sexta-feira, junho 30, 2006

uma partilha de algo...BOM!!! (reflexão 5)


Existem momentos na vida de qualquer um que são os “baixos” ou, por outras palavras, crise existencial. Ninguém está livre disso, nem os padres. Eu sei-o bem, depois do último ano em que fiz um estágio de grande riqueza vivencial. Não posso dizer que foi um ano doloroso, de tristeza, de infelicidade, porque não o foi (apesar de em alguns momentos ter desanimado e muito). Prefiro dizer que foi um tempo de grande descoberta, de “desbravar novos caminhos desconhecidos”, de experiências interiores cheias de Deus, de momentos ricos de Amor comunitário, de gestos carregados de carinho.
Prefiro ver o positivo e esquecer o que possa não ter sido tão bom… pois a solidão pode ser um caminho para o desânimo… Mas não está Deus sempre comigo? Estar disponível para tudo, apesar do cansaço…. Mas não é para servir que eu cá estou? Existência de alguma frustração sentimental… Mas não estou eu sempre em comunhão com o Pai, o Filho e o espírito Santo? (não tenho os meus colegas clérigos?)
Podem parecer palavras ditas da boca para fora, mas é isto que eu sinto! Jesus disse aos discípulos que iriam sofrer inúmeras tribulações, ameaças, perseguições… Também eu o sei hoje. Tal como sei da promessa de Jesus que deixa o Espírito connosco, tal como sei que para alcançar o Reino de deus não há caminhos fáceis, não há “vias directas”, pois sei que para chegar a Deus é preciso Amar com Amor.
É na comunidade que eu serei sacerdote e é nela que eu quero estar e transparecer Deus. Deus está em mim e está na comunidade. Ambos devemos ser sinal do Deus que nos dá a mão como Pai, que nos abraça como Irmão e que nos conforta como Amor.

1 comentário:

Maria disse...

Pe.Ângelo
Por vezes existe em nós assim umas crises,talvez sem nos apercebermos ,mas um pequeno detalhe pode-nos fazer desencadear uma tristeza e nessa fase pensamos ser sem motivo aparente.