sábado, setembro 06, 2014

"onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles" (cf Mt 18,15-20)

A dificuldade de estarmos juntos em, nome do Senhor e de fazer tudo em Seu nome é grande. O Senhor está no meio de nós, mas por vezes não parece que se "expulsa" sistemáticamente!... A responsabilidadeindividual face a
o que é a própria vida e a vida que rodeia, está intrinsecamente implicado no ser discípulo de Jesus. Cada vez que se cruzam os braços ou se quer "fugir" a isto, está-e a "expulsar" o Senhor da vida.

Sendo o profeta Ezequiel chamado o "profeta da esperança", a sua maneira de agir é a de sentinela atenta e a de boca do Senhor, uma vez que não se deixa intimidar pelas circunstâncias sociais da época (exílio na Babilónia) mas dá a conhecer a vontade do Senhor, preparando o coração do povo para receber a mesma. Se ser sentinela define a imagem de profeta, não nos podemos esquecer que hoje nós somos profetas (em virtude do Batismo) e que somos as sentinela do hoje e do amanhã. Sentinelas que escutam a Palavra, que vivem a Palavra e que agem diariamente segundo a Palavra. Ezequiel manteve a esperança da unidade do povo ao Senhor através do modo como anunciava, denúnciava e colocava os projetos de Deus em primeiro lugar. E eu? E nós? Hoje somos assim?

Jesus ensina os discípulos a "ir". Não ficar de braços cruzados e com as mágoas no coração, mas a sair do que é comodo e dito "normal" e ir ao encontro do irmão. Somos ofendidos e então que fazer? o fácil é ficar e revoltar. A novidade é ir e dialogar. Não é fácil esta atitude proposta por jesus, mas é simples. As palavras de Jesus nesta passagem do Evangelho de S. Mateus são chamadas de "discurso eclesial", ou seja, são palavras para aprendermos uma maneira de ser verdadeira comunidade do Senhor. É preciso dialogar com o próximo. Não chega? Dialogamos uns com os outros. Não chega? Dialogamos com a comunidade. Não chega? sentamos-nos e na oração haverá de se encontrar um caminho. Sentar em oração não é ficar parado, mas é unir a vida ao Senhor. Somos Igreja de santos e pacadores, onde ambos caminham lado a lado, onde nenhum pode ser expulso, porque ambos desejam caminhar com o senhor no meio do coração. Então, por vezes pode ser preciso dialogar com mais gente. Não coscuvilhar, mas dialogar com verdade e sinceridade. è preciso tratarmo-nso uns aos outros com caridade e bom senso.

Diz S. Paulo aos Romanos: "Não devais... a não ser o amor de uns para com os outros". Se descobrirmos esta dívida não a deixemos, mas agarremo-la com as mãos, os pés, o coração e o espírito. Queres ter Jesus no meio de nós ou "expulsá-lo"?

1 comentário:

Maria disse...

Eu quero, ter Deus sempre em primeiro lugar,sei que nem sempre o consigo,e ter Jesus em mim.
Sentir Jesus no irmão, indo sempre ao seu encontro,em qualquer circunstância.