sábado, novembro 15, 2014

"Vem tomar parte na alegria do teu senhor" (cf Mt 25,14-30)


Colocar a render os dons que o Senhor nos dá, é fazer da vida um próprio dom que dá fruto e não é uma apatia e uma fonte de energia estática. Cada um de nós, crentes, pode empenhar-se/esforçar-se em ser testemunha comprometida com o Senhor. Este compromisso não acontece de vez em quando, mas de forma ativa e permanente todos os dias.
A mulher virtuosa é que a vive diariamente os valores do trabalho, do compromisso, da generosidade e do temor de Deus. Tanto a mulher como o homem são virtuosos se assim viverem dia após dia, pois ambos são/somos administradores dos bens e dons que o Senhor dá. Assim, questiono-me se vivo sempre (todos os dias) os valores do reino. Se todos os dias me esforço por viver com eles no horizontes das palavras e das ações. Mas se não vivo assim, então em que valores baseio a minha existência?
S. Mateus ao relatar a parábola dos talentos diz que há três que recebem talentos, mas dos três dois fazem-nos render, mas um guarda-o para si mesmo. O Senhor que dá os talentos é Deus e todos nós somos os servos que recebemos, mas não agimos todos da mesma maneira. O que faço com os talentos recebidos de Deus? Jesus conta esta parábola por duas razões que o evangelista nos deixa aperceber: 1. O reino de Deus é exigente e faz com que cada um se comprometa com ele; 2. Aquele que não coloca os seus talentos a render fica sem nada e sem ver o Filho do homem. Então, os bens que Jesus me deixa confiados, coloco-os a render ou guardo-os para mim mesmo? Sou dos que arriscam viver comprometidos com o Reino ou dos que se sentam e só querem ser espectadores do mesmo Reino? Sou servo que construo o mundo ou que me sento?
“Permaneçamos vigilantes e sóbrios”, escreve S. Paulo. Sejamos crentes de verdade com as atitudes de um crente e não sejamos crentes adormecidos para o mundo que já vai dormindo…
Pe Ângelo Martins

1 comentário:

Maria disse...

No dia em que nos apercebemos que de verdade tudo o que somos,os dons de que somos portadores vem de Deus,aí tudo muda,o egoísmo cai e sentimos mesmo a necessidade de os pôr a render em todos os momentos da vida, ao serviço dos outros.Maravilhosa Homília,bem haja Pe. Ângelo,santo fim de semana.