terça-feira, novembro 11, 2008

fortes ou derrotados?


Tenho a sensação que a sociedade (de forma geral) está a encaixar, mais que perfeitamente, no facilitismo. O facilitismo pode ser encarado como algo bom, mas também é um mal para todos, pois pode gerar situações: “os outros que façam pois eu estou muito bem como estou aqui no meu cantinho”. Eis algo, não só ridículo mas, acima de tudo, desconstrutor de uma sociedade mais amiga, mais forte e mais humana. Não são só os outros que precisam de ser melhores e fazer mudar o mundo, o país, a cidade, a aldeia, a casa, a família, etc... “Eu” também o posso fazer! Então vamos só “arregaçar” as mangas? Não chega, é preciso criar força de vontade própria e só depois seguir em frente sem nunca desistir, pois podem vir as tempestades, mas se a “nossa casa” estiver construída sobre a rocha nada a poderá derrubar. Deus vai ajudar? Claro que vai, Ele está sempre ao nosso lado, apesar de que em momentos da vida não dêmos conta da sua presença e até deixemos de acreditar n’Ele. Fica o exemplo da oração de um judeu diante da câmara de gás, antes de ser morto: «Deus de Isarel, fizeste tudo o que era possível para que eu não acreditasse em Ti. Se, porventura, Tu pensavas conseguir fazer com que me desviasse do meu caminho, pois bem, eu Te digo, meu Deus, Deus de meus pais, não o conseguirás. Podes espancar-me, tirar-me o que mais precioso e querido eu tenho aqui na terra, podes atormentar-me até à morte, mas eu acreditarei sempre em Ti. Amar-Te-ei sempre. Morro como vivi, acreditando firmemente em Ti.» E nós? Como é que vivemos a vida? Desistimimos de acreditar e de lutar facilmente? Ou somos fortes e perseverantes?


3 comentários:

Anónimo disse...

EU...
Nas horas mais tristes da vida, nos momentos mais dificeis ....
pergunto a mim mesmo
Onde está Deus; porque ele me abandonou, quando Eu mais precisava.
Peço que me indique o melhor caminho a seguir, mas ele não me responde.
Serei eu merecedora de tamanho DOM.
Talvés não fosse a pessoa que ele queria ....
MEU DEUS, Perdoa-me.... ajuda-me a ser melhor...

Anónimo disse...

bom,o facilitismo é uma faca de 2 gumes,aplicado severamente na vida profissional activa,se para uns é um modo de gerir ,comandando terceiros c simples ordens,para outros o facilitismo so serve para despoletar medo de serem ultrapassados por alguem mais eficiente que tomou iniciativa.Creio que as pessoas qdo nao têm objectivos,facilmente cedem.Qdo querem mostrar que acreditam no seu ser e na sua fé,arregaçam as mangas e vão á luta!com fé e determinaçao chega-se a mto lado!Saludos !

Maria disse...

Desistir nunca ,o Espírito Santo nos dá a força para a luta da vida.