sábado, agosto 09, 2014

«Tende confiança. Sou Eu. Não temais» (cf Mt 14,22-33)

Confiar... Confiar em Deus,... Confiar nos que nos rodeiam,... Qualquer relação tem por base a confiança, mas quando esta confiança vacila, tudo parace desmoronar e afundar. Sabemo-lo pela experiência que temos na relação uns com os outros, mas que não acontece na relação com Deus, pois aqueles que confiam no Senhor (com todo o coração, com toda a alma e com todo o entendimento) sentem e dão conta da Sua Mão esticada para levantar.
Porque o Senhor está sempre presente (certeza que vem da fé) será interessante que cada um lembre o ponto inicial do seu encontro com O senhor, ou seja, o momento em que o sentiu pela primeira vez. O profeta Elias, depois de ter tantos contra ele, volta ao Monte Horeb (ou Sinai) e dá-se conta da revelação de Deus a si como uma doce brisa. Elias não encontra o Senhor na rajada de vento, no terramoto ou no fogo, mas numa "ligeira brisa". Na tranquilidade, na simplicidade, na interioridade encontra-se a presença do Senhor. Talvez em muitos corações não haja a tranquilidade para se dar conta do senhor. Talvez hajam coraçoes demasiadamente cheios de coisas que não são as boas. Talvez haja palavras, gestos e sentimentos em nós que não dão espaço para que o Senhor se revele em nós. então será que consigo sentir, em primeiro lugar, a sua "ligeira brisa"?
O Senhor revela-se na ligeira brisa, mas também na tempestade que é a própria vida e na qual o reconhecemos ou não,... no meio da qual confiamos na Sua mão ou não,... no meio da qual ouvimos a Sua voz ou não... Pedro lançou-se na aventura de confiar plenamente no Senhor, mas no meio do caminho deixou que as tempestades da vida fossem mais forte e, por isso, vacilou. Mas Pedro, na aventura da confiança, não se deixou afundar porque aceitou a mão de Jesus. Como sou eu? Como somos nós? Homens e mulheres de pouca fé? Homens e mulheres cheios de dúvidas? Talvez tenhamos de, como Pedro, entrar mais na aventura da confiança para alcançar a fé dos discípulos: "Tu és verdadeiramente o Filho de Deus".
Eu quero avançar nesta aventura de confiar e de voltar sempre a sentir a "ligeira brisa" no meu rosto. Tu queres?

1 comentário:

Maria disse...

Eu quero avançar nesta aventura,nesta certeza em que o nosso coração sente de verdade Jesus.Lembro-me muito bem quando uma leve brisa passou por mim e me fez sentir tudo de diferente modo.E tudo mudou...