sábado, março 16, 2013

«Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra» (cf Jo 8,1-11) – V Domingo da Quaresma – Ano C



Com alguma facilidade se julgam os comportamentos do próximo e se fazem juízos de valor acerca de tudo e de todos. Não com a mesma facilidade se abre a possibilidade de uma nova página na vida de quem erra. Por estas duas razões, penso que a Palavra de Deus, neste Domingo, nos quer ajudar a abrir o coração para que possamos ser mais amorosos e misericordiosos uns para com os outros. 

Recorda-nos o profeta Isaías a desilusão e a tristeza que o Povo tem no exílio da Babilónia. A ânsia por uma nova libertação das amarras da opressão e da escravidão. E eis que Deus se manifesta dizendo que vão regressar a casa e que o retorno vai ser mais fácil do que quando voltaram do Egito. Porquê mais fácil? Talvez porque agora o Povo já compreendia de um modo mais perfeito a “vida nova” que é oferecida por Deus. Talvez porque agora a conversão dos seus corações já seja mais verdadeira e sentida. Talvez para que se recordem sempre da misericórdia e do amor de Deus.

Chama S. Paulo a atenção para a maratona da nossa vida que não tem uma meta cortada, ou seja, um fim. É preciso um esforço continuo para se conhecer mais e melhor Jesus e para que o “lixo” que ocupa a vida, seja deitado fora e dê lugar à identificação com Ele. De que serve dizer-se ser cristão se a vida em nada é um esforço para se confrontar com a vida/palavras de Jesus Cristo?

Pois para conhecer é preciso entrar em oração, em meditação e reflexão. Jesus em cada dia retira-se para orar e só depois ensina. Falava do Pai, da prática do bem, da opção pelos mais pobres e fragilizados, escolhia os mais pequenos para exemplo de vida, contava parábolas para melhor ilustrar a mensagem. Mas eram alguns os que não gostavam dos seus ensinamentos de liberdade e amor universais. Por isso a cada pouco O testavam. Ao ponto de levarem alguém que foi apanhado em flagrante adultério e lhe dizerem que a Lei mandava matar essa pessoa. Claro que Jesus aproveita o momento para duas coisas: primeira para ensinar que não nos devemos andar a matar uns aos outros, pois Deus não quer a morte; segunda, para ensinar que o pecado é parte da fragilidade humana e, talvez por isso, “quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra”.

Um coração de amor e de misericórdia que se esforça por transformar/converter constantemente! Esta é a grande maravilha que o Senhor continua a oferecer a todos nós, seu povo, em mais um desafio no tempo da Quaresma.

1 comentário:

Maria disse...

Pe.Ângelo
Boa tarde,eis-me aqui escrevendo um pouco com mais calma,e com o tempo um pouco mais quente,sei que ai na Guarda tem estado temperaturas demasiado baixas,fazendo muito frio.
É verdade,é um caminho muito profundo e tem que ser percorrido com muita fé,nosso primeiro impulso é julgar,mas quem somos nós para julgar? o escutar a Palavra de Deus,interiorizar é fundamental para que não o façamos e conseguirmos ser misericordiosos.
Só conhecer Jesus, e cada dia que passa com esforço e a ajuda de Deus, nós vamos conseguindo encontrar um coração renovado.Rezando uns pelos outros pedindo que Jesus nos ilumine para sermos melhores,mais Misericordiosos,mais acolhedores.Bem Haja