quinta-feira, dezembro 17, 2020

carta (w)


Senhor,... Tu sabes os tempos e os momentos... Os Teus tempos e momentos não são os meus, e por isso as "surpresas" fazem-se sentir a cada dia. Esta carta de hoje é só para dar graças e "refilar" um pouco. Dou graças pela vida que me tens concedido, pelas pessoas que comigo têm partilhado as suas vidas, mas hoje dou graças por me teres dado o pai, o meu pai. Tenho muitas coisas a gradecer pelo que ele me deu de vida, de conselhos, de presença, de amizade, mas acima de tudo de pai. Tu quiseste levá-lo num tempo que, para mim, achei demasiado cedo, porque ainda tinha tanta coisa a aprender e a partilhar com ele por cá... e sim, "refilo" conTigo porque, apesar de saber que os tempos e os momentos são Teus, Tu quiseste-o para Ti aí no Céu à quatro anos. Parece que foi hoje, de madrugada, que ouvi o que nem eu, nem ninguém, está preparado ou pensa chegar a ouvir. Pouco a pouco tive que me habituar à sua nova maneira de estar presente, que não é só na memória, mas é na vida feita com as suas palavras a ecoarem muitas vezes no coração e na alma. Se tenho alguma coisa a "refilar" conTigo, Senhor, é porque acho que me o tiraste daqui muito cedo, pois precisava e continuo a precisar dele aqui. E isto não tenho vergonha nem medo de Te o dizer. Mas dou graças. Dou graças pelas memórias de criança... que à noite, ali na terrinha, me ensinava as estrelas do céu (já foi à muitos anos, ainda sem haver a iluminação tão grande elas ruas da aldeia)... pela bicicleta que foi segurada pelas suas mãos durante algum tempo até começar a seguir nela sozinho... pelas aulas de condução particulares... pela paciência de me ensinar a prova dos nove... pela insistência em que eu cria-se gosto pela leitura e tivesse um curso... pela persistência para que eu crescesse e fosse "alguém na vida"... Não sei se me tornei ou estou a tornar naquela pessoa que gostarias que fosse, mas eu tenho um pouco o teu génio: digo o que penso, não guardo rancores, quando tenho um objetivo a cumprir, faço tudo por tudo para o alcançar, levando ao meu lado as pessoas que o querem alcançar, mas sempre sendo o primeiro a colocar as mãos na massa (não mandes, faz tu primeiro). Por tudo isto e muito mais, deixo de refilar, porque tenho muito para dar graças e trazer a sua vida na minha vida. Bem-haja, Senhor, deste-me a ele, e agora ele é todo Teu mas continua também a ser meu!...

Sem comentários: