Há várias etapas e momento da vida que chegam a conclusões, mas que não representam o fim da vida, pelo contrário: quando chega ao fim uma etapa, começa uma nova etapa. Então é tempo de refletir o que se fez, se disse e se deixou de fazer ou dizer. Quando o coração fala, nem sempre o que diz é consensual, mas terá de o ser? Deixar o coração falar, quando ele está enraizado em Cristo, dará a conhecer o próprio Senhor através da vida. Também sei que nem sempre eu deixo as raízes crescer ou as alimento na Fonte mais correta, por isso sei que tenho de cuidar mais o meu coração, para que nele e a partir dele tudo seja mais Verdade de Deus. Termina uma etapa com sorrisos e lágrimas, com suspiros e angústias, com alegrias e tristezas, com palavras e silêncios, com passos dados e com preguiça, com o calor do Sol e com o frio da Luz, com colorido e com cinzento,... Termina uma etapa que me faz lançar numa nova etapa, com os olhos num horizonte que nunca deixou de existir: Céu. Será com os olhos mais voltados para o Céu e menos para as profundezas da terra. Será uma etapa com a vida mais iluminada pelo Senhor e mais firme n'Ele. "Faça-se (sempre) a Tua Vontade".
quarta-feira, dezembro 27, 2023
terça-feira, dezembro 19, 2023
em reflexão... (24) viver com Jesus
Nas nossas vidas quotidianas, facilmente podemos perder o horizonte da vida, e quando este se perde, deixamos de ver e tornamo-nos cegos diante das realidades da vida. Para nós, cristãos católicos, que temos o horizonte da vida em Jesus, teremos de ter sempre a atenção redobrada, para não nos deixarmos submergir nos excessos dos afazeres mundanos, mas ter espaço aberto para as realidades celestes. Jesus quer amar-me e impulsionar-me ao amor constante, mas para isso eu não O posso perder do horizonte. Cada um haveria de fazer um esforço para rezar sozinho em silêncio, para rezar em comunidade, para escutar a Palavra e lê-la, para viver a fé em comunidade que é feita de pecadores, mas com a vontade de santidade.
Assim, poder-se-á crescer e viver com Jesus no horizonte, pois não basta ouvir, é preciso fazer. Não bastar fazer, é preciso sentir. Não basta sentir, é preciso viver. Na plenitude da escuta, da ação e do sentir, poder-se-á alcançar a verdadeira vida.
Deixemos que a novidade de Deus seja uma constante, não ficando agarrados à terra, pois o Céu é sempre novo. Queira cada um ser surpreendido pelas notícias de Deus, pois só assim se conseguirá dizer SIM como Maria e sentir-se parte do povo que é enviado a anunciar a Boa-Nova a todos.
segunda-feira, dezembro 18, 2023
desabafo (y)
A inveja é uma das coisas que pode andar meia confusa por aí a fora. Inveja é: eu querer aquilo que é de outra pessoa, em vez de ser a vontade de querer ter também aquilo que outro tem. A inveja corrói o coração humano, porque querer roubar o outro para ter o que é dele, não é mais do que falta de amor e respeito para com o próximo. E há várias faltas de amor e respeito para com o próximo, pois andam por aí algumas pessoas a vestir-se como cordeiros sendo lobos e a fazer amizades de interesse invejosos só para alcançar aquilo que não é seu, que é de outros mas que querem que seja seu e não do outro. Uma tristeza quando o ser humano vive assim. Cada vez mais descubro a verdade infeliz de que há pessoas capazes de tudo para querer para si o que é do outro (sejam bens sejam posições sociais) e, assim, dispostas a tudo para conseguir. Não é um bom caminho. Não é um caminho de felicidade. Prevejo que apesar de ter sentido e sentir que a inveja que outros tem de mim e pensem que o que sou (e o que fui) não é mais do que uma afirmação de quem sou, estejam tão enganados e vivam com ódio no coração (sim, ódio). Se ontem fui, hoje sou e amanhã serei é porque todos os dias me disponho diante do Senhor para que se faça a Sua vontade. E se a Sua vontade é passar por ser alvo de outros, resta-me dizer: Assim seja.
terça-feira, dezembro 12, 2023
desabafo (x)
Há dias assim,... em que pouco há vontade de alguma coisa, seja de fazer, seja de "lutar". Há dias assim,...em que se quer fazer muito, mas não há vontade de nada. São aqueles dias que não se explicam ou tentam explicar-se pelo cansaço do corpo e da cabeça. Sim, o corpo cansa-se e a cabeça também, por isso é preciso procurar vontade onde ela existe: em Jesus. É em Jesus que eu coloco o querer fazer e procurar fazer mais alguma coisa, sendo ouvinte e praticante das suas palavras: "Faça-se a Tua vontade e não a minha". Há dias assim, em que só apetece fazer a minha vontade, mas que preciso de me recordar que tenho de fazer a vontade d'Ele, e só a vontade d'Ele é que importa e faz com que o meu coração e os corações se abram à Sua Graça. Quero descansar em Ti, Senhor, Só em Ti, Não quero descansar em mim e por mim, mas quero entregar tudo a Ti: o cansaço, a desilusão, a incerteza, a tristeza, a pouca vontade de nada fazer... pois Tu convertes tudo e por isso mesmo, a Tu entrego a minha vida, pois sinto que só em Ti estou bem.
