sábado, dezembro 14, 2013

“Ide contar … o que vedes e ouvis” (cf Mt 11,2-11)

No meio do tempo do Advento, a Palavra de Deus deixa-nos os desafios da Esperança, da Alegria e do Testemunho. Num tempo em que a sociedade prepara de cariadas maneiras o natal, não podemos deixar que o coração e o espírito fiquem para trás, pois Deus vem ao meu encontro, habitar em mim e com todos.
Assim, o desafio do profeta Isaías: “tende coragem, não temais”, é uma motivação de esperança a que todos coloquemos o nosso coração no senhor. Ele vem ao nosso encontro, mas, por vezes, nós cansamo-nos de o procurar. Ou porque a vida não corre como gostaríamos, ou porque temos dúvidas e questões que queremos ver respondidas e solucionadas. O certo é que num mundo de otimistas e pessimistas, qual é que eu escolho ser? O otimista da esperança ou o pessimista que constantemente lança um olhar escuro sobre a realidade circundante? É preciso deixar que a ação salvadora de Deus atue em cada um de nós, em cada um dos nossos corações. Para que assim aconteça, devemos dar-lh’E um lugar na vida (seja todos os dias ou uma vez por semana) para nos enchermos d’Ele. Levantar a cabeça e seguir caminho, com esperança nos pensamentos, no olhar, nas palavras e nos gestos.
“Sede pacientes e fortalecei os vossos corações”, diz s. Tiago. Cada um na sua própria condição tem aqui um desafio belo e tremendo a seguir, pois a ação de Deus torna-se visível através da maneira como eu (cada um) dá testemunho. Se passamos o tempo em queixas e lamúrias, como é que conseguiremos fazer reinar a serenidade e a energia na sociedade (família, amigos, vizinhos,…)? “Esperai com paciência” não são palavras para cruzar os braços, mas para serenar e ser testemunho de paz, fazendo com que a vida ao meu redor se torne cheia de Deus.

“És tu… ou devemos esperar outro?” A impaciência de João Batista não faz dele um profeta e percursor desesperado e sem esperança, mas alguém que anda inquieto por ver a Salvação de Deus acontecer na vida. Lembro-me em João Batista a impaciência de alguns que querem sinais imediatos de deus nas suas vidas. Alguns esforçam-se por encontra-los e, até mesmo, por ser esses sinais; mas outros só esperam que tudo se revele de forma espontânea quando for a sua vontade. Eu ao olhar em redor encontro os sinais de Jesus, tal como Ele revela, em variadas pessoas à minha volta: na pessoa que visita todos os dias os seus vizinhos que não saem de casa,… na pessoa que, mesmo doente, não deixa de sorrir para os que a visitam e só falam dos seus queixumes,… na pessoa que, com uma alegria sincera, dá a mão a quem precisa da sua ajuda,… na pessoa que se lembra dos mais frágeis e que, na discrição, os auxilia,… na pessoa que, para uma natureza mais sã, todos os dias recicla e defende a limpeza da natureza,… Pois os cegos, os coxos, os leprosos, os surdos,… são muitos. È aqui que eu (nós) temos de dar testemunho. “Ide contar o que vedes e ouvis” será que o fazemos? Somos testemunhos proféticos? Levamos os sinais de Deus na vida? Às vezes sim e outras vezes não. Nesta semana vou assumir o compromisso de trazer mais esperança no olhar, na vida e nas palavras, para mim e para o próximo. E tu?

1 comentário:

Maria disse...

Pe Ângelo,boa tarde.
Que a nossa vida, possa dar de verdade testemunho de Cristo,para que todos acreditem e sintam a necessidade de O conhecer e sentir.Gostei muito.
Desejo um Feliz Ano Novo,que nos traga muita saúde e amor,o amor de Cristo, em nossos corações.