sábado, março 08, 2014

"Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" (cf Mt 4,1-11)

Estamos a viver a Quaresma. Tempo de reflexão interior e tempo de "purificar" a vida, nas palavras, ações e opções que são tomadas. Será a Quaresma um tempo de tristeza? Não. É um tempo de renovação,... de conversão! a vivência da palavra conversão deixa a sua marca para esta semana da Quaresma: é preciso colocar o Senhor no centro da vida e deixar que a Sua Palavra ilumine a existência.

Lembra-nos o Livro do Génesis, uma catequese maravilhosa sobre a criação. O Senhor cira-nos por amor, moldando-nos e dando-nos a vida. O mesmo Senhor quer preservar a vida do homem e da mulher da preocupação pelas opções entre o bem e o mal, mas sabemos como é difícil fazer a escolha e, por vezes, acaba-se por escolher o caminho errado. Assim, lembra-se que o Senhor é o Criador e que eu/nós posso/podemos não escolher o caminho da sedução da opção pelo poder absoluto. Quando se renúncia ao amor do Criador, aceita-se o caminho do mal.

Por isso, podemos aceitar o desafio de tornar a colocar a vida e o olhar em Jesus Cristo, pois Ele é o sinal da unidade, da justiça e da possibilidade de caminhar na bondade e no amor. Fica a interrogação interpelativa: o que posso/podemos fazer para colocar o Senhor no centro da vida dos homens e mulheres do nosso tempo?

Deixar-me/nos iluminar pelas renúncias de Jesus às tentações do materialismo, do êxito fácil e do espetáculo, do poder e do domínio. Esta é uma das etapas do caminho que posso/podemos seguir nesta Quaresma. Ouvir, ler e escutar a Sagrada Escritura que é a Palavra de Deus, recusando a tentação de prescindir do Amor do Pai na vida, pois "nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que vem da boca de Deus". Fica uma outra interpelação: o que é prioritário na vida: as propostas do caminho do Senhor ou os projetos pessoais que O excluem?

1 comentário:

Maria disse...

"O que podemos fazer para colocar o Senhor no centro da vida dos homens..." é o deixar-nos moldar pelo Senhor,para que sintamos a Sua Vontade."O que é prioritário na vida?"sem dúvida as propostas do caminho do Senhor.