domingo, dezembro 10, 2023
desabafo (w)
A ausência do que faz bem à vida é dolorosa. Há várias coisas que nos fazem bem: as pessoas, a natureza, os animais, todos os elementos da natureza (digo assim genericamente porque cada um pode escolher o que lhe faz bem)... A mim, pessoalmente, fazem-me bem as pessoas de bom coração: sincero, verdadeiro e transparente... Também me fazem bem os animais,... faz-me bem sentir no corpo o doce calor da primavera e do fim do outono... faz-bem bem o vento ameno do fim de dia, acompanhado do pôr do sol (então quando estou numa capela a celebrar com a porta principal aberta, parece sempre sentir o toque de Deus ainda mais presente)... Faz-me bem ter boas sensações que vêm dos outros e causar bons sentimentos e memórias na vida das pessoas... Mas quando algo termina sinto tristeza, vazio (que não torna a ser ocupado), lágrimas e dor no coração. Esta dor não cura (ao contrário daquilo que alguns dizem), mas cicatriza e torna-se uma boa marca de memória e recordação. A ausência das coisas que nos fazem bem causa vários sentimentos. Estes são os meus sentimentos e por eles agradeço-Te, pois é sinal que há boas marcas na vida que só são possíveis porque Tu dás tudo e me desafias a saber dar tudo.
sábado, dezembro 09, 2023
desabafo (v)
Há pessoas boas e há pessoas menos boas. Há quem seja cordial e quem ponha tudo da boca para fora doa a quem doer. Há quem saiba escutar e quem só saiba colocar a sua voz como a principal. Há quem seja humilde no coração e quem suba a escadaria do orgulho e magoe o coração do próximo. Há muitas formas de se ser pessoa, mas só uma me interessa ser: pessoa com o coração de Jesus. Os outros corações mais arritmados, doentes, parados, pouco me interessam como modelo e exemplo de vida, principalmente aqueles que se "acham ser" os melhores corações e os mais fortes e corajosos... "Dou-te graças, ó Pai, porque escondeste as verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos". É um coração pequenino que eu quero ter, e não outro. Um coração que sabe guardar,... um coração que sabe amar,... um coração que se sabe humilhar,... um coração que se mantém com a vida dada por Deus. No meio de uma série de pessoas, só me quero interessar por ter um coração manso e humilde como o de Jesus.
sábado, dezembro 02, 2023
em reflexão... (23) Jesus é a Luz
A pressa que se reveste de imposição exterior à vida de cada um, esgota a vida individual e social da pessoa, pois se está esgotada em si mesma, tudo à sua volta se absorve em esgotamento. Ora, diante desta realidade, o que fazer? Contrariar. E como?
Como cristãos, filhos e filhas de Deus, tendo Jesus no coração, é só deixar que a Sua Luz brilhe mais do que outras “luzes”. “Mas eu não tenho tempo para mais nada… eu queria ser mais religioso, mas estou esgotado com a vida… eu queria conhecer mais Deus, mas só vejo maldade…” Realmente, há muitas razões que nos podem afastar d’Ele, mas há mesmo algo nos possa afastar do Seu Amor? Já escreveu São Paulo na carta aos Romanos, no capítulo 8: «35Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? 36De acordo com o que está escrito: Por causa de ti, estamos expostos à morte o dia inteiro, fomos tratados como ovelhas destinadas ao matadouro. 37Mas em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças àquele que nos amou. 38Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro , nem as potestades, 39nem a altura, nem o abismo, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, Senhor nosso.»
Nada nos pode separar do Amor de Jesus. É por isto mesmo que eu tenho que procurar deixar brilhar a Sua Luz em mim e através de mim, para que Ele ilumine o mundo.
Jesus é a Luz e quem conhece a Luz permanece n’Ela e ilumina o mundo com Ela. Aqui reside o descanso para não se andar esgotado com o dia-a-dia nem para se esgotar o dia: estar com Jesus, procurar a Sua Luz, conhecer a Sua Palavra e irradiar no mundo o Amor Luminoso do Céu.
Paz e bem!
desabafo (u)
quinta-feira, novembro 23, 2023
desabafo (t)
Um amor imenso a todos... é o caminho que devo fazer todos os dias, mas é difícil. Difícil porque eu sou difícil e porque há pessoas muito difíceis de se amar. è a verdade que sinto no coração, mas uma verdade que quero que seja iluminada pela maior Verdade: Jesus. Sinto algumas vezes o peso das palavras e reações de outros mesmo sem que nada seja dito, porque o "diz que disse", o "diz que fez", o "diz que falta fazer", destrói aos bocadinhos a vida de qualquer um. às vezes sou eu que me sinto assim destruído, mas sei de várias pessoas que também se sentem destruídas por estas e por outras coisas. Qual o caminho mais fácil? Afastar, ser indiferente, não amar, "por de lado",... mas não é nada disto que Jesus ensina, pelo contrário: "como Eu vos amei, amai vós também", "como eu vos fiz, fazei vós também", " amai os vossos inimigos", "orai pelos que vos perseguem", "oferece a outra face", "não julgueis e não sereis julgados"... Só algumas das palavras do nosso Mestre que não podem ficar esquecidas, mas que são forma de vida. Este é o caminho que eu quero escolher, apesar de por vezes me sentir destruído pelos outros, quero fazer como Jesus fez e praticar o que Jesus ensina. Dai-me coragem para só querer este caminho, Senhor Jesus.
quinta-feira, novembro 16, 2023
desabafo (s)
Há dias que é tão difícil amar o próximo... tenta-se muito, esforça-se muito,... mas é tão tentador fechar a porta e virar as costas! É a ação mais fácil a ter-se, quando por vezes só há problemas, só há doenças, só há complicações, só há julgamentos precoces, só existe um doutoramento pessoal na vontade de ser e de querer de cada um que não se vê além dos próprios olhos... às vezes dá mesmo vontade de deixar de amar o próximo. "Não é querer mal" a alguém, como alguns dizem, é simplesmente sair e abandonar as palavras ditas e pensadas atrás das costas que magoam tanto... ferem tanto... que é muito difícil amar o próximo. Mas lá me vou lembrando que o amor ao próximo advém do Amor a Deus e por isso tem que se fazer por naturalidade da vida, mesmo que haja vontade de "fechar a porta" é preciso ir mais além. Amar as coisas boas e esquecer as más, amar as virtudes e lembrar que os defeitos não são para ter em conta, amar os sorrisos e enxugar as lágrimas, amar a proximidade e não deixar que haja afastamento. É preciso deixar a "porta aberta" porque amar o outros só se faz com o Amor a Deus e o Amor de Deus.
