
sexta-feira, dezembro 26, 2008
realidades como a de Jesus...

Mensagem de Natal do bispo da Guarda
Este Imperador tinha decretado um recenseamento e cada cidadão era obrigado a dirigir-se à sua terra de origem para aí se recensear. Foi o que aconteceu a José, esposo de Maria, que estava para dar à luz.
Por isso, o Menino nasceu nas cercanias de Belém de Judá, fora da cidade, onde não houve lugar para o acolher, numa casa normal. Este Menino foi adorado pelos pastores das redondezas, em nome das gentes pobres e simples e, mais tarde, pelos sábios ou magos, vindos do Oriente guiados por uma Estrela. Estes representam a ciência que investiga os segredos da história e da natureza, para bem da Humanidade; simbolizam também o poder instituído que procura os melhores caminhos para dar rumo certo às populações que lhes estão confiadas.
Jesus nasceu, assim, no coração da pobreza representada pela manjedoira dos animais e no meio dos pobres representados pelos pastores da cercania de Belém. É que Ele veio, de facto, para se colocar ao lado dos pobres e excluídos e para lhes abrir caminhos novos de combate à pobreza e à exclusão. Por isso anunciou uma humanidade nova e um Reino Novo, onde há lugar para todos e onde os últimos são os primeiros.
Esta lição do Natal é a receita de que continuamos a precisar para combater a grave crise social em que estamos mergulhados. De facto cresce o número de pobres e excluídos; aparecem novas formas de pobreza que se manifestam em pessoas, grupos de pessoas e também em regiões desfavorecidas como a nossa. Os sintomas da grave crise que atravessamos são muitos.
São o desemprego e o emprego precário, por causa das condições de inviabilidade que afectam muitas das nossas empresas e desincentivam a criação de outras.
É o analfabetismo, sobretudo entendido como incapacidade generalizada de as pessoas tirarem partido dos conhecimentos adquiridos para entrarem no processo geral do desenvolvimento. Infelizmente existe também marginalidade nos nossos meios; marginalidade ligada a hábitos e a formas de cultura que não se adaptam ao quadro das leis vigentes ou não prevenida através de uma educação bem conduzida.
A solidão, determinada principalmente pelo crescente número de idosos nos nossos meios e a necessidade de seus familiares mais próximos partiram para outras terras à procura das condições de vida que aqui não têm, é outro factor preocupante; uma solidão que cresce também e se prolonga na vida de outras pessoas que se isolam e cortam as relações mais elementares com a família, os amigos e as suas tradições de origem, quase sempre porque lhes são fechadas todas as portas normais de acesso à integração social.
Estas quatro novas formas de pobreza são apenas alguns dos sintomas da realidade social dos nossos meios que estão a pedir medidas eficazes para corrigir o processo de empobrecimento progressivo das nossas gentes.
Fazemos votos para que este Natal toque o coração de todos os responsáveis pela condução da nossa vida social, os que pertencem aos quadros da administração pública central e local e também os que representam a sociedade civil organizada em corpos intermédios. Que a boa e eficaz colaboração de todos leve a luz de Belém ao encontro de todas as pessoas e suas famílias. Assim daremos cumprimento aos votos generalizados de Natal Feliz e Próspero Ano Novo, a que estamos habituados nesta quadra do ano.
Desejo um Santo e Feliz Natal para todos.
Guarda, 16 de Dezembro de 2008
+Manuel R. Felício, Bispo da Guarda
terça-feira, dezembro 02, 2008
Tempo para amar
quarta-feira, novembro 19, 2008
um presente para cuidar
sábado, novembro 15, 2008
mais vale estar calado

