A jornada de cada dia pode fazer sentir sobre os nossos ombros um peso muito grande e que, sozinhos, não sentimos força para o levar. São as inquietações, as preocupações, as doenças, os desânimos,… e tantas outras coisas que fazem “peso” na vida. Qual a forma de tornar tudo mais leve? Diz Jesus: Vinde a Mim todos vós que andais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei. Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o Meu jugo é suave e a Minha carga é leve (cf Mt 11, 28-30). Em Jesus encontramos a resposta para o peso da vida. Mas atenção: eu quero que Jesus faça parte da minha vida? Deixo a porta do meu coração aberta para Jesus entrar? Aceito a Sua Palavra no convite “Vinde”, e com Ele permanecer?
De facto, sabe-se que há muitas “distrações” ao longo de cada dia, mas como a própria palavra o indica: são distrações, ou seja, retiram-nos o importante e o essencial. Mas o pior acontece quando eu autorizo que essas múltiplas distrações façam parte do quotidiano. Poder-se-iam enumerar uma série delas, mas proponho que cada um faça o exame de consciência das distrações que tem com estas reflexões: o que coloco todos os dias em primeiro lugar? São as pessoas importantes para a vida? Olho quem está ao meu redor com olhos “limpos” ou “enevoados”? Que palavras saem da minha boca? Que pensamentos tenho sobre a realidade da vida? O que deixei de fazer para bem do próximo? O meu coração é manso e humilde como o coração de Jesus?
Assim, é preciso aceitar estas palavras de Jesus: Vinde… aprendei… encontrareis… Não são palavras novas, mas são palavras para O ter em primeiro lugar, pois quando Ele está em primeiro, tudo fica fortalecido com a sua força.
Paz e bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário