sábado, setembro 07, 2013

Que Igreja somos?

Uma parte da mensagem de reflexão para as paróquias que me estão confiadas...
 
Esta interrogação é uma interpelação direta a que cada um de nós faça uma reflexão séria, cuidada, profunda e em comunidade de que Igreja sente que é, descobrindo o caminho de Igreja para o qual deve caminhar, sendo sempre fiéis ao modelo e aos desafios de Cristo, nosso Senhor e Mestre.

Que Igreja nós somos? Uma Igreja que satisfaz os desejos pessoais de cada um ou uma Igreja que é fiel à Palavra de Deus e segue os Seus caminhos?

Que Igreja nós somos? Uma Igreja de sacramentos ou uma Igreja que é em si mesma um sacramento (sinal)?

Que Igreja nós somos? Uma Igreja em que só alguns “fazem as coisas” porque mais ninguém quer saber de nada e nem se interessa, ou uma Igreja em que todos participam na sua edificação e construção para um mundo à imagem de Deus?

Que Igreja nós somos? Uma Igreja de “supermercado” onde alguns pensam que têm direito a tudo e exigem as coisas só com a sua própria vontade, ou uma Igreja onde todos são verdadeiros discípulos e em comunidade conseguem solidificar as suas vidas em redor do Mestre?

Que Igreja nós somos? Uma Igreja de festas que para muitos perderam o significado e pouco se importam pelos valores cristãos, ou uma Igreja que é festa permanente porque tem Jesus como pedra angular na sua construção?

 

2 comentários:

Maria disse...

Pe.Ângelo,boa tarde ,não sou da Sua Paróquia,mas sou de outra que é também a casa de Deus,em que este partilhar se coaduna a todos nós.
Que Igreja somos? Muitas vezes faço essa pergunta a mi mesmo,quantas vezes não fazemos nem deixamos fazer,esquecendo que a Igreja somos todos nós e é a Cristo,com Cristo que temos de fazer tudo ,com amor e consciência ,nos Sacramentos ,não para a festa ou fotografia mas porque vamos conhecer,receber Jesus de uma forma fortalecida.
Que Igreja somos nós? uma pergunta que temos que perguntar todos os dias a nós próprios.

Maria disse...

Pe,Ângelo,bom dia,já tenho saudades de uma partilha,onde nos faz meditar e sentir Cristo
Bem haja