sábado, janeiro 11, 2014

"Este é o meu Filho muito amado" (cf Mt 3,13-17)

O Batismo revela Jesus como Filho amado do Pai e revela-nos a nós como filhos amados do Pai. Sendo o Batismo uma revelação da filiação divina e da nossa filiação, transpareço-a/transparece-mo-la  no testemunho que dou/damos da fé? Não basta ser-se batizado, é preciso sê-lo e testemunhá-lo na vida.
O profeta Isaías lembra que o Senhor chama, toma pela mão e nos forma, enviando em missão, ou seja, Ele não nos cria e abandona, mas acompanha com a sua presença na nossa vida, no dia-a-dia. A sua presença é mais visível e real quanto maior for o meu esforço pessoal por fazer com que a minha forma de estar e de ser transforme a realidade que me envolve. Deus atua através de mim/através de nós. Enquanto batizado sou escolhido/eleito, mas sou digno da sua confiança?
Mas lembrar o meu/nosso batismo faz fazer a viagem até ao batismo de Jesus. Ele que quis ser batizado como todos os outros eram batizados por João Batista (o primo): "Deixa por agora". João Batista fazia uma pregação de conversão de vida, pois é preciso constantemente rever e emendar "pontas soltas" do nosso ser. Esta conversão pregada e assumida por João Batista era acompanhada por um rito de purificação na água, acontecendo assim o batismo. Jesus passa por este momento, não porque precisava de conversão nem de purificação, mas para mostrar a sua identificação com a nossa humanidade. Por isso se abrem os céus (une-se o céu à terra), desce a pomba (desce o Espírito Santo) e ouve-se a Voz do Pai ("Este é o Meu Filho muito amado").  Este é o nosso batismo hoje: conversão, pureza, união aos céus do Espírito e de filhos amados do Pai. Lembramo-nos de que ser batizados é ser Filhos de Deus? a vontade do meu/nosso Pai é importante para mim/nós?
Pedro lembra ainda no livro dos Atos dos Apóstolos que Deus não faz aceção de pessoas e que Jesus, o ungido passou fazendo o bem. Isto também me faz refletir: E eu? Faço distinção? Faço o bem como jesus fez o bem?

1 comentário:

Maria disse...

Não,eu não faço distinção,todos somos filho de Deus, e para mim não é importante,é mais que importante, é tudo,é sentir que ELE está junto de mim,que me escuta,me atende,que posso em Seus Braços repousar.
Bem haja Pe.Ângelo