sábado, setembro 13, 2014

"Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele" (cf Jo 3,13-17)

Somos convidados a contemplar a Cruz de Jesus e a exaltar o imenso Amor da doação do Senhor por cada um de nós. Olhar a Cruz não é olhar a dor e a morte, mas o infinito Amor de Jesus e da vida dada para a Salvação. As questões residem: quero/queres ser salvo? Esforço-me/esforças-te para seguir o caminho do Senhor?

Há muitos sinais no mundo antigo e atual que simbolizam a vida, a cura e o amor. O livro dos Números apresenta a serpente de bronze colocada numa vara como símbolo de cura, mas também do amor, da misericórdia e da bondade de Deus. A impaciência humana faz com se digam, pensem e façam coisas inimagináveis que podem ser contra o Senhor e ferir o próximo. Quando isto acontece é claro que as consequências são desastrosas, pois a impaciência é inimiga da paciência. O Povo de Isarel irou-se contra Moisés e contra Deus. Teve a consequência da ira, mas ao reconhecer o seu mau proceder teve também a cura, a bondade, o amor e a misericórdia do Senhor. Como somos no nosso caminho espiritual? Fazemo-lo? Analisamos os passos que damos todos os dias? Encontramos a serpente de bronze (o Senhor) como Salvação ou só olhamos como descoberta de uma coisa que dá o que é preciso quando se pede?

Olhar e ouvir Jesus é contemplar o Amor perfeito. O mesmo Jesus que diz que será elevado como a serpente de bronze. Mas, claramente, a elevação de Jesus não é um objeto, mas um sinal concreto que é testemunho de amor por todos. Pelos do seu tempo e por nós que vivemos neste tempo. Até que ponto estou eu/estamos nós dispostos a fazer como Jesus? A dar a vida por amor e por vontade do Pai? Na conversa entre Jesus e Nicodemos, encontra-se a chave da exaltação da Santa Cruz: exaltar a cruz é exaltar o Amor. Que resposta dou/damos hoje a Jesus? Dou-me por amor sem medida? Estando a salvação em Jesus, acredtio n'Ele? Faço como Ele? "Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele". Eu quero ser salvo por Ele e tu?

As palavras da Carta aos Filipenses (Filip 2,6-11) são uma exaltação para Jesus. Eu vou fazer em silêncio exterior uma exaltação a Jesus com as minhas palavras. Faz tu também,... fazes?

1 comentário:

Maria disse...

Me ajuda,Senhor a entrar no Vosso caminho,que eu me dê sempre com muito amor aos outros.