segunda-feira, novembro 13, 2023
desabafo (r)
Amor a Deus. O que é isto de Amar a Deus acima de todas as coisas? Questiona muito pouco a maior parte das pessoas, infelizmente. Pois sem o Amor a Deus acima de tudo, que Salvação vejo? Que Amor sinto? Que felicidade vivo? Tudo muito incompreensível para quem não quer dar a Deus o que não é seu: a vida. Dar a vida por Amor a todos: é Jesus. O Amor a Deus só se faz a partir de Jesus que se dá a todos e que nos quer levar a todos ao Amor do Pai. Não é grande nem alta Teologia, é simples escuta e vivência da palavra de Deus. Deixar que Deus fale... deixar que Ele toque o coração... deixar que Ele toque a vida. É simples, mas exigente! Em conversas de uns com os outros por vezes sinto demasiado a mundanidade e alguma "sujidade" humana... demasiado. Depois quando quero trazer o Amor a Deus para a conversa, para a vida, o meu coração (por vezes) e o coração dos conversadores está fechado, porque a vontade própria sobrepõem-se à vontade de Deus. Por isto, e muito mais, quero Amar-Te mais, Senhor... aprender a amar-Te e concretizar o Amor.
sábado, novembro 04, 2023
em reflexão... (22) Jesus Cristo abre os braços para acolher
Diante de tantos acontecimentos infelizes, dolorosos e horrorosos que estão a decorrer na vida mundial, ninguém fica alheio à verdade de que o coração humano pode impulsionar grandes gestos de fraternidade como pode desfazer-se aos poucos, virando as costas à esperança e ao sorriso da vida. E eu que faço? E eu que posso fazer para travar brutalidades que são ausência de paz e amor? É certo que diante da grandeza de tudo, pode parecer que posso fazer pouco, mas é precisamente o contrário. Posso fazer muito, pois se o geral está mal, é porque começou na base.
Assim, não posso eu, não pode ninguém esquecer que o primeiro passo pela paz, pelo amor, pela tranquilidade, pela harmonia e por tantas outras coisas boas, começa comigo. Se eu ficar à espera que outros façam por mim corro o risco de que tudo fique na mesma, senão pior.
Então pensei sobre o bom que é sentir um abraço e ver um sorriso. Nem todos são dados a tais coisas, mas o facto é que que “tais coisas” mudam a vida. Penso muitas vezes nos abraços de Jesus,... nos sorrisos de Jesus,... nos silêncios de Jesus... A forma como são descritos nos Evangelhos, são sempre desconcertantes e concertantes, e a razão é simples: envolvem!
Peço em jeito de oração… Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações feridos. Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações fechados. Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações tristes. Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações adormecidos. Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações que se esqueceram de ver o próximo. Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações que não se lembram de bater. Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações que só querem amar e viver em paz. Jesus Cristo, abre os braços para acolher os corações.
Paz e bem!
sexta-feira, novembro 03, 2023
desabafo (q)
Um pensamento, uma palavra, um gesto e a incompreensão. Não há receção suficiente do que se pensa, diz e faz. Não há espaço para silêncio no coração. Não há tempo para grande coisa,... mas há tempo para a incompreensão, pois mais vale que seja a minha vontade surda a acontecer do que disposição para que seja outro pensamento, outra palavra ou outra ação recebidas. Há de facto, muita incompreensão, quando tudo parece ser estranho. Incompreensão quando a voz própria é a que tem de ser ouvida. Incompreensão quando não se quer compreender. é estranho isto, pelo menos para mim, pois eu só quero aceitar a vontade de Deus e fazê-la acontecer com as forças possíveis. A força para a concretização da Sua vontade não vem de mim, mas d'Ele, mas também mas porque há muita incompreensão: afinal sou de Deus ou de mim mesmo? Tenho que fazer a vontade de cada um quando não é essa a vontade de Deus? O que é fazer tudo para o melhor bem de todos quando Ele é retirado da "equação"? A incompreensão é tramada e só a compreendo quando olho para Ti na Cruz: dar tudo é o melhor, mesmo na humilhação e na incompreensão.
segunda-feira, outubro 30, 2023
desabafo (p)
Lidar com o imprevisível,... com o desconhecido,... não é fácil pois exige confiança e entrega. Uma confiança e entrega em Deus e não no vazio, no nada. Muitas vezes me deparo com este desconhecido, ou melhor, todos os dias me deparo com ele, mas tento fazer o exercício da confiança e da entrega em Deus e nas mãos de Deus: Senhor, sou todo Teu, tudo é Teu, eu sou Teu! É um exercício espiritual e humano que, confesso, nem sempre tem de mim a entrega total, parece que fica sempre um pé atrás, bem preso, bem seguro, que custa a movimentar-se. Sonho com o testemunho de tantos e tantas que tiveram a capacidade de deixar tudo para seguir... que conseguiram construir a vida tendo só o Senhor como a rocha. Não os invejo, mas procuro neles o "clique" que preciso para não estar com o pé preso onde quer que seja. Por isso rezo: Senhor, sou todo Teu, tudo é Teu, eu sou Teu!
