuar,o caminho vai-se fazendo progressivamente e quando olhamos para trás, já nada é igual.Deus está em nós.
Lindo partilhar,Homília,que eu gostaria de escrever mais,mas...
Bem haja ,resto de um bom dia agora mais quentinho,porque aí tem feito muito frio!!!

Maria disse...

Pe Ângelo,bom dia.
Homília que eu gostaria de descrever o que me vai na alma,não acrescentar nada ao que está escrito, pelo Pe Ângelo que tão bem nos descreveu o amor derramado sobre nós pelo Espírito Santo.Sinto uma alegria imensa,um amor,um agradecimento, ao ser chamada para receber o Sacramento do Crisma,tudo mudou...