segunda-feira, junho 21, 2010

viver mais o Amor


Num comentário feito ao post anterior a "C" perguntava o porquê de a Igreja dizer que ainda hoje todos somos culpados pela cruz que Jesus carregou às costas ("cruz de madeira"), mesmo seja um acontecimento de séculos. Este comentário penso que surge mediante esta afirmação: "a cruz dos nossos pecados, dos pecados de todos nós." Nesta afirmação quero lembrar que foi a fragilidade humana (da falta de coragem, do "ir na onda", do deixar "passar") que fez a cruz de Jesus e que a tornou pesada. Jesus carregou de facto a cruz e nessa cruz continuam ainda os nossos pecados e o nosso mau julgamento das pessoas, pois as fragilidades e erros humanos de há séculos atrás, continuam a ser as fragilidades e os erros humanos da actualidade. Nós continuamos a crucificar Jesus Cristo, e o nosso próximo, sempre que recusamos viver o amor e a caridade como presença real no dia-a-dia, sempre que julgamos a vida humana (atitudes do nosso semelhante), sempre que não olhamos mais para a nossa vida e não fazemos dela uma partilha e uma doação, sempre que viramos a cara e falamos "com sete pedras na mão" para o vizinho, sempre que pensamos ser "donos da verdade" sem darmos espaço para outras verdades da vida. Os pecados de antes também são os pecados de hoje! As culpas de outrora também são as culpas do presente! O que devemos fazer? Viver mais o Amor!!!!

5 comentários:

carla santos disse...

Viver mais o Amor??????????????

Anónimo disse...

É bom e bonito falar de amor, mas nos nossos dias o amor verdadeiro é raro. Quase me atrevia a dizer que Amoré aquilo que uma mãe sente pelo filho, quando o sente nos braços - indefeso; todo o resto é amostra de amor, que agora é e logo já era.
Perante esta realidade, urge apelar aos bons sentimentos sejam eles quais forem: chamem-lhe amor, ou aquilo que quiserem; mas apelem( vocês padres) aos valores morais, sem os quais , nada será belo,muito menos perfeito.

Canela disse...

O que nos parece absurdo nos dias de hoje, Crucificar um inocente. É o que fazemos no dia-á-dia!

O Rosto de Jesus foi cuspido, o Seu Corpo açoitado, as Suas vestes foram repartidas, Jesus Cristo foi humilhado por "aqueles" que viviam nessa altura, mas "aqueles" representam toda a humanidade, a que já tinha morrido, a dessa altura e a de hoje... somos portanto também nós, os intervenientes da Dolorosa Paixão de JESUS CRISTO, nas Santas Chagas de JESUS, vimos o que o nosso pecado LHE faz ainda hoje... a cada pecado meu, não confessado nem reparado... sou eu que O Humilho, sou eu que O cuspo, sou eu que O açoito...

"sede Santos, como o vosso Pai é Santo." - Ser Santo, é viver a vida com os olhos postos no Amor de DEUS por cada um de nós, é um caminhar sem desanimar, é uma luta por sermos cada vez mais "perfeitos", fazendo-o como se tudo dependesse de nós, mas sabendo que tudo alcançamos com a Graça de N. Senhor Jesus Cristo.

Como é grande o Amor do nosso Pai Celeste por nós, não é?

Maria disse...

Nós nunca fazemos nada, são sempre os outros, o pior é que somos todos iguais e não há desacordo senão houverem duas pessoas e cada um com a sua verdade na cabeça.
O amor tem de funcionar e nunca o orgulho.

Maria disse...

É verdade, nós continuamos a crucificar Jesus,com todo o egoísmo presente em nós,como minha alma sofreu, ao longo destes dias em que vivemos e estamos mais intensamente com Jesus,ao sentir que podia ser melhor ,que o mundo anda tão absorvido, com tanta coisa ,que não interessa e se esquece que só Jesus dá sentido a vida .
ELE é vida,é «Fonte» de água viva que nos sacia e nos deu e dá tudo.