sábado, março 02, 2013

“Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos.” (cf Lc 13,1-9)



Estou convencido das inúmeras oportunidades que o Senhor me/nos concede para encontrar o caminho do Bem e da Verdade. Perante uma multiplicidade de caminhos que são oportunidades de escolhas múltiplas, o Senhor aparece sempre como o sentido da existência, como a oportunidade a agarrar.

Ele manifesta-se de muitos modos ao longo da história da humanidade. A Moisés chamou-o através da sarça ardente e comprometeu-o através da missão da libertação do Povo do cativeiro do Egito. Deu a conhecer ao profeta a Sua realidade: “Eu sou aquele que sou”. O Senhor de hoje, mas também do ontem e do amanhã. Deus manifestou-se e continua a manifestar-se sempre que cada um de nós tem a coragem de lutar pelos valores do Bem e da Verdade. Sempre que conseguimos sair da passividade da rotina diária e recriamos a vida para fazer mais alguma coisa pelo bem do próximo. O Senhor está presente! O Senhor manifesta-se!

O fruto do coração apresenta-se ao Senhor quanto mais verdadeira e sincera for a nossa comunhão com Ele, na relação com o próximo. De que adianta “cumprir” ritos, se o coração não vive o que se pratica e celebra? S. Paulo lembra-nos que o Povo foi conduzido pelo deserto e alimentado por Deus, mas cedeu aos ídolos. Por isso é que a nossa comunhão com Deus deve ser um ideal de aperfeiçoamento e não um ideal de cumprimento. O que é o ideal da vivência cristã: os ritos participados ou a comunhão vivida com sinceridade de coração nos ritos e na vida quotidiana?

Por causa da nossa fragilidade humana é que o Senhor, na Sua imensa Bondade não se cansa de nos dar oportunidades para produzirmos bom fruto. Que fruto é que dia após dia o nosso coração apresenta ao Senhor? “Deixa ficar a figueira mais este ano,… vou cuidar dele,… talvez venha a dar fruto…” Ele planta, Ele dá oportunidades, Ele dá tempo, Ele vai tratando,… e eu/nós o que vou fazendo? O que tenho mudado neste tempo da Quaresma? No meu encontro com Deus e com o próximo, que frutos tenho apresentado? Quais são os valores que são verdadeira prioridade na minha vida?

2 comentários:

Maria disse...

Pe Ângelo
Boa tarde, todo um partilhar com grande conteúdo,da Palavra de Deus que nos leva à meditação, nesta Quaresma com maior
intensidade sobre o que fazemos da nossa vida, e das oportunidades que o Senhor nos concede para que o encontro com Deus seja feito de uma forma consciente.
Eu não consigo ver a minha vida só pelo ritual,é pobre,mas sim pelas ações,pela entrega,uma entrega feita de coração,atuante em qualquer situação,sentir Jesus no outro é a coisa mais maravilhosa que existe,até conseguirmos fazer isso é difícil,mas não impossível,sentir que vencemos uma etapa,mais outra,é um sentir que o nosso espírito está mais humilde e perto do Senhor.
Que o Senhor nos conceda sempre o discernimento,a clareza para O sentirmos, ouvindo a Sua Palavra,e fazer a Sua vontade dando frutos abundantes,para que possamos saciar os nossos irmãos com os nossos frutos.

Maria disse...

Quanto mais pensamos,mais encontramos as mãos de Deus em tudo,na nossa vida,no que nos cerca.
Que pena por vezes nos nos determos mais tempo na meditação e interiorização sobre tudo o que se passa,e na Palavra de Deus que nos diz tudo e a tentarmos compreender para a praticar na nossa vida com amor,vivíamos felizes,porque só no amor se é feliz.