domingo, fevereiro 08, 2009

imaginação vs realidade


A imaginação é algo que nos deixa extravasar a alma e dar larga aos sentimentos mais profundos que existem dentro de nós mesmos. Mas a imaginação pode ser “perigosa” a partir do momento em que através dela queremos alterar factos históricos e realidades presentes. Nas mil e uma conversas que vamos tendo uns com os outros, frases vão sendo construídas com fragmentos de realidades e com a própria imaginação. A imaginação ajuda a que possamos passar por momentos para o real aquilo que está encerrado dentro do nosso imaginário e também dentro do nosso próprio inconsciente. È este inconsciente que vai fazendo com que em momentos da vida a realidade seja demasiada adornada com a imaginação, podendo chamar a isto uma deturpação da realidade ou até mesmo uma alteração de factos verídicos. Assim, chega-se facilmente à conclusão que o mundo da imaginação é proveitoso ao sonho e ao desejo, mas que não deve enfrentar-se com a verdade dos factos que vão sendo vividos ao longo dos tempos. Se pedimos a alguém que transmita um recado da nossa parte a outro alguém, e se essa pessoa não passa a nossa mensagem na integra, vai acontecer que a mensagem chegue quebrada ou adornada ao seu destino e assim haja uma deturpação da realidade que queria ser transmitida. Por nosso própria convicção temos dentro de nós (uns mais que outros, penso eu) o impulso de adornar uma mensagem/história ou então de lhe retirar pormenores que não achamos interessantes para o momento. Mais uma vez estamos a deturpar as coisas na verdade da sua essência.
Não há muito tempo (uma vez que a minha vida também não é muito longa) aprendi um lema de vida com alguém que sempre foi muito importante no meu caminhar: “Verdade na caridade”. Mais tarde vim a saber que é uma passagem de uma das cartas de S. Paulo. Hoje, ao vislumbrar este lema diante dos meus olhos, lembro a verdade que ainda me falta alcançar para que viva realmente em caridade/Amor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como se pode viver em caridade? Gostava mesmo de saber!

Anónimo disse...

sr. padre Angelo, como se pode viver a verdade na caridade,quando nós somos uma cambada de hipócritas que aqui andamos? Até fingimos que somos pessoas puras , cheias de bons sentimentos, com um coração do tamanho do mundo, mas na hora da verdade não passa de uma mentira! queria mesmo que fosse diferente e acredite muito me tenho esforçado para viver em verdade: verdade na vida e verdade no coração

Maria disse...

Na escola a professora dizia que eu tanto fazia uma boa composição,ou não.
Eu respondi que para isso tinha que vir de mim do meu sentir do meu coração,não era fértil a fantasiar e agora só fala o coração também.