quinta-feira, outubro 12, 2023
desabafo (o)
Quantas vezes paro para querer rezar... rezar muito, não sei o que é, mas rezar bem, em unidade a Ele. Mas não consigo (pelo menos é o que parece). Passam muitos pensamentos pela cabeça (a vida). Vêm ao coração situações da vida atual, passada e sonhos e esperanças do futuro. Paro, refilo comigo mesmo e digo-me: para, não estás a pensar n'Ele... não te estás a abandonar nas Suas Mãos... o que se passa contigo por trazeres tantas coisas e não O ouvires a falar-te? Só me surge uma razão: demasiado cheio de mim mesmo e das minhas coisas. Então vou pensando em tudo, falando de tudo, até não ter mais nada. Passado algum tempo (nem sei se muito nem pouco), consigo estar sozinho com Ele. Ele pode encher-me da Sua Graça porque agora só sou eu e Ele e todo o mundo (que não ficou para trás) que permanece no meu coração, mas que Ele agora envolve de uma forma que me faz entender outra vez: nada é teu, tudo é Meu.
segunda-feira, outubro 02, 2023
em reflexão... (21) coração ardente caminhando com Maria
O Papa Francisco faz-nos uma reflexão para o Dia Mundial das Missões, a partir do texto do evangelho de São Lucas: CORAÇÕES ARDENTES, PÉS AO CAMINHO (Lc 24, 13-25). A partir dos discípulos que saem de Jerusalém, tristes e desolados, para Emaús (após a paixão e ressurreição), relembramos que as circunstâncias da vida são diversas, mas que é a partir e dentro da mesma vida que o Senhor se continua a revelar. Quando deixamos e queremos que Ele nos fale continuamente e lh’E pedimos que fique connosco, vamos sentir o nosso coração a arder e o impulso de não ficar dentro de si mesmo, mas partilhar a vida com o mundo.
Um coração que arde de amor por Jesus é um coração inquieto que tem a necessidade de espalhar esse fogo pelo mundo. Dentro nas nossas comunidades há muitos corações ardentes, mas há corações que precisam de sentir este fogo de Jesus que não queima, mas que arde bem dentro e transforma tudo em força e em esperança. O coração ardente também é sinal da fé como dom e como caminho com Deus ao encontro do próximo. O coração ardente é o que não se deixa estar acomodado, mas que (apesar das dificuldades) continua a remar num mar que pode ser desconhecido e que na necessidade de remar tem a força de Jesus para que os braços e o coração não se cansem. O coração ardente é aquele que vai ouvindo a voz de Jesus até chegar ao ponto de querer ter e ser o Coração de Jesus.
No mês de outubro, também vivemos o mês do Rosário. Rezemos o Rosário todos os dias, pessoal e comunitariamente. Peça cada um a Nossa Senhora, através da oração do Rosário, as graças: de um coração ardente, de um sorriso sincero, de paciência nas tribulações, de perseverança no caminho de cada dia, de vocações à Igreja e de viver com todos em verdadeira paz. Com o coração em Jesus, caminhemos com Maria.
Paz e bem!
quinta-feira, setembro 28, 2023
Inquietações (11)
A volatilidade com que se vive hoje em dia é impressionante, pois tão depressa se diz "amo-te" como se diz "está tudo bem" mesmo quando não se está. É confuso? É mesmo para ser, pois as inquietações têm origens confusas que não se entendem como formas de assertividades,... têm origens turbulentas e repercutem-se, muitas vezes, em silêncios. O silêncio, esse, já não é inquietante, pois ele pode realmente serenar os inquietos e inquietar os que não querem o silêncio e procuram as palavras que justificam o silêncio.
terça-feira, setembro 12, 2023
desabafo (n)
terça-feira, setembro 05, 2023
desabafo (m)
Imagens de pessoas e situações que revelam desespero, não faltam! E o desespero que por vezes nos assombra a nós mesmos e pessoas que estão mesmo ao nosso lado? Desespero que está em silêncio, calado, quieto... Desespero que não é revelado por medo e por ignorância. Desespero que não é tratado com amor, com afetos, com fraternidade. Desespero que quer falar bem alto e gritar,... mas não,... fica reprimido. Desespero que se revela muito mau para quem o sente e para quem, mais tarde, pode ser tomado por ele. Parece que muitos o vão sentindo (eu próprio), não por falta de confiança e entrega a Deus, mas pela falta de humanidade e fraternidade humana (cada vez mais evidente). Há esperança, sempre. Sempre que alguém se sente e ouve... sempre que alguém surpreende com uma palmadinha nas costas... sempre que há um piscar de olhos quando não se conta com ele... sempre que há um telefonema "do nada"... sempre que há um convite para "um copo"... Ainda há esperança que o desespero não vença no silêncio, mas que a fraternidade seja a bandeira da vitória.
sábado, setembro 02, 2023
em reflexão... (20) proclamar e testemunhar o Evangelho
As várias circunstâncias da vida podem permitir-nos ir mais além ou ficar parados, mas a vontade de cada um é que define o que se faz e o que não se faz na vida. Nas ações de proclamar e testemunhar do Evangelho, cada um de nós sabe que depende da forma como o quer fazer e não do número de ações em que participa, pois a proclamação e o testemunho conseguem-se alcançar quando temos as raízes do Evangelho bem firmes dentro da vida. E sobre as raízes, nós sabemos quais são e que as temos, mas precisamos de tratar delas e cuidar delas para passar a estas duas ações importantíssimas.
A ação de IR anunciar o Evangelho exige que antes haja a ação de VIR estar e aprender com Jesus. Esta ação é fundamental para passar às outras, pois só estando com Ele, deixando-se envolver por Ele e permanecendo n’Ele é que se dão passos para que o Evangelho seja visível na vida das nossas comunidades. Deixar o “eu” e encontrar o “nós”, pois Jesus é para TODOS NÓS e TODOS temos que VIR a ELE para depois IR com ELE no coração e na vida.
