domingo, dezembro 02, 2012

“Tende cuidado convosco,(…) vigiai e orai em todo o tempo” (cf Lc 21,25-28.34-36) - I Domingo do Advento - Ano C



Ao dar inicio ao novo ano litúrgico e ao tempo do Advento, todos nós, cristãos, somos desafios a permanecer numa permanente escuta da Palavra de Deus, para melhor prepararmos a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Este tempo é uma oportunidade para meditarmos nas nossas vidas, no que somos, fazemos e dizemos, e questionar: sou verdadeiro discípulo do Salvador?
Diz-nos a Palavra de Deus deste primeiro Domingo do Advento que é preciso termos cuidado connosco próprios. De facto cada um só faz o que quer e acha ser o melhor para si mesmo, mas será isso o suficiente para viver na graça de Deus? Será que o que às vezes eu quero não vai no caminho contrário da vontade do Senhor Deus vivo e verdadeiro? Por causa disto é preciso meditar na Palavra e perceber que as promessas do Pai são sempre cumpridas: “farei germinar um rebento de justiça e de paz” (cf Jer 33,14-16). Este rebento é a libertação e salvação da vida aprisionada em zangas, ódios desavenças e intolerâncias. Este rebento é o anúncio de que a Palavra de Deus encarnada tem de ser escutada, meditada e vivida.
Abrir o coração à esperança e “vigiar e orar em todo o tempo”. Num momento da história da humanidade e do país, é preciso ouvir os arautos da esperança, que potenciam um futuro melhor. O primeiro arauto é a Palavra. Muitos são os que a ouvem e a põem em prática e encontram o caminho para viver a vida. Sim. É preciso viver a vida e não passar tempos e tempos a lamentá-la! Esta é mais uma esperança: vigiar e cuidar o que somos. O que somos, não o que temos. Jesus vem ao nosso encontro para nos apontar o caminho que nos leva ao Seu encontro.
Como fazer? Crescendo na caridade, confirmando os corações na santidade e progredindo ainda mais (cf 1 Tes 3,12–4,2). Nesta primeira etapa do Advento, preparemos o nosso coração com a oração. Dialoguemos com Deus. Peguemos na Palavra do Senhor e medite-mo-la no coração!

Oração para fazer em família e na comunidade para a primeira vela da Coroa do Advento
Senhor, quero olhar mais profundamente a vida,
estar mais atento à Tua Palavra,
para saber a estrada por onde caminhar.
Ilumina o meu ser para estar mais atento e vigilante
à minha vida, à minha forma de ser, de falar e de viver!
Num gesto de confiança e esperança da Tua presença no meu coração,
comprometo-me a pensar mais
no que sou, no que faço e no que poderei fazer
para melhor caminhar na Tua Palavra
e assim preparar a celebração do Teu nascimento.
Tu que és Deus com o Pai e reinas pelos séculos dos séculos.

3 comentários:

Maria disse...

Pe Ângelo
Bom dia
Iniciamos o Advento o tempo da espera,da chegada,da Esperança pela presença do Filho de Deus em nós.
Momento de oração e de reflexão, se o nosso caminho,a nosso modo de viver está de acordo com aquilo que a nossa boca pronúncia ,se o nosso amor por Jesus é assim tão grande que nos faz mesmo pensar que só ELE importa ,vivendo no Seu amor,deixando que muita coisa não tenha significado algum,porque o nosso coração apenas transparece o amor de Cristo.
Abrir o coração e tudo entregar e no amor esperar que Deus transforme e nos faça ver o caminho certo e de um momento para o outro somos surpreendidos com algo que seria impensável.
Esperança muita esperança...
Pe.Ângelo vou passar a oração para a rezar com o meu marido,é no amor ,na oração que todos encontramos a Paz.
Bem haja por esta reflexão

Maria disse...

"É preciso viver a vida e não passar tempos e tempos a lamentá-la"
Uma frase certa e que nós se passarmos a vida lamentar, e nada fizermos para a mudar, muito difícil é haver mudança, para a mudar Deus quer precisar de nós, do pouco que temos e que somos, para ELE a transformar em amor,e se nós nos abrimos à Sua Palavra,a interiorizarmos a difundirmos,tentando que a nossa vida demonstre todo o amor que existe em nosso coração por Jesus vamos ver os frutos,quando tudo parece perdido Deus surpreende-nos.Gostei da foto,Bem haja.

Maria disse...

O Evangelho de hoje nos deixa uma meditação,uma mensagem muito forte,uma vez mais passados tantos séculos esta Palavra é aplicada aos nossos dias como todas,só ai se vê o Mistério de Deus e a Sua Divindade.
"Com quem vamos comparar esta geração?".
Na verdade nós nunca estamos contentes,lamentamos e queremos sempre mais ,e pensamos que estamos isentos de culpa,porque a nossa mente não consegue ver a simplicidade do Menino de Belém,que se fez menino para nos dar a Salvação.