segunda-feira, julho 10, 2006

Homilia da Missa Solene

Caros amigos padres e diáconos,
Amigos seminaristas,
servas de Jesus e religiosas e religiosos de vida consagrada,
Caros irmãos e irmãs na fé.

Hoje é um dia de especial alegria interior para mim e, espero, também para cada um de vós. Celebro esta Eucaristia convosco, oito dias depois da minha ordenação sacerdotal, e desde já quero agradecer a Deus o ter escolhido este seu insignificante e humilde servo para Amar e Servir o Seu Reino.
Nesta tarde de sol brilhante somos convidados a reclectir a Palavra de Deus que hoje nos é proposta. Nem sempre as palavras que alguém nos diz são bem aceites, ou porque são palavras ofensivas, ou porque são palavras que contradizem aquilo que pensamos. Assim, podemos olhar a Palavra de Deus e pensar no que ela significa para cada um de nós: Será a Palavra de Deus um meio para eu me tornar mais Amor? Ou será simplesmente algo que eu escuto e não quero pôr ao serviço dos irmãos?
Hoje ao escutarmos a leitura de Ezequiel, contemplamos um homem chamado por Deus e que é enviado a ser profeta, ou seja, a levar a Palavra de Deus a outros povos. E não é por acaso que nesta passagem o Espírito chama Ezequiel de filho do homem. Ezequiel é filho do homem tal como eu sou e tal como é cada um de nós: fárgil, comum mortal, pecador, errante,... Desde já podemos ver que Deus chama ao seu amor e ao seu serviço os mais comuns e normais de entre muitos. Por isso é que eu me considero servo de Deus. Não sou mais nem menos do que cada um de vós. Tenho uma missão a desempenhar neste mundo, tal como todos têm a sua própria missão. No nosso crescimento temos o tempo para discernir, para ouvir a Voz de Deus e seguir o caminho que Ele nos apresenta.
Deus serve-se de mim e de todos nós para se comunicar ao mundo, para fazer ouvir a Sua Palavra e para oferecer o Seu Amor. Mas esta Palavra e este Amor para todos, não fica encerrado em mim, padre, mas é missão para todos os que estamos aqui hoje e para muitos outros que já conhecem a maravilha do nosso Deus Amor e misericordioso.
Ezequiel foi enviado a um conjunto de pessoas, para levar uma mensagem específica de Deus, para levar a sua Palavra. Assim eu sou padre e enviado a todos vós. Houve alguém que um dia me disse que ser padre não é ter um coração de amor encerrado num determinado sítio e lugar. Ser padre é amar tudo e todos de igual modo e com a mesma intensidade. Neste momento peço a Deus que me oriente sempre os meus caminhos, me ajude a abrir os olhos e me ajude a continuar a renovar o meu enamoramento por Si todos os dias. Enamorado por Jesus é como estou neste momento e é como quero permanecer sempre.
Das fontes da Salvação saciai-vos na alegria. Jesus é salvação, Jesus é Amor, Jesus é Paz. É nesta alegria que eu quero viover e que quero levar muitas vidas a viver. Numa alegria que começa nesta terra, e que se prolonga até à vida eterna. De Jesus água viva, devemos beber, para que em cada dia sejamos e possamos ser nova frescura e nova vida para o mundo que nos envolve. Mas quando se diz que Jesus é Amor e Paz, não são o amor e paz que nós estamos muitas vezes habituados a viver e a sentir. O amor e paz de Jesus não se vêm no mundo que vivemos, mas são o sonho que podemos realizar e que eu convosco quero constuir. Jesus dá-nos a beber da sua água, nós vamos até Ele e tomar parte da sua frescura.
Quando sou fraco, então é que sou forte! Só Paulo é que poderia deixar assim uma mensagem para as suas comunidades, mas uma mensagem que percorre o tempo e chega aos nossos dias. Paulo é um homem apaixonado por Deus, um homem que vive Deus em si, um homem que cumpre a sua missão de proclamar a Palavra de Deus. Hoje, na sua Carta aos Coríntios dá um testemunho das suas fraquezas, fraquezas essas que existiam na sua humanidade e que exitem hoje na nossa humanidade. A “linha” que nos separa do mal e do errado, é uma linha muito fina e que facilmente pode ser quebrada. A nossa ligação a Deus tem, e deve ser, uma ligação muito forte, muito cheia de vida e de amizade. Qualquer um de nós tem na sua natureza uma tendência a fraquejar... Paulo diz-nos hoje que, independentemente das adversidades que nos possam aparecer, devemos sempre lembrar-nos que somos fracos, mas que confiamos em Deus.
Nós não precisamos de um Deus que faz magia. A mim basta-me saber que Deus me ama (e sei-o) e que quer que eu continue a amar quem está ao meu redor. Nós não precisamos de um Deus distante. A mim basta-me sentir que ele me ampara e me segura com a Sua Mão. Nós não precisamos de um Deus justiceiro. A mim basta-me sentir o seu perdão, pois nesta certeza todos podemos crescer, arrependidos do mal que fazemos e querendo ser melhores.
Quando nos sentimos fracos, desamparados, desesperados, a certeza de um Deus que nos Ama, que perdoa e que nos segura na mão, deve ser muito maior e assim encontraremos força nas fraquezas.
Senhor, Tu sabes tudo!
Nos nossos dias, na nossa sociedade, existe uma grande falta de confiança, uma falta de vontade em assumir compromissos, uma falta de fé, generalizadas... Hoje Jesus continua a convidar a Segui-l’O. Tal como disse a Pedro: Segue-me, Di-lo hoje e a cada momento a todos nós.
Jesus pergunta a Pedro se ele O ama. Pedro responde sempre: Senhor, tu bem sabes que Te amo. Esta deve ser a nossa resposta! Jesus hoje pergunta-nos sempre se o amamos. Hoje a minha resposta é como a última resposta de Pedro: Senhor, Tu sabes tudo, Tu bem sabes que Te amo! Mas digo-o não com a tristeza que Pedro sentiu ao ser questinado pela terceira vez, mas com a alegria de que Jesus é tudo para mim.
Mais de que vãs buscas espirituais (que acontecem muito nos nossos dias) digo-vos um segredo: Só Deus Basta! Nada mais é preciso na nossa vida. A Alegria de ter Jesus em mim e poder levá-lo aos outros através da celebração da Eucaristia, é algo que me põe numa relação íntima com Jesus e que me leva a dizer em verdade: Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo!
Apascenta as minhas ovelhas. É esta a minha missão! É isto que Jesus quer de mim. Esta é uma missão difícil que quero assumir, mas que assumo com a ajuda de Deus, com a sua mão carinhosa que me ampara, com a Sua Palavra de cada dia, com o Seu Amor. Sem Deus nada sou, nada quero ser e nada posso ser!
“Seduziste-me Senhor, e eu deixei-me seduzir” é a frase bíblica que fui invocando ao longo de toda a minha descoberta vocacional e que quero continuar a invocar em toda a minha e nossa vida. Rogo a Deus que muitos outros se sintam seduzidos e chamados a Jesus como eu fui e me sinto neste momento. Que Jesus continue sempre a iluminar as nossas vidas e que a benção maternal de Maria seja conforto para o nosso dia-a-dia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assim tá melhor! Parabéns e obrigado!

Anónimo disse...

Parábens padre, o senhor direto e objetivo.

Disse muitas coisas em poucas palavras. Foi fiel do inicio ao fim.

Valeu! Paz e Bem!

Frei Alex

Maria disse...

Que essa simples frase, seja sempre o mote de uma vida fecunda em Deus.
"Seduziste-me Senhor,e eu deixei-me seduzir"