sábado, janeiro 04, 2014

Sou a Igreja da Fraternidade?

O Papa Francisco escreveu sobre a fraternidade na mensagem para o Dia Mundial da Paz (01 de Janeiro). Partindo de uma das partes da sua mensagem: “Cristo abraça todo o ser humano e deseja que ninguém se perca”, cada um pode pensar no modo como tem abraçado o seu próximo e no esforço que tem feito para ser verdadeiramente fraterno. A sociedade atual já está demasiadamente fraturada pela falta de respeito, compreensão, ganância, egoísmo, desconfiança, despotismo, entre tantas outras coisas que só conduzem à habitação da maldade no seio da vida humana, para que nós, Igreja, continuemos a dar o nosso contributo para isso.
Assim, convém parar e refletir um pouco, enquanto cristãos católicos, na maneira como temos sido verdadeiramente fraternos: irmãos uns dos outros. Não basta dizer que se é, é preciso sê-lo de facto. Parece, por vezes, que alguns de nós, Igreja, somos muito pouco verdadeiros irmãos, pois só sabemos falar mal uns dos outros, criticar a vida alheia, desconstruir o que outros constroem, dividir o que outros tentam unir, edificar paredes onde elas nunca existiram,… parece que se opta pelo caminho mais fácil de dizer o mal do que potenciar o bem,… parece que a correção fraterna de que nos fala o livro dos Atos dos Apóstolos, pela qual eram conhecidos os primeiros cristãos, não acontece como fraternidade, mas como divisão, discórdia e maledicência.  Que se está a passar? De quem é a culpa? Será que estamos a acolher o abraço de Jesus? Será que temos aceite o abraço de Jesus? Será que temos desejado levar o abraço de Jesus aos nossos? Será que damos o abraço de Jesus uns aos outros? Cristo deseja que ninguém se perca. Eu quero continuar a esforçar-me em abraçar e vós? Vamos ser mais fraternos? Mais irmãos?

1 comentário:

Maria disse...

Ir à Igreja é fácil,mas ser Igreja da Fraternidade, é difícil,porque nós criámos um Deus ao nosso modo,em que nos habituámos a praticar rituais, muitas vezes pouco sentidos e os sentimentos, a Palavra de Deus,os atos com os irmãos são esquecidos.
Se a Palavra de Deus fosse absorvida pelo coração, saberíamos logo quando estamos a ofender o irmão,que é Deus que está dentro dele como de nós,mas não,a Palavra de Deus só serve para quem está ao lado.
A Palavra de Deus,diz-nos tudo e só quando a conseguimos sentir aí sim ,mudamos e somos uma Igreja da Fraternidade.