sexta-feira, novembro 14, 2008
desinteresse
Depois de no decorrer do dia de ontem e de quase passada esta manhã eu pergunto-me: qual será o motivo de tanto desinteresse pela vida? Este desinteresse reflecte-se das mias variadas manieras: falta de cuidado pessoal no que se refere ao corpo e ao espírito; falta de interesse pelas novidades que se passam no mundo, no páis e na região; falta de vontade em aprender mais alguma coisa; falta de tempo para estar com a família; falta de coragem para dizer e viver a vida; etc, etc, etc,... Senhor, ilumina a minha, a nossa vida, para que consigamos descobrir os caminhos de sabedoria para vivermos um dia mais interessado e aproveitado!
quinta-feira, novembro 13, 2008
que bom é fazer oração
O sol já vai alto! Muitos "ruídos" já passam lá fora. Eu vou agora sair para o mundo. Ver, olhar contemplar, falar, pensar, amar... alavras que senti o dever de assumir depois de abrir os olhos e dizer simplesmente: Bem-haja, Senhor, pelo dom de abrir os olhos neste novo dia. é tão fácil e tão bom fazer oração,.... por mais simples que ela seja, penso que Deus a aceita. Há bem pouco tempo alguém que me disse: Padre, não sei que dizer nas minhas orações... não sei que rezar... Só peço a Deus que me ame e que me ensine a amar. Que bela oração, pensei eu. Na simplicidade de algumas palavras está a profundidade de alguém que quer ser uma pessoa melhor e mais amante de Deus e do mundo. Deus aceita tudo o que dissermos e fizermos para o bem da humanidade!
quarta-feira, novembro 12, 2008
mais serenidade
terça-feira, novembro 11, 2008
onde anda a fé que movia as gentes????
De tantos alguéns está o mundo cheio. Estou agora a acordar para eles? Parece que sim. Hoje é o meu dia de perguntar: Porquê? Sim, porque também faço estas perguntas.
fortes ou derrotados?
Tenho a sensação que a sociedade (de forma geral) está a encaixar, mais que perfeitamente, no facilitismo. O facilitismo pode ser encarado como algo bom, mas também é um mal para todos, pois pode gerar situações: “os outros que façam pois eu estou muito bem como estou aqui no meu cantinho”. Eis algo, não só ridículo mas, acima de tudo, desconstrutor de uma sociedade mais amiga, mais forte e mais humana. Não são só os outros que precisam de ser melhores e fazer mudar o mundo, o país, a cidade, a aldeia, a casa, a família, etc... “Eu” também o posso fazer! Então vamos só “arregaçar” as mangas? Não chega, é preciso criar força de vontade própria e só depois seguir em frente sem nunca desistir, pois podem vir as tempestades, mas se a “nossa casa” estiver construída sobre a rocha nada a poderá derrubar. Deus vai ajudar? Claro que vai, Ele está sempre ao nosso lado, apesar de que em momentos da vida não dêmos conta da sua presença e até deixemos de acreditar n’Ele. Fica o exemplo da oração de um judeu diante da câmara de gás, antes de ser morto: «Deus de Isarel, fizeste tudo o que era possível para que eu não acreditasse em Ti. Se, porventura, Tu pensavas conseguir fazer com que me desviasse do meu caminho, pois bem, eu Te digo, meu Deus, Deus de meus pais, não o conseguirás. Podes espancar-me, tirar-me o que mais precioso e querido eu tenho aqui na terra, podes atormentar-me até à morte, mas eu acreditarei sempre em Ti. Amar-Te-ei sempre. Morro como vivi, acreditando firmemente em Ti.» E nós? Como é que vivemos a vida? Desistimimos de acreditar e de lutar facilmente? Ou somos fortes e perseverantes?
terça-feira, novembro 04, 2008
os mesmos sentimentos de Jesus
Não saber o que dizer em muitas ocasiões da vida é comum na humanidade de cada um de nós. Ninguém sabe tudo, porque quando o pensa saber será sinal de que não sabe nada ou de que ainda sabe muito pouco. Não me sinto de nenhuma destas maneira. Sinto-me com vontade de saber e aprender ainda muito mais. Jesus continua a dar sinais lindíssimos de alegria e esperança. Ainda há pouco eu pensava: Senhor, que queres que eu medite e ajude os outros a meditar na Eucaristia? "Tende entre vós os mesmos sentimentos que estão em Cristo Jesus" diz S. Paulo na sua carta aos Filipenses. Haverá mais bela meditação e reflexão do que pensarmos na vida de cada um e vermos gesto por gesto, acto por acto, palavra por palavra e verificar se os nossos sentimentos são os mesmos de Jesus?
quinta-feira, outubro 23, 2008
Vontade de...

sábado, outubro 18, 2008
estado de espírito
quinta-feira, outubro 09, 2008
velocidade do pensamento
terça-feira, setembro 30, 2008
verdade ou criatividade?
Hoje faço uma simples oração: Ajuda-me Senhor a compreender melhor o mundo!
terça-feira, setembro 16, 2008
o regresso
segunda-feira, setembro 01, 2008
terça-feira, agosto 12, 2008
Pensar...
sábado, julho 26, 2008
Crescer...
quarta-feira, julho 16, 2008
mais palavras...
As palavras são pedidas, desejadas, queridas, aguardadas, sentidas, soltas, presas, fortes, banais e tudo mais que possa vir à nossa cabeça e ao momento que se vive. As palavras são simplesmente palavras, mas a falta delas pode provocar silêncio, vazio e afastamento. Destas três coisas quero afastar-me porque quero que cada uma das coisas que digo e escrevo continuem a ser com o coração!
quarta-feira, julho 09, 2008
Grito aceite!

