sábado, janeiro 05, 2013

“Ao ver a estrela, sentiram grande alegria.” (cf Mt 2,1-12) - Epifania



“Levanta-te e resplandece”. Que anúncio e desafio tão cheio de esperança. Pois é de esperança que cada vez mais precisamos! Foi ao olhar a nova Jerusalém, agora cheia de gente e de esplendor, que o profeta escreveu estas palavras. “Chegou a tua luz”. Hoje sabemos que esta Luz é Jesus que chegou para todos o contemplarmos, adorarmos e vivermos. Porque de pouco vale dizer: acredito. É preciso testemunhar, por outras palavras, é preciso dar evidências da fé.
A luz da cidade de Jerusalém é o esplendor de uma cidade que era vazia e agora está cheia, que era de trevas e agora é de luz. A vida também tem momentos em que é vazia e está inundada de trevas, mas que pode encontrar o caminho da plenitude e da luz se estiver vigilante. Os Magos ao seguirem a estrela, seguiram o caminho que procuravam. No seu tempo, sinais como a estrela resplandecente eram o anúncio de um acontecimento extraordinário. A estrela seguida pelos Magos a Belém é Cristo. Ele é a estrela que encontram.
Quantas vezes não andaremos ofuscados por outras luzes que não nos guiam e andamos por caminhos que não nos preenchem a vida? Quantas vezes não queremos simplesmente tornar Jesus a nossa imagem e nos esquecemos que Ele é a estrela?
O Apóstolo S. Paulo, na Carta ao Efésios lembra que lhe foi revelado o mistério de Cristo. A ele que perseguia cristãos, foi-lhe revelado o mistério de Cristo. Tanto nos Magos, como em S. Paulo, a Palavra de Deus manifesta que a Palavra Encarnada não é só para alguns (como a luz de Jerusalém), mas é para todos!
Talvez tenhamos de contemplar mais a Luz e deixar que o seu brilho inunde os nossos corações para que consigamos segui-l’A, pois pessoas como Herodes que querem tirar o brilho à luz, há muitas! Mas quantos somos os que conseguimos largar/abandonar/deixar coisas da vida (que são ilusões de brilhos e vida cheia) para seguir a Estrela de Jesus? Tal como os Magos deixaram as suas vidas quotidianas e seguiram o acontecimento extraordinário que estava diante de si, também nós somos agora convidados a olhar Jesus e viver com a Sua Luz!

1 comentário:

Maria disse...

Pe ângelo
Boa noite,bem haja por este maravilhoso partilhar da Palavra de Deus,que nos faz meditar,interiorizar e tentar encontrar a Luz que nos leva ao Menino e fazer o caminho de volta por outro caminho, como os Reis Magos, com mais amor ,humildade no coração.