Assim, é necessário que cada um requeira a si mesmo menos comodismo e mais passos, menos “refilisse” e mais conhecimento, menos abandono e mais ação. É necessário que cada um se queira entrosar no Evangelho e fazer parte da ação transformadora que este pode causar na vida de todos.
Prestes a iniciar um novo ano pastoral, alguns apelos: esforce-se cada um estar mais perto de Jesus e da comunidade; que cada um possa dizer mais vezes SIM ao chamamento de Jesus; que cada um queira ser mais conhecedor do Evangelho e da vida da Igreja; que cada um não diga não, mas diga SIM.
Jesus pede: ou tudo ou nada. Temos a coragem do tudo? Temos a coragem de chamar Jesus? Temos a coragem de ser Sua imagem de fraternidade?
Paz e bem!
quinta-feira, agosto 24, 2023
Inquietações (10)
terça-feira, agosto 22, 2023
desabafo (l)
A incompreensão. É realmente estranho quando as pessoas que se dizem ser amigas são as primeiras que não suportam a vida do amigo e que, num momento completamente despropositado, faz com que a amizade seja totalmente posta em causa. Assim, pela falta de compreensão do que é ser um verdadeiro amigo, desfaz-se o que está feito e pensava estar bem feito e bem enraizado. De facto, para as pessoas, as mesmas pessoas são descartáveis. Vão e vêm. Estão no coração como estão no pé. E isto também é incompreensível, como se descartam as pessoas que são de coração, mas que deixam de o ser. Estica-se a mão tantas vezes, mas basta uma vez para que a mão seja recusada. É triste? Não. É incompreensível. Tudo o que é incompreensível, só precisa de alguma paz. Em nome de vivermos todos em paz, empenhemo-nos por viver em paz uns com os outros. Basta isto, mesmo que para tal seja preciso calar e ficar de boca fechada.
segunda-feira, agosto 14, 2023
desabafo (k)
Sorrir de verdade ou não sorrir de maneira nenhuma ou sorrir de hipocrisia? Estes são os modos de sorrir que muita vezes se procuram e encontram (ou não). Há quem peça sorrisos verdadeiros quando o estado de alma assim não o quer fazer. Há quem não queira os sorrisos porque esses não lhe dão nada de novo sobre a pessoa. Há quem queira simplesmente que se mostre um sorriso porque assim sempre pode alegrar o seu dia. E o meu dia? E o nosso dia? E se o coração não quer sorrir? Às vezes não são os sorrisos que importam mas a mão próxima, a palavra escutada, a presença fraterna, uma mensagem escrita ou falada... Às vezes não são os sorrisos que contam, mas sim a proximidade. Precisa-se mais de mais proximidade, de mais toque, de mais palavras sinceras e fraternas, para que os sorrisos possam surgir como verdades do coração e da alma.
quinta-feira, agosto 10, 2023
desabafo (j)
Ódio. Uma palavra muito forte, tal como o próprio sentimento e forma de vida são terríveis e corroem a própria vida. Ouvir da boca de alguém a dizer: "odeia-te", é impactante e triste. O impacto é por ser algo tão mau que não se compreende o porquê de haver "ódio" no coração de alguém, mas que depois se transforma em tristeza porque não se entende o porquê de haver ódio se eu não fiz nada para ser alvo e ser tratador desse mesmo ódio. À medida que o tempo passa, já não é só o que se ouve dizer que odeia que causa impacto, mas o não saber a razão do ódio e o não entender o porquê de algo tão mau continuar a existir. Depois surge outro pensamento: porque é que se alimentam ódios, quando já se sabe que o ódio corrói, destrói e mata a vida. Isto podem parecer só pensamentos soltos, mas o ódio é inexplicável, ao passo que o amor é confortante e dá sorrisos e palavras boas. Fora o ódio! Haja só Amor!
segunda-feira, agosto 07, 2023
desabafo (i)
De repente, olho e vejo, a ternura e simplicidade de gestos genuínos, mas incompreendidos pelos demais. Que mal haverá em sorri e dar uma gargalhada genuinamente? Faz mal a alguém ou faz bem à alma e pode ser um contágio inebriante e refrescante para a vida de alguém que ouve e pode querer participar na gargalhada? Não será que já se é sisudo demais na vida e por causa da vida, para que se deixe de gargalhar a própria vida? É certo que há gargalhadas que não apetecem ser dadas nem ouvidas, mas podem ser necessárias para dar a volta a algumas situações que apertam mais a própria vida do que a libertam. Gargalhar a vida com força, porque, como alguém sábio dizia: "tristezas não pagam dívidas e lágrimas não regam lameiros".
quarta-feira, agosto 02, 2023
desabafo (h)
Há realmente muitas coisas se se passam ao redor que não se dá conta delas, seja vida de pessoas próximas e/ou conhecidas, seja sobre o que se diz ou pensa sobre nós mesmos. É "estranha esta forma de vida" porque parece que nos é exigido sermos pessoas perfeitas, sem falas e há sempre alguém à espreita para que à primeira ou segunda quedas se apontem dedos e palavras afiadas, sem pensar no outro lado e sem pensar em si mesmo. É realmente "estranha esta forma de vida" que pouco é de cuidar do bem do próximo, mas que se revela na procura do seu mal e da sua desgraça. Surge-me o pensamento: dos que nos querem mal, livrai-nos Senhor. Querer mal a alguém só por querer ou por não se concordar com algo da sua vida, é uma "estranha forma de vida". Hoje dou comigo a pensar na grande falta de coração humano. Coração humano que sabe e consegue olhar o outro pelo que ele é e não pelo que eu queria que ele fosse. Coração humano que ame com as limitações próprias da humanidade, mas que vá além das limitações e consiga ver bem mais que o próprio umbigo. Respira,... serena,... reza um pouco,... as "estranhas formas de vida não passam" mas podem vir a ser mais toleráveis.
em reflexão ... (19) semear a paz e a alegria
Ser semente de boas coisas é um desafio grande, pois, por vezes, é mais fácil semear o joio e deixar crescer as ervas “daninhas” do que haver esforço para ser boa terra e fazer crescer a semente num espaço em que produza bons frutos.
