sábado, maio 17, 2014

"Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" cf Jo 14, 1-12

Seguir Jesus é uma proposta do mesmo, que não é só um deambular pela vida, mas será o assumir da vida, dos gestos e da bondade d'Ele. Esta proposta de Jesus surge aos discípulos no meio da Ceia. Do Senhor vem a paz para o coração: "Não se perturbe o vosso coração". D'Ele surge a certeza de que a entrada na "casa do Pai" não se faz por um mero deambular pela vida, mas acontece na medida em que olharmos Jesus nos olhos para chegarmos à visão do Céu. As palavras escritas pelo apóstolo João, são de uma intensidade que só se compreendem na medida em que se me empenho em permanecer em Jesus. Fora d'Ele não se compreende, não se vive e nem se faz o caminho para o Céu.

A Igreja é Igreja quando dialoga e quando todos participam no serviço da Palavra e aos irmãos. Os apóstolos, ouvindo os cristãos, não assumem uma mera posição de autoritarismo, mas de escuta, diálogo e serviço para o maior bem da Igreja. Assim, decidiram empenhar-se no serviço da Palavra e, do meio da Igreja, escolher sete homens que estivessem mais disponíveis para o serviço aos mais necessitados. Assim, torna-se claro que a Igreja não vive de uma mera experiência de cúpula, mas vive das experiências quotidianas dos cristãos e, em diálogo, dá resposta aos anseios e angústias de todos os seus irmãos. Mas será que hoje também somos assim uma Igreja empenhada e aberta à participação de todos? Aceitamos o Espírito e deixamo-nos animar por Ele?

Assim, aproxime-mo-nos do Senhor, como desafia Pedro. Edifiquemos as nossas vidas sobre a pedra viva que é Jesus. Mesmo sendo rejeitado por uns, muitos somos os que aceitamos edificar a vida sobre Ele, pois só Ele é Caminho, Verdade e Vida. Percorramos o caminho de Jesus, seguindo os Seus passos e empenhando-nos em ser mais Igreja!

2 comentários:

Maria disse...

Pensemos que sim,que hoje a Igreja vive para todos,e de todos,se assim não for,que cada um de nós consiga aproximar mais e mais a todos os que A desejam, e procuram,e não afastar,porque Jesus,é o "Caminho,a Verdade e a Vida" e para todos nós.

maria disse...

Procuremos ser uma Igreja onde todos caibam,onde todos sejam acolhidos como irmãos,onde não exista distinção,porque Deus é o "Caminho,a Verdade e a Vida"e todos nós ansiamos encontrar o Seu caminho.