sexta-feira, abril 09, 2010

Cristo renova a nossa vida,...

Uma partilha das palavras que foram a minha reflexão com as comunidades no Domingo da Ressurreição.

Domingo de Páscoa – Ressurreição do Senhor

Depois do caminho percorrido até este dia queremos renovar de verdade as nossas vidas. Com Cristo Ressuscitado, também nós ressuscitamos para uma vida nova: uma vida transformada pela graça de Deus e pela nossa força de vontade! Pela graça de Deus e pela nossa força de vontade!

1. “Vós sabeis o que aconteceu”. Esta é a palavra que Pedro dirige aos primeiros cristãos e hoje a nós. Realmente, nós sabemos o que aconteceu: Jesus veio habitar entre nós com a força do Espírito Santo para manifestar a vontade do Pai. Por isso a Páscoa é Páscoa da Esperança. Esperança para os que a não têm,… esperança para os que procuram a vida e o seu sentido e não o conseguem encontrar,… esperança para todos os que desejam transformar a vida e que não conseguem… “Jesus mandou-nos pregar e testemunhar” a todos e não só a alguns. Sejamos verdadeiras testemunhas do Seu amor no mundo! Mas que amor é este?

2. No livro do Génesis, a primeira leitura da vígilia da Páscoa, encontra-se a expressão: Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom.” Não discutimos o valor realidade destas palavras, mas o seu sentido catequético. Nós somos, juntamente com toda a criação, obra de Deus. Só depois da criação do homem é que O Senhor contempla e admira tudo o que fez. Mas até a aproximação da perfeição é imperfeita e cada um de nós ao longo da sua vida pode (e deve) ir limando as imperfeições da sua vida para se assemelhar melhor ao coração de Jesus Cristo.

3 Tantas vezes pedimos aos Senhor Jesus: “Mandai, Senhor, o Vosso espírito e renovai a terraa nossa renovação também passa pela actuação do Espírito de Deus nas nossas vidas! Deixemos o nosso coração aberto à graça do Espírito Santo, para que Ele ilumine os nossos passos; não para que Ele tenha todo o trabalho na nossa caminhada, mas para que cada um de nós tenha em si mesmo a consolação da presença constante do Senhor na vida!

4. A Páscoa é dia de libertação e de salvação. O Êxodo relembra este poder libertador de Deus “O Senhor salvou Israel”. Chegue ela hoje, amanhã ou passados muitos dias ou anos que vão além dos nossos pedidos, ela chega sempre. Como chegou ao Povo do Egipto, que foi libertado da escravidão, também chega a cada um de nós. Quem não se quer libertar da preguiça? Quem não se quer libertar da inveja? Quem não se quer libertar do orgulho, da mentira e do ódio? O Senhor concede todas estas libertações aos que seguirem o caminho que Ele propõe.

5. O profeta Isaías Isaías diz: “Todos vós que tendes sede vinde à nascente das águas” (leitura 5). Quando precisamos de Deus (quando precisamos de Deus) vamos a correr ao seu encontro, como habitantes de um deserto escaldante sedentos por uma gota de água. Assim é a nossa humanidade: só nos lembramos quando precisamos! Deus não deixa de atender as nossas reais necessidades.(Deus não deixa de atender as nossas reais necessidades). Sempre que precisamos d’Ele vamos ter com Ele, mas Ele está sempre connosco. Ele está sempre connosco. A água renova a vida como nos renova a todos nós no Baptismo e nos renova sempre que renovamos os nossos compromissos de baptizados. (Baptismo sinal de compromisso e entrega)

6. “Porque buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não esta aqui: ressuscitou” Parece uma notícia muito surpreendente para aquelas mulheres que na manhã do primeiro dia da semana iam tratar do corpo de Jesus. Provavelmente também para nós pode ser uma surpresa a Ressurreição. Mas é a Ressurreição de Jesus o sinal da eternidade. É a Ressurreição de Jesus o sinal da Vida eterna. È a Ressurreição de Jesus o sentido que procuramos para a vida!

7. “Lembrai-vos de como Ele vos falou… “o Filho do homem tem de ser entregue nas mãos dos pecadores, tem de ser crucificado e ressuscitar ao terceiro diaOs anjos à entrada do sepulcro relembram àquelas mulheres as palavras que Jesus tinha dito, mas que já tinham ficado esquecidas das suas memórias. Será que nós, os cristãos, também não nos continuamos a esquecer regularmente do que nos une como irmãos? Será que nós, cristãos, não nos esquecemos das palavras de Jesus? Será que nós, cristãos, não deixamos de lado (em momentos da vida) a sabedoria que nos leva a crescer de dia para dia? Tentemos lembrar-nos mais da importância de colocar Cristo no centro das nossas vidas para melhor vivermos e escolhermos o caminho certo a seguir!

8. “Se ressuscitastes com Cristo aspirai às coisas do alto”. Este é o desafio do Apóstolo Paulo e o desafio que entra bem fundo nos nossos corações. Se estamos com Jesus Cristo, tentemos crescer mais para o que é eterno e não para o que é fugaz e pouco nos trás à vida!

9. “não acreditaram nelas. Pedro… correu ao sepulcro. … viu… e voltou para casa admirado com o que tinha sucedido.” É fácil procurar um sentido para as nossas vidas, mas é difícil acreditar que Jesus Cristo é o sentido das nossas vidas!

10. Desejo sinceramente que esta Páscoa/Ressurreição que estamos a celebrar seja um marco na mudança e na verdadeira conversão das nossas vidas, deixando-nos guiar por Cristo.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

1 comentário:

Maria disse...

Fiz o ano passado a renovação do Baptismo ou seja o Sacramento do Cisma ,onde ficamos abertos aos dons do Espírito Santo, foi um dos dias mais felizes da minha vida,com muito amor e consciência.