Há momentos na vida com alguns “obstáculos” que em fraternidade poderíamos resolver e disseminar rapidamente, mas em fraternidade! Mas estaremos, pelo menos, nós católicos empenhados em querer ser fraternos uns com os outros e, consequentemente com o mundo?
O Senhor semeia em cada um através da Sua Palavra, do Evangelho. E eu o que semeio na vida do meu próximo? O Senhor semeia a vida de cada um, mas o que faço eu da vida? Como me aplico em torna-la vida em abundância?
Imagine-se assim a vida: paz e alegria puras! Quero viver em paz? Promova eu a paz: “Bem-aventurados os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus”. Espero ver mais alegria e sorrisos à minha volta? Seja eu alegria: “A alegria está mais em dar do quem em receber”.
É incrível como o Senhor nos ensina, mas também é surpreendente como, por vezes, somos um pouco “surdos” e feitos de “coração duro”. Ser barro que Ele molda, deixando que Ele molde. Quando somos barro só moldado pelos homens, sem Ele, o resultado não será grande coisa… Sejamos barro que Ele molda, que Ele transforma, que Ele cria para depois sermos sementes e sementeiros de cosias boas ao nosso redor.
Que semear a paz e a alegria seja uma das muitas formas de nos colocarmos em caminho de fraternidade, unidade e construtores de pontes, pois a humanidade será sempre melhor quanto mais paz e alegria promovermos.
Senhor, entrego-me a Ti na totalidade da vida,... faz de mim o que Tu queiras,… transforma a minha vida,… converte-me em semente e fruto de paz e alegria!
Paz e bem!
domingo, julho 30, 2023
desabafo (g)
a dos seus passos,... e olho e não vejo vontade de batizados como eu em querer-Te, Senhor e em querer dar as suas vidas a Ti. E isto faz-me pensar: "estou a prostar a minha vida diante de quem não quer ouvir-Te e que não quer converter-se?" Faz-me quer parar, deixar e partir, mas "faça-se a Tua vontade".
quinta-feira, julho 20, 2023
sentir o pulsar da vida (z)
Parecem turbinas, em constante movimento na cabeça, as ideias que vão surgindo em velocidade vertiginosa. São muitas as ideias por criatividade e por pensamento na vida e no próprio valor da vida. Provoca "dores de cabeça"? Sim. Não apetece nada senti-las? Não. Mas tem que se viver com elas, e arranjar o melhor "remédio" para as poder atenuar. Haja a clara noção de que estas "dores" são provocadas por nós mesmos e por outros que teimam em provocá-las. Hoje só penso em Ti, Senhor, nas #dores de cabeça" que Te provoco a Ti e que muitos Te provocam. Era mais fácil ser mais paciente, relaxado, confiante, sereno e saber calar e silenciar. Mas não é assim muitas vezes. Por isso mesmo hoje penso em Ti e para Ti elevo a minha alma, porque sei que só em Ti, conTigo e a partir de Ti se consegue continuar a caminhar. Sinto as vozes maliciosas, mas também as bondosas. Sinto a maldade, mas também a bondade. Sinto o ódio, mas também o amor. Sinto a tristeza, mas também a alegria. Sinto a dor, mas também o alívio. Sinto falta de ar, mas também o suspiro reconfortante. Sinto as turbinas na cabeça, mas sinto a paz no coração. ConTigo, em Ti e só para Ti!
terça-feira, julho 11, 2023
sentir o pulsar da vida (x)
Quantas coisas vão na alma,... inquietações de pensamentos,... turbilhões de sonhos,... Avalanches de luzes e sombras que toldam e abrem o horizontes. Talvez o que posso dizer é: confusão. Sim, sinto uma grande confusão. Sim, vivo numa grande confusão. Porquê? Porque muitos dizem muitas palavras soltas e o "puzzle" tem milhares de peças e não se consegue montar. Consegue-se viver assim? com um horizonte toldado e moldado por milhares de sombras, luzes e palavras? Não. Porque o que é sim também é não. O que é não também é sim. E depois? afinal o que se vê? Para onde se vai? O que se segue? Só há uma luz que sinto que nunca se perde... a Tua Luz Senhor. Sinto confusão? Leio-Te, penso em Ti, faço por te amar mais e melhor. Consigo? Nem sempre. Mas quero, porque só Tu dás o discernimento no meio de tanta confusão e de tanta iluminação sortida. Por isso Te olho... Te sinto,... Te quero,... Te rezo,... Te desejo,... Te amo,... Só a Ti, Senhor!
segunda-feira, julho 10, 2023
Inquietações (9)
A facilidade é um caminho que rapidamente pode levar à perdição. Diga-se que perdição pode envolver muitas coisas, pois é mais fácil assumir aquilo que outros dizem ser verdades do que fazer a própria busca da verdade... É mais fácil acreditar no que nunca se viu nem se conheceu a não ser pela boca de outros, do que "fazer a ponte" para ir ao encontro e conhecer a verdade... É mais fácil falar do que estar ao lado ... É mais fácil "emprenhar pelos ouvidos" do que ter disponibilidade para fazer parte da vida... Há muitos caminhos mais fáceis, mas às vezes é melhor escolher o mais difícil porque fortalece. Ser como Maria: ouvir/ver e guardar no coração. Faltam muitas coisas, mas a caridade não pode faltar! Quando faltar a caridade para com o próximo, deixaremos de ser cristãos e de ser pessoas!