Um dia, nesta semana, na parte final da adoração mensal do Santíssimo Sacramento, em uma das paróquias que me estão confiadas, fiz uma oração (que mais parecia um grito de desespero da minha alma). Pedi um sinal e ele veio nessa mesma noite.
Há quem diga e pense que Deus por vezes está "a dormir". Mas eu senti-o e continuo hoje a sentir o que Ele me deu e continua a dar desde aquele momento. Pedi e Ele deu. Hoje rezo por todos e por todos os que no desespero precisam de um "sinal" na sua vida. Deus concede-os! Eu só prova disso.
terça-feira, junho 24, 2008
dois sorrisos

Agora penso nas vezes em que não digo o que devo dizer aos que estão à minha volta, enquanto vivem ao meu lado. Um simples sorriso basta para tornar a vida de alguém mais feliz. O sr fernando foi para o Pai, perdi o seu sorriso, mas Deus deu-me o Seu sorriso.
sexta-feira, junho 13, 2008
segunda-feira, junho 09, 2008
Momentos felizes

quinta-feira, maio 29, 2008
DOIS grandes momentos
quinta-feira, maio 15, 2008
sabores da vida...
sexta-feira, maio 09, 2008
de mim... (b)
quarta-feira, maio 07, 2008
Há dias...

terça-feira, maio 06, 2008
de mim... (a)
sexta-feira, abril 25, 2008
Pensamentos soltos (e)
É tão bom sentir o abraço de quem nos Ama verdadeiramente!!! Obrigado Senhor!!!
domingo, abril 13, 2008
Partilha de vida e oração...
Eu sou Teu
Calcando caminhos desconhecidos,...
Pessoas correm e param na vida
Deixando as suas marcas escritas!
Por cada gesto que eu faço
Há uma força que me dá a mão.
Em cada sonho vivido
Sente-se paz na imensidão...
Existe vontade de ser mais
De ir mais longe,...
De traçar trilhos na vida
Que são Teus marcos no mundo.
Aqui estou para Ti
Molda-me para a vida
Recria em mim as Palavras
Eu sou teu, eu sou Teu!
Para os gritos de dor
Envia-me, Senhor,...
Para a solidão da existência
Envia-me, Senhor,...
Por montes e campos,
Por estradas e caminhos,
Por casas e tendas,...
Envia-me, Senhor,...
Sorrisos e choros no mundo
Existem por minha causa
Contigo calco o caminho
Pintado de alívio e de paz!
sábado, abril 12, 2008
quinta-feira, abril 10, 2008
sábado, abril 05, 2008
sexta-feira, abril 04, 2008
Pensamentos soltos (a)
Existem necessidades na vida de cada homem que são conhecidas por cada um, mas mal compreendidas pelo "mundo". Deus sabe bem o que vai dentro da nossa alma!
domingo, março 23, 2008
POR JESUS: SER MAIS E MELHOR

A Páscoa não é simplesmente mais uma festa que todos celebramos no ano, mas é a verdadeira festa dos cristãos! Jesus veio ao mundo por amor. Pregou por amor,... viveu por amor,... sofreu por amor,... morreu por amor,... Ressuscitou por amor do Pai!
Muitos são os que querem recusar viver a vida, seja por medo, ou seja por “falta de tempo”. O Filho de Deus não se recusou viver a nossa humanidade: não teve medo e disponibilizou-se a tempo inteiro para nós. Qual é o tempo que dedicamos a fazer com que a nossa vida (boca, mãos, pés e todo o corpo) seja sua? Se Ele não teve medo de viver e de morrer, nós também não o devemos ter!
Na Ressurreição de Jesus encontra-se a alegria da vida terrena, mas também da vida eterna. Não passemos em “branco” mais uma Páscoa. Amemos Jesus como Ele amou “ os que estavam no mundo até o fim”. Amemos o próximo como a nós mesmos. Saudemos quem nos vira a cara. Aprendamos a perdoar como Ele perdou e pediu o perdão do cimo da árvore da vida: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”.
Somos cristãos verdadeiros e conscientes da nossa fé. Por isso sabemos bem o que fazemos! Façamos da nossa vida um maior e mais fiel sinal de Deus no mundo!
Pe Ângelo Martins
Com os votos de uma Santa Páscoa
na alegria de Cristo Ressuscitado!
quinta-feira, março 06, 2008
depois de 150

sábado, fevereiro 09, 2008
Serenos e verdadeiros

Então olha, Senhor, só te pedimos que nos ajudes a ser mais serenos e mais verdadeiros. Pedimos porque é realmente o que queremos!
sexta-feira, janeiro 18, 2008
Símbolo e presença

quinta-feira, janeiro 17, 2008
Falai, Senhor,...
sábado, janeiro 12, 2008
Partes do dia...

TU ÉS REAL!
TU ÉS A ROCHA DA MINHA SALVAÇÃO!
TU ÉS O ESCUDO!
A MINHA PROTEÇÃO!
quarta-feira, janeiro 09, 2008
Outra parte...
Deus é realmente maravilhoso, porque me orienta sempre para os melhores caminhos. Foi com Ele que durante a celebração de uma Eucaristia fizemos esta "mudança". Obrigado, Senhor, por me dares uma opurtunidade para ser melhor!
segunda-feira, janeiro 07, 2008
Partes de mim e de nós...

Hoje, logo pela manhã ouvi o sino a tocar sinais de morte (sim, porque é da morte que ele algumas vezes dá sinal). Logo pensei: mais um que parte para os braços de Deus. E agora? como vou ser um pouco do Seu abraço para os que cá ficam? Foi uma parte de mim que ficou naquele momento...
quinta-feira, janeiro 03, 2008
Algo de outros e de mim...
Eu adorei... espero que gostem também!...