sábado, novembro 15, 2008

mais vale estar calado


Por vezes vamos "soltando" palavras para o vento e para pessoas. Algumas desses vezes nem sequer deveríamos abrir as nossas bocas, pois nunca se sabe o uso (bom ou mau) que podem fazer das palavras. Das palvras passa-se às frases e das frases às "histórias" e das histórias à realidade (obscura e bem cinzenta que não é realidade nenhuma). Assim nascem conversas que deviam ter "morrido" antes de nascer. Nascem atitudes que poderiam ter sido evitadas. Nascem desconfortos que não deviam acontecer. Então que conclusão podemos ter para a vida? Sermos mais calmos, mais serenos, mais pensadores e mais sábios naquilo que dizemos e fazemos. Às vezes nais vale estar calado!

9 comentários:

Anónimo disse...

Pe. Angelo.
Bom Dia.
Este mundo em que vivemos, é feito de boas e más intenções, existem nele pessoas que só pensão em andar a prejudicar os outros, esquecem aquilo que DEUS lhes transmitiu.
Gostei da forma como ontem falou na missa na Castanheira,
Devemos ver o mundo com outros olhos e outro pensamento.
Se alguém fala de nós, devemos ignorar.
Já diz o ditado Palavras "loucas ouvidos moucos".
Um Abraço.

Anónimo disse...

olha...agora é que tu disseste tudo !grande verdade sim senhor!eu apos ter levado umas pancadas no olhos abri a pestana!foi preciso uma doença grave,para poder constatar quem sao de facto os amigos verdadeiros...foi duro ver que há gente que simplesmente é louca,psicotica e que no fim sao mais ocos e insensiveis que uma pedra ,mas felizmente há amigos que ainda estao ali e entre silencios e lagrimas partilhadas ,dão o maior dos apoios !sim...ás vezes nao vale dizer o que nos vai na alma e desmascarar a tal gente,porque divinalmente já estão perdidos e num caminho sem regresso.No fim so nos prejudicam a saúde espiritual.Haja Deus para me mostrar quem me apoia nos meus bons e maus momentos!

Anónimo disse...

hoje não sei o que dizer .estou mesmo naqueles dias que não sei para que lado me hei-de virar .Apetece-me apenas não pensar ,mas não consigo.

Anónimo disse...

Não! não vale a pena ficar calado. Não o podemos fazer quando nos corre no sangue e na alma esta força de partilhar, de manifestar opinião e muitas vezes de tentar abrir caminho e fazer Luz com as nossas palavras. Muitas vezes somos mal interpretados, são inventadas histórias a nosso respeito, e sem darmos conta estamos a ser julgados. Mas que importa isso se estamos em Paz? Não te cales, vive a Vida tal qual a Sentes, dá aos outros o que tens dentro de ti, e receberás em troca a satisfação interior de seres TU.

Anónimo disse...

Este palavreado é anti social, induz ao não diálogo com o próximo e andar de trombas.

Com franqueza tenha juizo !

A atitude mais correcta é respeitarmos o próximo, darmos com educação uma palavra e um gesto de amizade por forma a se estabelecer pontes de diálogo e entendimento.

Percebeu ou quer que lhe explique melhor ?

Se tiver coragem desafio-o a publicar o meu não alinhamento com o que escreveu.

pensador da vida disse...

Não dando uma resposta, mas comentando...
Penso que o último comentário de alguém anónimo feito neste post, não está a interpretar bem as palavras da reflexão que eu fiz.

Quando eu digo que: mais vale estar calado, refiro a muitas vezes sáo se abrir a boca com a intenção de magoar e criar "boatos" que não são fundados na verdade. O respeito pelo próximo exige tembém que estejamos atentos às nossas próprias atitudes e ao que dizemos.

Quando digo: "mais vale estar calado" refiro-me às vezes em que se "fala pelas costas" em vez de se ir ter com a pessoa directamente e dizer tudo o que se tem para dizer de forma solidária e caridosa.

A expressão que usei, pode ter sido infeliz (para alguns), mas não pretende reflectir o não diálogo, muito pelo contrário, deverá promovê-lo e de anti-social não tem nada!

E como vê está tudo explicado(pela parte que me toca) e não foi preciso ofender ninguém. Por respeito ao seu pedido (como respeito todas as opiniões e pedidos de publicação, ou não, dos comentários) aqui fica o seu comentário publicado e um esclarecimento da minha parte.

Continução de um dia Feliz!

Renata Cavanha disse...

gostei muito da postagem...muito rica...penso assim tmb, por muitas vezes o silencio diz mais do que muitas palavras...temos que estar atentos , td q falamos , pensamos e sentimos...nem sempre o q pensamos pode ser o certo...
muito rica a reflexão...
Deus abençoe

Renata Cavanha disse...

Gostei muito deste blog, e assim q colocarem seguidores no blog, quero seguir...a paz...

faço parte de uma comunidade de vida Comunidade Beatitudes, temos uma radio: radio Beatitudes, depois venha nos conhecer, faço os programas as 09h terço mariano, 10h Escolha é sua (musical catolico) e tmb as 18h terço mariano, tem outros programas ao vivo na radio...

Deus abençoe

www.radiobeatitudes.com

Maria disse...

Quando existe um problema a frontalidade é o melhor e tudo é esclarecido na hora.