sábado, dezembro 15, 2012

“Que devemos fazer?” (cf Lc 3,10-18) - III Domingo do Advento - Ano C

Nesta terceira etapa do Advento, a palavra de Deus coloca-nos diante da interrogação feita por três vezes a João Batista: Que devemos fazer? Esta pergunta nasce de entre os que o seguem e se sentem interpelados pelo que ele diz e faz. Por isso perguntam, e as respostas de João Batista são claras: sede sensíveis com as necessidades do próximo, não vos exploreis uns aos outros e não useis de violência de uns para com os outros.
Quase a entrar na novena que nos leva à celebração do nascimento de Jesus, esta interrogação surge para nos questionarmos sobre o que ainda precisamos de fazer para melhor preparar o Natal? Será que Jesus quer muitas luzes, prendas ou festas? Se o nosso coração não estiver verdadeiramente purificado, que prenda daremos ao Menino Jesus?
Neste que é o Domingo em que nós, Igreja, nos revestimos de cor de rosa, o apelo à conversão é forte e apelativo. O profeta Sofonias, no seu tempo, não só diz o que está mal na cidade de Jerusalém, como convida os seus habitantes a soltarem brados de alegria porque: “O Senhor está no meio de ti”. Por vezes podemos deixar-nos levar pela “conversa” dos outros que nos propõem o materialismo, as injustiças e as deturpações da realidade como sendo os verdadeiros deuses. Mesmo que nos deixemos levar alguma vez, o Senhor, nosso Deus, está sempre disposto a receber-nos com amor! Esta é a esperança e a alegria dada por Sofonias ao Povo de Jerusalém! Apesar de com facilidade podermos desistir de acreditar em Deus e viver segundo a Sua Palavra, Deus nunca desiste de nós.
“Que devemos fazer?” Que devemos fazer para preparar nos corações o nascimento de Jesus? Devemos converter-nos, sendo fiéis ao batismo recebido! Ser-se fiel é difícil, mas “das coisas fáceis não reza a história”. João Batista prega a conversão, mas não engana ninguém porque diz que alguém maior do que ele virá, e esse irá batizar com o Espírito Santo e com o fogo. Deixemos então que este anúncio ecoe nos nossos corações de batizados, para que o fogo do Espírito Santo entre em nós e nos aqueça. “Que devemos fazer?” Devemos converter, mudar, transformar e renovar o coração! “Seja de todos conhecida a vossa bondade.”
 

Oração para fazer em família e na comunidade para a terceira vela da Coroa do Advento
Senhor da alegria e da esperança
Converte o meu coração e ilumina a minha vida
com o Teu Espírito Santo,
mesmo quando eu me afasto de Ti.
Ensina-me a converter o coração num caminho de fé
de amor a Ti e ao próximo.
Faz com que o meu coração se deixe inebriar pela Tua alegria
e brote em mim a esperança de ser mais
bondoso, confiante e orante
Tu que és Deus com o Pai e reinas pelos séculos dos séculos.

2 comentários:

Maria disse...

Pe Ângelo
O mundo é inebriante com tudo o que nos oferece,mas que é uma quimera passageira, não é eterna,mas Deus sim ELE oferece-nos a vida eterna, e na Sua Infinita Misericórdia está sempre de braços abertos para nos acolher, apesar das nossas fragilidades.
O menino Jesus está quase a chegar e a pedir para entrar em nossos corações,quando era pequena os meus pais diziam,que o Menino Jesus ia nascer e trazia presentes para nós,hoje o pai natal tirou o sentido do Natal,só desejo que em todos corações exista a verdade que não são os presentes o essencial, mas sim o AMOR do fundo do coração.
Bem haja,a continuação de um bom Advento

Maria disse...

Padre Ângelo
Bom dia
Um SANTO e FELIZ NATAL,com muita saúde e felicidade, para Si e todos os seus.
Bem Haja