terça-feira, julho 04, 2023
em reflexão ... (18) com Jesus no horizonte
Jesus é o nosso Pastor. Perdemos o Pastor de vista, perdemos a referência das nossas vidas. Infelizmente, é notório o afastamento de Deus, que pode ter várias razões: o comportamento de pessoas, as desconfianças, a falta de tempo, o desinteresse, o “não quero saber”, o “não dá jeito”, o “sou livre”. A estas podem acrescentar-se muitas mais (teria que se fazer um estudo mais exaustivo de comportamentos e ações). Mas sejam estas razões ou outras o certo é que: perdendo o Pastor do horizonte, perde-se a referência. Assim, cabe a cada batizado, filho e filha de Deus, deixar uma abertura no seu coração para que Deus fale, para que Jesus possa estar diante de si, para que seja o Seu Coração o guia da vida não deixando de escutar e viver as palavras d’Ele mesmo: Vem… aprende de Mim… deixa… vai...
Todos vamos sabendo o quão difícil é mudar corações, hábitos, mentalidades, mas por vezes não nos deixamos confiar nas mãos de d’Ele e não deixamos que a Sua voz ecoe no coração, pensando que a nossa própria voz é mais audível que a d’Ele.
Não deixemos que a malícia de alguns tire a vida de outros. Não deixemos que a ignorância de alguns seja o motivo pelo qual nos possamos afastar do conhecimento de Deus. Não nos deixemos vencer pelo cansaço das provações e adversidades que a vida nos coloca, pois podem ser consequência da maldade de alguns, mas purificação de nós mesmos para o Céu.
Assim, não percamos Jesus de vista, querendo e fazendo com que cada coração possa ter uma fresta aberta para que Ele esteja sempre dentro de nós, fale connosco e infunda em nós a fortaleza de vida, o amor de coração e a paz para a alma.
Paz e bem!
terça-feira, junho 27, 2023
Inquietações ( 8 )
Numa permanente "luta de poder" fazem-se e pensam-se coisas que nada abonam em favor de ninguém nem de nada. Lutar por exercer poder e domínio é algo que desde tempo anteriores tem acontecido, mas para quê fazê-lo fazendo-se valer de uma sabedoria que não é própria nem é de nada nem de ninguém? Para quê demonstrar "força" quando a força não se deveria demonstrar, mas ser um serviço que se faz e ponto! Tanto exercício se faz ao corpo e à mente, mas não se aprende bem a lição: o que fizeres, fá-lo pela recompensa que o Pai do Céu te dará. De facto inquieta ver exercício de poder e não exercício de serviço.
segunda-feira, junho 26, 2023
sentir o pulsar da vida (v)
Vontade de ouvir o meu próprio grito interior que é muito alto por haver tanta incompreensão e maldade no coração humano... Não me revolta, mas leva-me a não entender de nenhuma maneira, o que leva alguém a odiar sem mais nem menos, e a promover ódios? Também é verdade que os ódios não se promovem sem razões nenhumas, mas ao ponto de querer e desejar fazer mal sem olhar a meios? Depois paro e penso! de facto, ser cristão não é ser ódio, mas ser amor! Não posso gritar, tenho que silenciar o grito que poderia ferir outras vidas. Penso muito nisto: silenciar os ódios para que eles se desfaçam e só haja amor. Só haver amor... seria realmente bom! Para tal é preciso não deixar de fazer como Ele, pois as Suas Palavras não podem ficar esquecidas: "como Eu vos fiz, fazei vós também... amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!" A pulsação só pode ser o amor!
sábado, junho 24, 2023
Inquietações (7)
Quando se ama com coração e verdade o que existe sempre é um verdadeiro suporte entre as pessoas que se amam. Pode dizer-me o que não é o amor, mas é melhor dizer o que é, pois assim torna-se melhor saber sempre o que fazer para manter a chama do amor viva. Amar é suporte.
domingo, junho 18, 2023
Inquietações (6)
Nunca nada está bem. Se se faz é porque se faz, se não se faz é porque não se faz. Se há alguma coisa para se resolver e resolve, parece que a resolução pouca vezes é a acertada (há sempre algum defeito a apontar). Tenta ser-se proativo, mas a proatividade só é entendida como orgulho e soberba. Vive-se uma humanidade desumana em que nada está bem e o que pode estar bem está mal. Não se entende nada da humanidade hoje em dia que coloca mais pedras no caminho do que tira. Consola uma coisa: " alegrai-vos e exultai porque é grande nos céus a vossa recompensa".
quarta-feira, junho 14, 2023
sentir o pulsar da vida (u)
São várias as vezes que se sentem turbilhões de vidas. EM tantas vidas com quem se cruza, há palavras e ações cheias de sombras e trevas. Isto custa muito ver esta escuridão que não passa, só se adensa. Sentir as trevas não é bom, nem para mim nem para ninguém. è certo que às vezes, pode acontecer, sermos mais escuridão do que luz, mas não podemos ficar sem ver, pois não ver o horizonte mata a vida. E quando se recebe tanta escuridão e tão pouca luz? Parece que às vezes o mal ganha e o bem fica "perdido". Mas o bem gera bem, seja no imediato seja num futuro, pois, mais tarde ou mais cedo, alguns haverão de conseguir perceber e ver que: afinal o que pareceu mal, não foi tão mal assim, pois só foi um pequeno tombo do qual se recuperou bem rápido. Mas sentir a escuridão não é bom... sejamos mais luz e vejamos mais a beleza da vida, pois o bem atraia o bem, a luz chama a luz, a simpatia chama a simpatia, o amor chama o amor! Valha-nos isto!
