sábado, janeiro 28, 2012

pedaço de vida (j)

É preciso ter um coração sereno, puro e manso para escutar Jesus. Nem sempre o nosso coração se encontra desta maneira… às vezes os ruídos que envolvem a nossa existência é tão alto, que não nos deixa ouvir, aproximar e, até mesmo, contemplar Jesus.
Na Igreja, em casa, no trabalho, na escola, ou em qualquer outro lugar onde estejamos, podemos fazer um esforço para sermos mais verdadeiro, amigos e sinceros uns com os outros. Se assim acontecer, estamos a escutar Jesus!
Na maneira como falamos uns para com os outros, como nos olhamos, como nos cumprimentamos, como escutamos e como falamos, podemos ser mais cordiais, pacientes e amigos. Se assim acontecer, estamos a escutar Jesus!
Quando nos reunimos para rezar, seja na missa, no rosário, na Via-sacra ou em qualquer outro momento, qual é a nossa disposição? Olhamos para o relógio? Pensamos no frio ou no calor? Estamos simplesmente de corpo presente no local? Às vezes acontece, mas sempre que o fazemos numa atitude de humildade, simplicidade e escuta da Palavra de Deus, estamos a escutar Jesus!
Talvez não seja difícil escutar Jesus, mas a predisposição com que o fazemos pode ser a chave para nos unirmos mais ao seu coração.
Os discípulos, sentavam-se a ouvir a voz de Jesus, as suas palavras, a ver os seus gestos,… mas também se interrogavam pelo “porquê” de algumas formas de Jesus fazer as coisas. Nestas alturas Jesus explicava. Escutamos sempre as explicações de Jesus? Estamos disponíveis para que a suas palavras ditas e actuantes passem para o nosso coração e para a nossa vida?
Sinceramente, isto podem parecer meras divagações, mas pode ser também o sentir de um coração e também de muitos corações. Hoje, amanhã e depois quero continuar a pedir uma coisa ao Senhor, para mim e para ti: Jesus, ensina-nos a escutar-Te...

6 comentários:

maria disse...

Padre Ângelo
Li este partilhar que diz tudo,tudo o que muita vezes não fazemos escutar,parar,mas acredite que neste momento as lágrimas correm e talvez não saia nada debaixo dos meus dedos,porque o meu coração está dorido,não é de hoje, é de um acumular,que de repente tudo vem à tona,eu escuto,eu vivo para os outros,eu sou serena, e por o ser é que pensam que não sou ninguém a quem se respeite,mas ponho tudo nas mãos de Deus,eu faço o que sinto correcto, e Deus fará o resto,acredite que a partilha me enche o coração,mas agora não consigo dizer mais nada ,vou continuar aqui a ler a interiorizar,a ouvir...não são meras divagações não Pe. Ângelo,é um coração bom que nos diz a verdade ,só a comunhão com Deus nos trás paz à alma e se não o escutarmos e nos deixamos envolver pelo resto das coisas do mundo, fazemos isto mesmo que me
estão a fazer...
Pe. Ângelo,desculpe-me,mas meu coração está numa angústia.

Maria disse...

Deus mostra-nos sempre o Seu amor,de um modo ou de outro,hoje a Palavra de Deus parece que tinha sido preparada para nós,é pena que nem sempre estamos atentos para ver que ela todos os dias nos diz tudo o que precisamos ouvir.Por isso meu coração sofre de saudades do meu ex-Prior que nos ensinou a ver,a sentir, Jesus,mas só acontece a quem abre a sua porta, porque Deus não força nada,nós é que temos que sentir que a nossa necessidade de O receber é tão grande que não à mais resistência.
Jesus eu confio e sei que vais estar sempre em mim e na minha vida.
Sr.Prior gosto muito do Seu blogue das Suas Palavras,do Seu sentir e me faz,meditar, absorvendo cada Palavra como se as tivesse ouvir.Nunca deixe de escrever,porque o faz do coração,com simplicidade e muito amor.
"Jesus ensina-me a escutar-Te"estar atento e fazer tua Vontade, e me dá serenidade...

Maria disse...

De joelhos estou,mais uma vez
de joelhos,Senhor
Neste Teu santuário de paz
Venho aqui Te pedir,mais uma vez
Me ajuda,Senhor
Me ajuda a vencer todo o mal
Esse mal que me afasta de ti
e que me faz passar tantas noites sem dormir
Me devolva o sono,Senhor
Me concede a paz,Tua Paz
Me concede a paz

Quantas vezes eu quis ouvir Tua voz
Mas não pude,senhor
Eu estava ocupada demais
quantas vezes lembrei do teu amor
E chorei,Senhor
Pois nas garras do mal,eu senti
Quão distante eu estava de Ti
Quanto eu precisava de sentir Teu calor
Sei que podes curar-me,Senhor
Me concede a paz,Tua Paz
Ma concede a paz

Sei que podes curar-me,Senhor
Me concede a paz,a Tua Paz
Me concede a paz

Rafaela Pinho "De joelhos"

maria disse...

Padre Ângelo
Está muito frio ai,com temperaturas negativas,aqui está um pouco melhor,mas mesmo assim o frio não dá tréguas ,o pior será aqueles que não tem onde se abrigar e o conforto de uma coisa quente...

Maria disse...

Sr.Prior já vi que vai em Peregrinação à terra Santa,sentir e absorver todos os locais onde Jesus viveu,que maravilha!é uma coisa que nunca o poderei fazer, vai ficar em meu coração.

Maria disse...

Pe. Ângelo,não deixe de partilhar connosco...de nos trazer Jesus Cristo pelas Suas Palavras,e depois de nos descrever todo o vivido na Peregrinação à Terra Santa.
Bem haja