sábado, janeiro 04, 2014

«viram o Menino... e, caindo de joelhos, prostraram-se e adoraram-n’O» (cf Mt 2,1-12)

A alegria de Seguir a Luz de Deus está inscrita no coração de cada um, e a forma como se faz a procura e a descoberta da mesma Luz é diferente de pessoa para pessoa, deixando a mesma Luz marcas diferentes. O Senhor é o mesmo, mas as marcas são diferentes porque os corações e as circunstâncias de vida também são diferentes. 
Lembrar a Estrela que é a Guia dos Magos é lembrar o Menino que é achado por eles. Não se conhecem os sentimentos que lhes invadiram o espírito, mas que ao verem-n'O eles mudaram a sua forma de estar: "prostraram-se e adoraram-n'O". Qual é a minha/nossa reação de cada vez que me deixo guiar pela Estrela e encontro o Menino?
Jesus é a Salvação manifestada a todos os povos, culturas e nações. Não é só para uma pessoa e para um povo específicos, mas para toda a humanidade. Por isso mesmo é que eu/nós cristãos católicos devemos levar no nosso coração a luz d'Ele. Mas nos Magos que souberam estar atentos aos sinais, também eu/nós estamos atentos aos sinais, ou seja, os acontecimentos da vida são lidos à luz de Deus? Nos Magos também vemos três homens que se desinstalaram do seu comodismo e arriscaram para ir ao encontro de algo desconhecido. Tenho/temos nós a coragem de o fazer? 
No dia a dia, a reconstrução de vidas dilaceradas por situações e circunstâncias, pode ser dolorosa e com a falta de um olhar de luz e esperança. Assim a Palavra de Deus através do profeta Isaías dá o mote de nos levantarmos e resplandecermos como as pedras brancas da cidade de Jerusalém. Ser como o sol que bate nessas mesmas pedras. A vida tem as suas contrariedades, as suas angústias, as suas opressões e marginalizações, mas através de um olhar de esperança, através de uma forma fraternal de vivermos uns com os outros, poderemos viver com a força da luz, pois Deus está connosco e dá a força e a motivação para ir em frente!  Consigo/conseguimos ser a luz que outros precisam para seguir em frente em vez de ser obstáculo que só consegue ser divisão e discórdia?

1 comentário:

Maria disse...

Que eu consiga ser a luz para os que precisam,para que sintam todo o amor de Jesus,Os Reis Magos também sentiram o apelo,o chamamento,e a vontade de fazer a Sua Vontade,seguindo por outro caminho.Que todos consigamos encontrar o caminho de Jesus,orientados pelo Seu amor.Bem haja Pe.Ângelo.