segunda-feira, janeiro 07, 2013

O que deixo para seguir Jesus?



A fé não pode ser, nem é, uma forma de tirar dividendos de algo que se pede a Deus e ele concede ou não. A fé tem uma raiz muito mais profunda, e neste Ano da Fé, podemos lembrar qual é. Cada um na sua forma de crescer, física e espiritualmente, encontra caminhos e vê-se forçado a tomar decisões no quotidiano. Mas toma as decisões baseado em quê? Naquilo que pensa. Mas se o que pensar não for a decisão correta?
Por causa disto, é que cada cristão deve lembrar que na sua essência de vida está Cristo e Ele é o caminho e o lugar por onde passam todas as opções pessoais da vida. Sei que é difícil, mas se recorremos a Ele nas nossas necessidades e aflições, porque não deixar que seja Ele, a Palavra, a abrir o caminho da vida?
Ser cristão,… ter fé,… não é algo inscrito no livro de registo da paróquia, mas deve ser a própria vida. Para ser a própria vida há até formas de ser que temos que deixar de lado. A atualidade da sociedade faz com que se “corra para todo o lado” e que o tempo que sobra é que se aplique no que é realmente importante: família, amigos, comunidade e, até mesmo em Deus. Porque será? Não será que se anda um pouco desorganizado? Não haverá já desculpas demais para só se procurar Cristo quando se precisa dele? Que é feita da atitude de estar desperto e com espírito aberto para ouvir Deus e converter a vida constantemente?
No reboliço do dia-a-dia há “coisas” que tem de ser deixadas de ser feitas para estar com Ele. Há “coisas” que podem ser feitas noutra altura para poder haver um espaço para estar com Ele. Também há “coisas” que nem precisam de ser feitas e encaixadas na vida, porque são meras futilidades… e tudo o que é fútil, afasta-nos d’Ele. Por tudo isto e muito mais, surge a pergunta simples: O que deixo para seguir Jesus? O que deixo para ouvir Jesus? O que deixo para estar com Jesus? O que deixo para viver Jesus? Ou será que não se deixa nada? Que parte da vida se escolhe: a eternidade ou a efemeridade?

2 comentários:

Maria disse...

A fé que vem do nosso interior onde tudo pomos em Suas Mãos,a nossa vida,a dos outros, com a plena confiança que só ELE sabe o que fazer,mesmo quando de todo em todo não conseguimos perceber o que nos está acontecer,aí sim o nosso coração está em Deus ,porque a nossa vida tem que ser exatamente a Sua Palavra proclamada,e não eu tenho a minha fé e ás vezes estamos iludidos é apenas ilusória.
O que deixo para seguir Jesus? Palavra direta e difícil de responder,mas eu hoje já deixei para seguir Jesus,consequências várias,mas o que tenho dentro me obriga a que o faça,mas a minha vida a DEUS pertence.

Maria disse...

A Fé é a adesão pelo qual aderimos na confiança´a pessoa de Jesus,filho de Deus e a tudo o que nos revelou por meio dos seus Apóstolos,pondo em prática a Sua Palavra e a difundi-La aos nossos irmãos.A fé estagnada não serve a ninguém,não a podemos guardar,temos que a pedir a Jesus e dela dar testemunho.