quarta-feira, julho 18, 2007

Somos dignos de ser chamados cristãos?


Um simples desafio para a a consciência de cada um: sou digno de ser chamado cristão? Será que esta questão é despropositada ou, pelo contrário, torna-se cada vez mais pertinente?
O que é um cristão? É aquele que vai à missa todos os domingos? É o que reza o rosário todos os dias? É a pessoa que se lembra de Deus quando precisa? É quem se quer aproximar dos sacramentos pela razão do “sempre assim foi” ou então do “parece mal”? Será cristão aquele que remete a sua fé para segundo plano: hoje não rezei nada porque não tive tempo! Será cristão aquele que diz: “confesso-me directamente a Deus”? Afinal de contas: o que é ser cristão?
«Quem der de beber um copo de água fresca a um destes pequeninos por sua condição de discípulo, eu vos asseguro que não perderá sua recompensa» (Mt 10, 42). Ser cristão é ser discípulo de Jesus! Ser discípulo na vida, na fé, nos gestos, nas atitudes e nas palavras. Ser discípulo de Jesus é participar na vida da comunidade, é tornar pessoais os problemas que estão na casa do vizinho. Ser discíplulo de Jesus é ler, ouvir, reflectir, compreender e viver a Palavra de Deus. Ser discípulo de Jesus é viver a Ceia do Senhor com entusiasmo, alegria e de modo participativo. Ser discípulo de Jesus é contribuir para o crescimento de todos, trazendo sempre consigo um copo de água fresca , guardando-o como um tesouro preciosíssimo. Sendo assim, já estaremos no caminho para sermos dignamente chamados de cristãos. Que testemunho de cristão daremos se vivemos a fé como uma obrigação, com tristeza ou como um “fardo” por tradição?
Deus faz milagres em nós todos os dias: desde o nascer ao pôr-do-sol a vida e tudo o que nos envolve é o grande milagre que Ele nos oferece. Aproveitemos este milagre que Deus nos dá, é já um “pedacinho de céu”!
O mundo precisa de cristãos mais comprometidos. Cristãos que querem assumir de alma e coração o ser discípulo de Jesus. É certo que somos humanos e por isso temos as nossas fraquezas e vamos errando, mas é importante nunca desistir e não baixar os braços. Ser cristão é ser discípulo de Jesus em todas as dimensões que a palavra "discípulo" pede, exige e trás em si mesma.

8 comentários:

Sandra Dantas disse...

Está tudo dito!!!
E muito bem!

Obrigada, gostei! Fez-me pensar!

Um abraço amigo!

Elsa Sequeira disse...

Sim, ser Cristão começa num sítio... que ninguém vê...no coração, e a maior parte das pessoas esquecem esse pormenor tão importante...


Bjto

Ecclesiae Dei disse...

Esse é um questionamento que tenho me feito ultimamente... é engraçado como hoje em dia as pessoas se acostumam a se dizer "cristãs" ou "católicas" mas não vivem o cristianismo ou o catolicismo...
Excelente seu texto para essa reflexão.
Abraços!

Maria João disse...

Ser cristão é acompanhar a Fé com obras. E nunca tirar férias de Deus Pai.

beijos em Cristo

Maria João disse...

O Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos, organiza de 24 a 28 de Julho uma caminhada jovem a Fátima de oração com e pelo Darfur.

O drama deste povo está a aumentar. As milícias continuam a desrespeitar os direitos humanos. Rezem pelo Darfur. E estejam atentos às várias acções de ajuda em http://jovensemissao.blogspot.com.

Maria João
Fé e Missão
(Missionários Combonianos)

123 disse...

voltei do festival jota,vai ver as fotos.

PDivulg disse...

Ser Cristão é acima de tudo mostrá-lo com a vida mais do que qualquer palavra...

Maria disse...

Ser cristão é sair do eu e pensar nós ,é tomar a vida dos outros como nossa com ajuda ,disponibilidade...