segunda-feira, junho 12, 2023
Inquietações (5)
A intempestividade humana inquieta, não só a mim mim mesmo (que sei ser intempestivo demais), mas também àqueles que sofrem com as palavras e ações da vida turbulenta. Penso muitas vezes em ser mais como Nossa Senhora que via/ouvia e guardava, meditando no coração. Talvez não se ouça bem o seu exemplo que é testemunho de vida cristã e, por isso, nunca é demais olhar para a mulher do silêncio que é também da ação, deixando que o nosso ser se inunde com ela
quarta-feira, junho 07, 2023
Inquietações (4)
segunda-feira, junho 05, 2023
Inquietações (3)
sexta-feira, junho 02, 2023
em reflexão ... (17) amar e viver com o coração
A constância da vida pode acontecer só por meio do coração, pois um coração que ame e seja manso e humilde, é um coração como o de Jesus. Não nos cansemos nunca de rezar/pedir a Jesus: Senhor, fazei o meu coração semelhante ao Vosso, pois é na proximidade a Jesus que as várias formas de ser de cada um de nós podem ser convertidas só em amor.
Queremos ser próximos de Jesus? Não desistamos de ouvir e repetir as Suas palavras: «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.» (Mt 11, 28-30)
Partindo de Jesus, o que impede que o mundo ao nosso redor seja melhor? Um mundo destituído de más intenções, de más palavras e de maus pensamentos, não deveria ser um desejo, mas o caminho a ser feito por qualquer um de nós, filhos e filhas de Deus. Então o que será preciso? Só é preciso amar e viver com o coração de Jesus. Tudo o resto é importante, mas sem o coração de Jesus, o verdadeiro e puro amor e a vida mansa e humilde, não se constrói e vive uma realidade visível e palpável de amor.
Quantas vezes eu me lembro de Jesus que me chama? “Vinde a Mim”! Quantas vezes eu me lembro de Jesus que me desafia? “Aprendei”! Quantas vezes eu procuro descansar em e com Jesus? “Encontrareis descanso”! Quero o jugo de Jesus? “suave… e leve”!
Que cada um avance com coragem na vida e se lembre mais da vontade de Deus e da vontade do próximo do que de si mesmo, pois a alegria da vida está mais em dar que em receber, está mais em ser coração do que em dizer sê-lo. Que sejamos e vivamos em comunidades que são transparência de Jesus: puro e pleno amor.
Paz e bem!
Inquietações (2)
Inquieta sentir que o que se faz, até por melhor que possa ser, não é bem feito aos olhos do próximo, simplesmente porque há demasiadas "coisas" na vida que impedem de ver o bem e a virtude, só se dando conta do que é e está menos bem. Inquieta constatar esta inquietação todos os dias, porque há "coisas" que não dão tréguas na vida. Inquieta querer ser bom numa realidade que está mais pronta a olhar para si mesmo do que para o bem comum (ainda houve quem dissesse que ia ficar tudo bem). As inquietações são boas porque fazem parar para pensar e poder fazer um caminho com os pés no chão.
quinta-feira, junho 01, 2023
Inquietações (1)
Somos cada vez mais comunidade de comunidades, mas ainda se tenta semear a divisão e fazer o quintal próprio, querendo viver à margem da comunidade sob o pretexto de se ser melhor ou mais importante do que todo o resto? E para quê? Para exercício do orgulho? Ou para se dizer que se faz e porque se faz é bom que se faça... Mas na individualidade de si mesmo"s". Se hoje em dia vale tudo para se fazer elevar o ego, não incluindo, mas excluindo o que tem sido um caminho de inclusão, então a "desgraça" fica realmente próxima. Rezo, rezemos para que o Espírito Santo ilumine e deixemos que Ele entre nas nossas casas.
quarta-feira, maio 03, 2023
em reflexão ... (16) nas mãos da Mãe do Céu
Nossa Senhora é Mãe de Jesus e nossa Mãe. É Jesus, nosso Salvador que nos confia a ela e ela a nós é confiada: “Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua.” (Jo 19, 25-27) Esta relação de confiança de cada um com Nossa Senhora é fundada no primeiro ato de confiança de Maria: “Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua vontade” (Lc 1, 38). As nossas relações têm por base a confiança e a confiança em Deus é a maior de todas por ser um ato de renovação e libertação de vida. Certamente, Nossa Senhora quando disse “Sim” , fê-lo num ato de coragem e entrega. Temos imensa confiança em Nossa Senhora, medianeira entre Deus e os homens, vamos ouvir melhor o seu testemunho de vida com as nossas vidas? Este desafio não é uma insanidade, mas um ato de simplicidade para com aquela que nos ensina que a simplicidade é um passo de salvação. Talvez no meio de tantas complicações e complexidades da vida, haja demasiadas “desculpas”, “opções”, sensibilidades” em nome de um bem maior que nem sempre é inteligível.
Maria ensina com o seu “sim” o que está em primeiro lugar, mas o que é que eu ponho em primeiro lugar? Maria ensina com o seu “fazei tudo o que Ele Vos disser” quem vai à nossa frente, mas quem é que eu coloco à minha frente? Maria ensina com a sua contínua “voz” em revelações particulares que é preciso conversão, sacramentos, e oração, mas são estas as minhas prioridades? Neste mês entreguemos as nossas vidas e orações nas mãos da Mãe do Céu e rezemos o terço todos os dias pela paz, pela nossa salvação, pela conversão dos pecadores e pelas almas do purgatório. Paz e bem!