sábado, junho 19, 2010

é fácil ou não?


É fácil dizer que sou cristão! Que acredito em Deus - Pai, na Sua Palavra - Jesus, e na Sua presença constante - Espírito Santo. É fácil fazer isto! Surge-me a pergunta: então porque é que não somos cristãos (no verdadeiro sentido da palavra) e professamos a nossa fé?
Para esta pergunta surgiu-me há poucos minutos uma resposta: porque não é fácil! Não é fácil deixar tudo, renunciar a si mesmo, pôr a cruz às costas e continuar a acreditar! Não é fácil de compreender o sofrimento. Não é fácil compreender as incompreensões. Não é fácil ser-se como os outros querem que sejamos. Não é fácil agradar ao mundo inteiro com as nossas atitudes. Não é fácil estar sempre com um sorriso. Não é fácil aceitar que somos pecadores. Não é fácil aceitar as falhas e os pecados dos outros. Não é fácil amar todos os dias. Não é fácil aceitar as críticas construtivas que nos fazem. Não é fácil moldar o nosso pensamento.
Há mais coisas difíceis para ultrapassar do que fáceis para viver? Poderia ser esta a conclusão! Mas hoje recuso-me a esta conclusão!
«SE ALGUÉM QUISER VIR COMIGO, RENUNCIE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME». Não deve ter sido fácil para Jesus ter dito estas palavras, sabendo Ele que iria carregar uma cruz bem pesada às suas costas: a cruz dos nossos pecados, dos pecados de todos nós. Foram os nosso erros, os nossos maus-humores, as nossas fragilidades, os nossos maus desejos, os nossos fracassos, as nossas más línguas, que Ele carregou. O que Ele pede é bem mais fácil do que o que Ele teve de suportar: Ele só nos convida a que cada um agarre a sua cruz e carregue com ela e não ande a sobrecarregar ninguém. Se cada um carregar e viver a sua vida teremos o primeiro passo para a boa convivência. Mas o convite de Jesus não fica por aqui, pois Ele ainda acrescenta: SIGA-ME. Seguir Jesus com a nossa cruz é fazer cruzar a nossa vida com a vida de muitos outros, ou seja, cruzar a nossa cruz com a cruz do nosso próximo sem o sobrecarregarmos, mas caminhando juntos lado a lado pela vida.
Penso que descobri mais uma facilidade: como Jesus, vou levar a minha cruz, não a dando aos outros, mas caminhando ao lado deles! Só juntos é que podemos caminhar e seguir Jesus!

5 comentários:

carla santos disse...

Uma pergunta Padre.
Porque é que vocês Padres,Bispos, etc...culpo-nos por Jesus ter carregado uma cruz de madeira?Porque é que dizem que Jesus foi para a cruz por causa de nós,dos nossos pecados,mas porque é que dizem isso?Eu e muitos não éramos nascidos,como é que nós fomos culpados do que lhe fizeram?Não consigo compreender esse vosso lado de culpar os outros pelo o que fizeram a Jesus naquela tempo e isso já foi a que séculos.
Na escola de teologia ouvi dizer que quem meteu Jesus na cruz foram pessoas que eram Padres,sacerdotes e quem o entregou foi o seu povo os Judes acho eu.

Canela disse...

Permita-me o atrevimento de comentar.

Porque é dificil deixar de sermos, para que Ele seja em nós!

A Paz de Cristo

Clara Margaça disse...

Tentei escutar, mas só conseguia ouvir o silêncio profundo da noite. É nesta altura do dia que consigo sentir-me em Paz. Sabe bem ouvir o silêncio.
Embora esteja escuro, fecho os olhos e, ao contrário do que eu imaginava, tudo se ilumina. Vejo-Te.
À minha volta tudo pára e, por breves instantes, tudo parece fazer sentido. Mas se abro os olhos... volto a ver escuridão.
O silêncio permanece.
Porém, nesses escassos segundos de certeza da Tua presença, peço-Te que não deixes que a minha mão escorregue da Tua.
É difícil seguir-Te.
É difícil, porque seguir-Te implica saber amar como amas-Te, sonhar como sonhas-Te, sentir como sentis-Te, rezar como rezas-Te, sorrir como sorris-Te.. dar a vida por amor como deste.
No entanto, também sei que é sumamente importante, mesmo sendo tão difícil, pois, será no seguimento dos teus passos, mesmo nos mais simples, que irei ser eu própria, à Tua semelhança.
Cativaste-me e, agora, estou persuadida que a vida não tem sentido se não for ao encontro da Tua Palavra, das Tuas mãos, dos Teus pés...

Maria disse...

É verdade, é fácil dizer sou cristão, mas muito difícil de o ser de verdade, seguir Jesus ,estar disponível para ajudar o próximo não é fácil.

Maria disse...

Não é fácil carregar com a cruz ,mas temos de parar um pouco e falarmos com Jesus Cristo ,e vermos bem dentro de nós o que queremos.Ler as meditações e fazer delas na nossa vida ,que ajuda-nos muito a ser coerentes mais tolerantes ,serenos e não nos desviarmos do caminho de Deus ,só assim nos ajudamos a nós e aos outros.
Já consegui recuperar a serenidade,meditar ,interiorizar mais e mais,ver claro.